Autor Tópico: Shopenhauer e a música  (Lida 1145 vezes)

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
Shopenhauer e a música
« Online: 24 de Outubro de 2006, 01:46:30 »
Lendo hoje, percebi que o trato que Shopenhauer dá à arte é semelhante ao que sempre dei, de extrema relevância, principalmente à música. Shopenhauer assim como eu, tem a opinião que a música é a mais profunda de todas as artes.

Shopenhauer quanto à música: "A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade. Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."

Outro trecho: "Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar."

Eu como apreciador de música e aspirante a músico, achei fantásticas as palavras de Shopenhauer.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Shopenhauer e a música
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2006, 09:05:50 »
Não sei se voce já leu a Metafísica do Belo que é o quarto livro dentro do livro obra prima O Mundo como Vontade e como Representação.

Neste livro, capítulo 6, o Schopenhauer disserta sobre o gênio. Para ele o gênio "apareçe num indivíduo,e a este tem de caber uma medida das faculdades de conhecimento que ultrapassa em muito aquela exigida para o serviço de uma vontade individual", isto é, o instante de uma obra de arte é quando o gênio opera esse excedente da faculdade de conhecimento.

"É pela obra de arte que o gênio comunica aos outros a Idéia apreendida." A música é uma forma de comunicar essa idéia. 
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2006, 22:24:14 »
Essas citações de Schopenhauer sobre a música são de que livro?

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2006, 02:13:30 »
Não sei se voce já leu a Metafísica do Belo que é o quarto livro dentro do livro obra prima O Mundo como Vontade e como Representação.

Neste livro, capítulo 6, o Schopenhauer disserta sobre o gênio. Para ele o gênio "apareçe num indivíduo,e a este tem de caber uma medida das faculdades de conhecimento que ultrapassa em muito aquela exigida para o serviço de uma vontade individual", isto é, o instante de uma obra de arte é quando o gênio opera esse excedente da faculdade de conhecimento.

"É pela obra de arte que o gênio comunica aos outros a Idéia apreendida." A música é uma forma de comunicar essa idéia.

Não li ainda, mas ele no livro que estou lendo cita já esse gênio, gênio individual e gênio da espécie.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2006, 02:14:24 »
Essas citações de Schopenhauer sobre a música são de que livro?

Dores do Mundo, capítulo referente à arte.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2006, 12:10:12 »
Gracias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!