Autor Tópico: Analfabetismo bíblico  (Lida 2577 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Analfabetismo bíblico
« Online: 24 de Outubro de 2006, 17:53:49 »
Surfando na web (quando eu deveria estar trabalhando :vergonha:) encontrei essas estatísticas (desculpem estar em inglês):

-------------------------------------------------------------------------------------------------
ABOUT THE HOLY BIBLE (CHRISTIAN)
Some statistics:
About 92 percent of American own at least one copy of the Bible.
The average household has 3 copies.
About 67 percent of Americans say that the Bible holds the answers to the basic questions of life.
The Bible is the world's all-time best seller.
At least 20 million copies are sold each year.
Gideon International annually distributes more than 45 million copies.
Biblical knowledge (Biblical illiteracy is rampant):
Perhaps 15 percent of Americans participate in Bible studies.
The number of people who read the Bible, at least occasionally is 59 percent.
Less than 50 percent of Americans can name the first book of the Bible (Genesis).
Only 1/3 of Americans know who delivered the Sermon on the Mount (more people identified Billy Graham rather than Jesus).
Twenty-five percent of Americans don't know what is celebrated on Easter (the Resurrection of Christ, the foundational event of Christianity).
Twelve percent of Christians think that Noah's wife is Joan of Arc.
Eighty percent of born-again Christians (including George W. Bush) think it is the Bible that says "God helps them that help themselves." (Actually it was said by Benjamin Franklin.)
Why don't more people read the Bible?
Sixty-four percent of Americans say they are too busy.
Eighty percent say the bible is confusing, probably because they are reading the King James Version with its Shakespearean-era language.
The contemporary language New International Version (NIV) is written at a seventh grade reading level for easier understanding.
Other contemporary language versions include the (liberal) New Revised Standard Version (NRSV), the (liberal) Revised English Bible (REB), and   two Roman Catholic versions, The New Jerusalem Bible and the New American Bible (NAB).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

do site: http://www.faculty.mcneese.edu/jwhelan/qutoes&notes.html

Não sei qual a fonte, mas o link é do site de um professor de antropologia, e me parece plausível. A Bíblia do Rei James, que os americanos usam, é bem difícil de se ler mesmo. É engraçado se for verdade que 12% dos cristãos americanos acham que a esposa de Noé é Joana d'Arc  :D
Imagino qual seriam os resultados de uma pesquisa como essa no Brasil...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

DIG

• Visitante
Re: Analfabetismo bíblico
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2006, 18:02:59 »
A maioria dos Ateus sabem mais da Bíblia que os próprios crentes!
Tanto é que eles ficam furiosos quando argumentamos usando versículos delaXD!

danieli

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2006, 20:43:15 »
é real... ficam "P" da vida porque em vez de cumprir a Palavra de Deus

"Se guardardes a minha Palavra, sereis constantes no meu amor, como também Eu guardei a Palavra de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa” Jo.15,10-11.

tentam evangelizar quem não quer ser constante as leis do papai do céu

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2006, 13:02:10 »
Eu tenho 3 bíblias diferentes em papel (diferentes mesmo; antes de citar algo, confiro as diferenças, para que não me acusem de inventar), além de umas 4 em arquivo eletrônico.

O problema é que, quando cito algum absurdo para um crente, ele primeiro duvida de que o trecho esteja lá, depois gagueja, depois inventa alguma explicação idiota ou simplesmente diz que não é para se questionar a palavra de Deus ou que, se eu aceitar gizuis em meu coração, entenderei tudo.

Bom, também já encontrei quem me dissesse: "Você está distorcendo as palavras de Deus. Não quero mais discutir com você".
« Última modificação: 27 de Outubro de 2006, 13:04:56 por Fernando Silva »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2006, 13:08:39 »
Penn & Teller recomendam a leitura da Bíblia. Eles dizem que precisamos de mais ateus, e nada melhor do que uma leitura da Bíblia para estimular o ateísmo...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2006, 15:33:30 »
Umas das coisas mais difício para mim no tempo que tentava acreditar, era justamente ler a bíblia até o fim ignorando e engolindo tudo que estava escrito!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:19:57 »
Se 92% dos americanos têm uma cópia da bíblia em casa com certeza não é para ler e sim para enfeitar ou só para dizer que têm...
Não sei qual é o pior: ter a bíblia e não ler ou ler a bíblia e acreditar nela...        |(
  :olheira:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:34:59 »
O problema é que, quando cito algum absurdo para um crente, ele primeiro duvida de que o trecho esteja lá, depois gagueja, depois inventa alguma explicação idiota ou simplesmente diz que não é para se questionar a palavra de Deus ou que, se eu aceitar gizuis em meu coração, entenderei tudo.
Uma vez mostrei uma dessas partes negras para uma amiga minha, depois de uma conversa, e ela disse que eu estava mentindo.
Na hora, é claro, eu não estava com uma Bíblia, e muito menos sabia de cabeça. Depois que mostrei, ela disse: "Vc só procura coisa feia na Bíblia".

Legal, não...? "Coisa feia"...?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:37:47 »
Penn & Teller recomendam a leitura da Bíblia. Eles dizem que precisamos de mais ateus, e nada melhor do que uma leitura da Bíblia para estimular o ateísmo...
Êiê... nem me fale... :biglol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2006, 18:04:23 »
Eu tenho 3 bíblias diferentes em papel (diferentes mesmo; antes de citar algo, confiro as diferenças, para que não me acusem de inventar), além de umas 4 em arquivo eletrônico.

Eu devo ter umas doze.  Há quem alegue que é importante ler a "tradução correta" da Bíblia.

O máximo que encontrei foi uma diferença de tempo verbal em um único versículo da "Tradução do Novo Mundo", a Bíblia das Testemunhas de Jeová.

E não, não é sequer uma diferença que tenha algum significado claro.  É intrigante, mas no fim das contas não diz nada.  É João 8:58: "Antes de Abraão ser, eu sou" versus "Antes de Abraão ser, eu tenho sido".

No entanto, há quem queira discutir a respeito.  Vide

http://www.logoshp.hpg.ig.com.br/tj858.htm
http://www.cacp.org.br/tjconte9.htm

Interessante que eu consegui fazer Eucaristia sem saber nada da Bíblia, e hoje, como ateu fora do armário, posso recomendar traduções da Bíblia, indicar diferenças entre elas e inclusive tenho uma certa noção da organização da mesma...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2006, 12:03:22 »
Eu devo ter umas doze.  Há quem alegue que é importante ler a "tradução correta" da Bíblia.

O máximo que encontrei foi uma diferença de tempo verbal em um único versículo da "Tradução do Novo Mundo", a Bíblia das Testemunhas de Jeová.
Há um trecho em que Jeová "permite" que os judeus continuem a sacrificar seus filhos como forma de puní-los (Ezequiel 20:26).
Numa versão, ele diz "Eu permiti que eles continuassem...", na outra, ele pergunta "Acaso eu permiti que eles continuassem.... ? ". Faz toda a diferença.

Jesus condena quem chama aos outros "idiota", mas, na versão do Rei James, ele chama um monte de gente de idiota.
Em portugués, é difícil apresentar isto como argumento porque, a cada trecho, usam-se palavras diferentes.

Em Malaquias 2, Javé diz: "Cortarei seu braço e esfregarei bosta na sua cara". Não é lindo?
Mas, dependendo da versão, esta frase fica diferente ou incompreensível.

Isaías 34:14 menciona Lilith. Em várias versões, a palavra é substituída por lâmia, coruja ou coisa assim. Numa das minhas bíblias, a palavra é escrita errado (lhama), mas, nas notas de pé de página, há uma explicação sobre Lilith, mostrando que o censor se esqueceu de verificá-las.

Acho que a versão do Rei James ainda é a mais autêntica. Usa a linguagem mais agressiva e crua, talvez por ter sido escrita numa época menos "politicamente correta".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2006, 12:08:40 »
No tempo de católico, eu só conhecia da Bíblia o que me ensinavam no catecismo ou liam durante a missa. Mesmo assim, ignorava os absurdos, embora estivessem diante de mim.
Era uma espécie de "duplipensar" ("1984" - George Orwell).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2006, 11:04:28 »
Uma vez quando eu fazia mestrado, estava conversando com um amigo católico. Numa certa hora, só pra provocar, eu falei para ele que deus havia mandado um dos seus profetas comer merda (literalmente). Ele duvidou, mas mais tarde o encontrei em sua sala procurando a tal passagem na Bíblia  :lol:.
Eu havia descoberto essa passagem (desculpem, mas não lembro exatamente qual era. Acho que era em Ezequiel) ao ler o "Dicionário Filosófico" do Voltaire. Nela Jeová parece dar instruções específicas sobre como preparar um delicioso sanduiche de fezes humanas. O mais interessante, no entanto, vem logo depois, quando o profeta consegue fazer Jeová mudar de idéia e permiti-lo usar feses de animais. Alguem sabe dizer se essa história é preservada em outras traduções?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2006, 11:26:52 »
Ezequiel 4:9-17

9 E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta, e mete-os numa só vasilha, e deles faze pão. Conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.   
10 E a tua comida, que hás de comer, será por peso, vinte siclos cada dia; de tempo em tempo a comerás.   
11 Também beberás a água por medida, a sexta parte dum him; de tempo em tempo beberás.   
12 Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás sobre o excremento humano.   
13 E disse o Senhor: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde eu os lançarei.
14 Então disse eu: Ah Senhor Deus! eis que a minha alma não foi contaminada: pois desde a minha mocidade até agora jamais comi do animal que morre de si mesmo, ou que é dilacerado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca.   
15 Então me disse: Vê, eu te dou esterco de bois em lugar de excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão,   
16 Disse-me mais: Filho do homem, eis que quebrarei o báculo de pão em Jerusalém; e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e beberão a água por medida, e com espanto;   
17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2006, 11:40:29 »
Ah, agora entendi...
Os povos antigos costumavam usar esterco como combustível. O Big J havia sugerido que Ezequiel usasse esterco humano como combustível. Mesmo assim, fica registrado que Ezequiel conseguiu fazer o deus todo-poderoso mudar de idéia....

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2006, 11:49:20 »
Os versículos que vêm antes destes são ridículos. Javé obriga o profeta a dormir mais de um ano só de um lado e depois mais 40 dias sobre o outro lado:

4 Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe sobre ele a iniqüidade da casa de Israel; conforme o número dos dias em que te deitares sobre ele, levarás a sua iniqüidade.
5 Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel.
6 E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano.
7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto; e profetizarás contra ela.
8 E eis que porei sobre ti cordas; assim tu não te voltarás dum lado para o outro, até que tenhas cumprido os dias de teu cerco:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2006, 11:54:01 »
Neste texto, uma coleção de atrocidades cometidas por Deus ou por sua ordem:

http://www.ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/atrocidades_deus.php

E aqui, uma coleção de respostas recebidas de crentes:

http://www.ateusdobrasil.com.br/artigos/comportamentos/atrocidades_biblicas.php

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2006, 02:55:38 »
Twelve percent of Christians think that Noah's wife is Joan of Arc.
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Vindo dos EUA, qualquer pérola dessas é possível...

Eighty percent say the bible is confusing, probably because they are reading the King James Version with its Shakespearean-era language.
Claro que é difícil pra eles! O pronome "thou" já caiu à eras, ao contrário do "tu" do português, que ainda se salva em um canto ou outro do Brasil e em Portugal. Ninguém mais deve lembrar de barroquismo como "thou art", "thou remains"...

É por isso mesmo que discutir com crente é divertido pacas... quando eles percebem que você sabe mais da Bíblia Sangrenta que eles, ficam putos da vida, dizem algo do tipo "ah, então você conhece a verdade e não segue, vai pro inferno com certeza e saem de fininho. Sim, a gente conhece a Bíblia, por isso não acreditamos nela. Papel aceita qualquer besteira.

Ateu: "As genealogias em Mateus 1 e Lucas 3 se contradizem."
Crente: "Uma é de José e outra de Maria."
Ateu: "José, FILHO de Eli... José, FILHO de Jacó..."
Crente: "genro é como filho, não?"
Ateu: "então por que o tal deus não deixou claro que era só genro? Só pra confundir?"
Crente, sem resposta: "... ... ... Jesus te ama!" :histeria:

Outros põem a culpa nos copiadores, outros dizem pra não levar a sério a genealogia... outros dizem que é do José patriarca que se está falando... durrrrrr.
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:35:15 »
Outros dizem que tudo isso não importa, o que importa é crer.

Êi, eu já ouvi isso sim....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:46:10 »
Se eles próprios não valorizam sua fé, fica difícil para outros fazê-lo...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:51:36 »
Acho curiosíssimo que os vários Concílios da Igreja lá nos primeiros séculos não tenham tentado "corrigir" essas discrepâncias entre os livros canônicos, mas tenham-nas assumido como profissão de fé. Realmente curioso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:56:44 »
Por muito tempo praticamente só os sacerdotes tinham acesso direto ao texto bíblico, Dbohr.  Foi um dos pontos de discórdia da Reforma protestante.

Além do que, ninguém me tira da cabeça que essa história de escritura é muito supervalorizada mesmo hoje em dia.  Mesmo entre cristões muito dedicados e convictos o texto não tem toda essa importância, nem poderia ter.  O que é que um texto que fala sobre coisas que nem existem mais como nazireus e saduceus pode realmente significar nos dias de hoje?  Nada.  Ele pode inspirar coisas que tenham a ver com o momento presente, mas não ditar diretamente.  A interpretação não é apenas benéfica, mas também necessária.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 31 de Outubro de 2006, 12:27:26 »
Oh, sim, mas veja só: eles passavam anos discutindo trechos específicos e ficavam o tempo todo tentando encaixar aquilo na Teologia (um assunto que acho fascinante aliás).

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2006, 14:01:46 »
Falando nisso, há uma matéria bem interessante na Galileu falando sobre um livro que conta os 'bastidores' dos copistas do Novo Testamento e como esses (descaradamente) mudavam trechos dos originais para satisfazer os interesses da igreja (o link é fechado. Não dá pra ler, só estou mostrando a edição em questão):
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ESD1091-1707,00.html
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2006, 14:19:38 »
Eu consegui arrancar isto do site:

>Jesus foi mal interpretado?

Novo livro mostra como copistas dos primeiros séculos depois de Cristo distorceram o Novo Testamento para justificar dogmas do cristianismo
Edson Franco

Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra
na edição da revista Galileu de outubro/2006.

No princípio, era o verbo, já dizia o evangelho de João no seu primeiro versículo. Mas será que era isso mesmo o que foi escrito originalmente? Pode ser que não. Só Deus sabe o quanto o verbo foi modificado na Bíblia ao longo dos séculos. Sem poder solucionar essa questão, sobrou para o homem a tarefa de desvendar o porquê dessas alterações. Para tanto, foi criada uma disciplina: a crítica textual. Com o lançamento no Brasil do livro "O que Jesus Disse? O que Jesus não Disse? - Quem Mudou a Bíblia e Por Quê", do norte-americano Bart Ehrman, essa ciência e as discussões sobre o texto do Novo Testamento voltam à baila.

Ehrman é chefe do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte e uma das maiores autoridades mundiais sobre a Bíblia e a vida de Jesus. Lançado no começo deste ano nos EUA, o livro que agora chega ao Brasil permaneceu mais de quatro meses na lista dos mais vendidos no "The New York Times Books Review". Além da curiosidade sobre tudo o que envolva Jesus Cristo, o sucesso da obra se deve à abordagem do autor, que teve a idéia de desenrolar para o público leigo o novelo de culturas, histórias, lendas e mistérios que se esconde sob a crítica textual

Nos primeiros séculos do cristianismo, os responsáveis por copiar o Novo Testamento eram voluntários que adaptavam o texto a suas crenças
« Última modificação: 07 de Novembro de 2006, 14:21:35 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!