Obra completa de Charles Darwin estará disponível na internet
Parte do material já está disponível, como a primeira edição de A viagem do Beagle (1839), Zoologia da viagem do HMS Beagle (1838-43), as segunda, terceira, quarta e quinta edições de A origem das espécies
LONDRES - A obra completa do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), incluindo seu célebre trabalho A origem das espécies, estará disponível de forma gratuita na internet a partir de 2009.
Parte do material já está disponível, como a primeira edição de A viagem do Beagle (1839), Zoologia da viagem do HMS Beagle (1838-43), as segunda, terceira, quarta e quinta edições de A origem das espécies e A Descendência do Homem (1871), livro em que Darwin aplica o conceito da evolução à espécie humana. Nessa obra Darwin desenvolve ainda a teoria da seleção sexual, segundo a qual as preferências de um e outro sexo na escolha de parceiros também influenciam a evolução.
John van Wyhe, acadêmico do Christ´s College da Universidade Cambridge (sul da Inglaterra), é responsável por um projeto que permitirá acesso visual e auditivo às descobertas do cientista.
A maior parte do material incluído neste novo portal procede do Arquivo de Darwin, que fica na universidade.
"Os trabalhos completos de Darwin - cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens de publicações originais - serão acessíveis com apenas um clique", afirmou um porta-voz da instituição.
O site irá conter a maior coleção de escritos de Darwin jamais publicada, que poderá ser consultada por especialistas e por qualquer pessoa interessada na obra do naturalista.
Van Wyhe, que passou quatro anos compilando material, ressaltou que "a idéia é que um trabalho desta magnitude seja o mais acessível possível". O portal incluirá manuscritos e cadernos que nunca antes divulgados.
"Um destes, o livro de notas em que Darwin reuniu suas primeiras impressões em Galápagos, foi roubado em torno de 1980, e ainda não foi encontrado, mas o texto foi transcrito por microfilme", disse o professor.
Além disso, o site, que será ampliado no período de dois anos, incluirá a maior bibliografia de Darwin já compilada, e também o maior catálogo de seus manuscritos, com mais de 30 mil itens.
Os especialistas esperam completar o portal, que atualmente contém apenas 50% do material existente, até o ano de 2009, que marcará o bicentenário do nascimento do cientista e o 150º aniversário da publicação de sua obra-prima, A origem das espécies.
"Do jeito que sua coleção é extensa, ainda resta muito trabalho pela frente", afirmou Van Wyhe.
http://estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/18/389.htm
[url]http://darwin-online.org.uk/[/url]
[/color][/url][/size]
(vcs já deviam saber mas enfim

)