Autor Tópico: Peleja Travada: Raios Cósmicos x Jatos  (Lida 741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Peleja Travada: Raios Cósmicos x Jatos
« Online: 23 de Outubro de 2006, 19:32:00 »
Algum tempo atrás havia sido proposto que Raios Cósmicos produzidos em nossa galáxia em explosões supernovas ou em discos de buracos negros ao atingirem a Terra atravessam a atmosfera produzindo ions e consequentemente eletrons livres.

Estes eletrons livres seriam então responsáveis pela formação de núcleos de condensação de nuvens como cristais de ácido sulfúrico ou mesmo moléculas de água. Estes núcleos dariam origem a nuvens do tipo Cúmulus que refletem parte da radiação solar de volta para o espaço auxiliando a resfriar o planeta.

Mas o Sol bloqueia grande parte dos raios cósmicos ( parte integrante do "vento interestelar" ) através do seu vento solar, que arrasta consigo o próprio campo magnético do Sol, formando uma espécie de "concha magnética" ao redor do sistema solar ( conhecida como Heliosfera ) . Esta proteção é boa visto que um aumento dramático dos raios cósmicos altamente energéticos poderiam afetar desde satélites até a integridade fisica de astronautas:




Mas como o campo magnético solar parece ter se intensificado na último século isto ocasiona que menos raios cósmicos atingem o interior do sistema solar o que provocaria uma diminuição na quantidade de nuvens refletoras auxiliando desta forma o aumento do aquecimento global.

Para testar esta hipótese uma equipe do laboratório CERN desenvolveu uma câmara onde uma mistura de gases,   que simulam as proporções encontradas em nossa atmofsera, são bombardeados por um feixe de Radiação Síncroton de Protons simulando os raios cósmicos.[

O que se observou foi que realmente formaram-se os aerosois, os núcleos de condensação de nuvens. O que se espera agora é detectar tal formação "in natura" já que alguns criticos disseram que tal experimento em condições controladas poderia não ter os mesmos resultados em ambiente natural.

Se for verificado que sofremos de forma tão dramática a influência do meio interestelar isto poderia explicar, entre outras coisas, até mesmo a ocorrência das eras glaciais fora o impacto no aquecimento global atual !



Mas do outro lado o ringue temos os aviões !



O 11 de Setembro possuiu um efeito colateral que foi válido em termos científicos: diminuiu o tráfego aéreo sobre os EUA durante alguns dias.

Isto permitiu testar uma antiga hipótese: a de que os rastros de condensação dos jatos, ocasionado pela saida de ar quente das turbinas em contato com o ar frio das altas altitudes, pudesse aumentar a formação de nuvens do tipo Cirros que possuem a característica de permitir a passagem da radiação solar mas bloquear a emissão infravermelha do solo de volta ao espaço o que ocasiona um reforço do efeito estufa.

Atualmente em um único dia uma grande quantidade de rastros de condesação são criados em altitudes entre 15000 e 6000 metros devido ao vôo dos aviões comerciais e isto pode ser visualizado na imagem abaixo tomada pelo satélite "Terra" em 24 de janeiro de 2004 sobre o sudoeste dos EUA  :



Cada linha reta na imagem é um rastro de condensação de um jato que vai lentamente sendo dispersado por áreas cada vez maiores pelo vento !

O que se verificou no dia 11 de setembro foi uma incrível redução de cerca de 1 oC na temperatura em solo devido a diminuição de Cirros criadas pelos rastros de condensação !

Estudos da NASA estimam que há um aumento de 1% da temperatura média global por década devido ao aumento do tráfego aéreo !


O que se propõem para resolver o problema é que os jatos voem a uma altitude mais baixa de modo que sendoa temperatura externa maior ocorre uma menor formação de trilhas de condensação porém pelo lado do aspecto comervial isto é péssimo visto que as viagens se tornariam mais longas e os jatos gastariam mais combustível pois teriam que possuir mais empuxo para vencer uma camada menos rarefeita de ar, obviamente aumento de custo seria repassado aos consumidores.




Assim podemos viver entre o resfriamento e o aquecimento sob uma insuspeita "batalha das nuvens", algo que curiosamente é pouco noticiado pela midia como sendo de importância ao aquecimento global


Mais em:

- http://press.web.cern.ch/press/PressReleases/Releases2006/PR14.06E.html

- http://www.nasa.gov/home/hqnews/2004/apr/HQ_04140_clouds_climate.html

- http://www.srl.caltech.edu/personnel/dick/cos_encyc.html

- http://www.livescience.com/environment/050126_contrail_climate.html

- http://www.space.com/scienceastronomy/061023_rays_warming.html

- http://www.hprcc.unl.edu/nebraska/jet-contrails.html



[ ]´s
« Última modificação: 23 de Outubro de 2006, 19:37:53 por APODman »

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Peleja Travada: Raios Cósmicos x Jatos
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2006, 19:41:11 »
Caramba...

E viva a ciência!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!