Autor Tópico: Sonda Deep Impact já vê alvo  (Lida 1426 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
Sonda Deep Impact já vê alvo
« Online: 03 de Maio de 2005, 16:15:57 »
Citar
Sonda Deep Impact já vê alvo de trombada espacial
SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

É uma caçada implacável. No final da semana passada, finalmente a sonda Deep Impact conseguiu visualizar seu alvo. Ela está a caminho do cometa Tempel 1.

Quando chegar lá, a idéia é que ela se choque com ele a 37 mil quilômetros por hora e abra um buraco do tamanho de um estádio de futebol em sua superfície. A colisão espetacular já tem data para acontecer: 4 de julho deste ano.

Nasa
A imagem inaugural (na foto) marcou o início de uma nova fase no projeto concebido pela Nasa, a agência espacial americana.

A partir de agora, a Deep Impact estará fazendo imagens diárias do cometa --um astro com diâmetro de 6,5 quilômetros que orbita ao redor do Sol entre Marte e Júpiter.

Quando está mais perto da estrela, o astro se posiciona a 225 milhões de quilômetros dela. Ele leva cinco anos e meio para completar uma volta.

Tiro curto

Diferentemente da maioria das missões enviadas ao espaço, a Deep Impact não terá vários anos de duração. A sonda foi lançada em janeiro deste ano e atingirá o clímax em julho. É quando o módulo de impacto se desprenderá da nave principal e partirá na direção do cometa. Quando o choque acontecer, a sonda estará observando tudo bem de perto.

O objetivo, claro, não é meramente promover vandalismo espacial. O esforço dos cientistas é tentar observar o que há no interior de um cometa.

Astros desse tipo, feitos basicamente de "gelo sujo" (água congelada e rochas), despertam tanta curiosidade porque os cientistas acreditam que eles sejam relíquias originárias da época em que o Sistema Solar e seus planetas estavam em fase de construção.

Aprender mais sobre esse tijolo primordial pode ajudar os astrônomos a entender como se formaram os planetas por aqui e como o processo ocorre ao redor de outras estrelas.

O tema é tão interessante que uma missão só não basta. Além da Deep Impact, pelo menos outras duas sondas darão o que falar na corrida pelos cometas.

A mais notável delas é a Rosetta, da Agência Espacial Européia (ESA), que deve promover um pouso suave num astro desse tipo. Mas o encontro só deve acontecer na próxima década.

Outro destaque é a Stardust, da Nasa, que recentemente coletou poeira da cauda do cometa Wild 2 e agora está a caminho da Terra para que as amostras sejam analisadas.




http://noticias.bol.com.br/saude/2005/05/02/ult306u13203.jhtm

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Cometa atingido por sonda estava coberto de pó
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2005, 13:00:31 »
Cometa atingido por sonda estava coberto de pó



O cometa atingido na segunda-feira passada por um projétil disparado pela sonda Deep Impact tem sua superfície coberta por pó, o que explica a grande difusão de matéria no espaço observada após o choque, informou a Agência Espacial Americana (Nasa) nesta sexta-feira.

"Os instrumentos da sonda Deep Impact", que observam o cometa Tempel 1, "revelaram uma imensa nuvem de pó liberada após o projétil atingir o núcleo do cometa, a 37 mil quilômetros por hora", destaca um comunicado do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, em Pasadena.

"A grande surpresa foi a densidade da nuvem criada pelo projétil e o clarão que difundiu", disse o responsável científico pela missão, Mike A'Hearn, da Universidade de Maryland. "Isto significa que a superfície do cometa é extremamente fina, mais parecida com talco do que com areia".

O choque do projétil da Deep Impact contra o Tempel 1 provocou ainda dois clarões sucessivos, o que indica a colisão com materiais distintos. A Nasa publicou duas novas seqüências de fotos do choque e uma delas mostra bem os dois clarões provocados pelo impacto do projétil.

Fonte: Terra Notícias

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Cometa atingido por sonda estava coberto de pó
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2005, 17:53:01 »
quando vai sair o que descobriram lá?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Shaman

  • Nível 09
  • *
  • Mensagens: 92
Re.: Cometa atingido por sonda estava coberto de pó
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2005, 23:31:00 »
Por que, descobriram alguma coisa? :|
?????? ?? ???????? ?????.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Re.: Cometa atingido por sonda estava coberto de pó
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 04:59:36 »
Citação de: Shaman
Por que, descobriram alguma coisa? :|


sei lá, vai saber.....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Cometa atingido por sonda estava coberto de pó
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 09:35:11 »
Descobriram como está disperso o material no cometa. Antes, achavam que o pó de um cometa se comportaria como areia, um pó mais pesado e com pouca tendência a flutuar. Mas o impacto mostrou que o pó é bem mais leve, parece um talco e voa mais fácil...

Os dois clarões indicam dois materiais diferentes no cometa na hora do impacto. Pode ser algum metal com algum outro metal, ou metal com algum outro elemento, etc...

Como acho que a sonda ainda tá lá, acho que dá para ver se tem mais o que se descobrir.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Nasa encontra água em cometa
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 09:40:30 »

Sonda 'Deep Impact' descobre gelo na superfície de cometa

Globo Online
Agências Internacionais

WASHINGTON - Uma análise de dados da sonda da Nasa "Deep Impact" revelou as primeiras provas de que existe água congelada no exterior de um cometa. Embora os cientistas já soubessem que há água congelada em cometas, essa é a primeira vez que cientistas conseguem prová-lo. A "Deep Impact" descobriu pelo menos três áreas de gelo na superfície do cometa "Tempel 1", segundo informou um estudo foi publicado na quinta-feira pela revista "Science".

- Compreender o ciclo e a fonte de água de um cometa é fundamental para entender esses corpos como um sistema e como uma possível fonte que levou àgua à Terra. Acrescente o enorme componente orgânico de cometas e você terá os dois principais ingredientes para a Vida - disse a pesquisadora e autora do artigo da revista, Jessica Sunshine.

A sonda colidiu com "Tempel 1" em julho do ano passado para coletar dados. No entanto, a maior parte da água provavelmente está no interior do cometa.

"Esses depósitos são relativamente impuros com uma baixa porcentagem de água e pequenos demais para serem a principal fonte de vapor d'água que surge do núcleo, o que significa que a maior parte da água do cometa está abaixo de sua superfície", diz o estudo.

Cometas são importantes para a ciência porque acredita-se que eles são restos dos gases, da poeira, das pedras e do gelo que formaram outros planetas do Sistema Solar há cerca de 4,6 bilhões de anos. Alguns cientistas afirmam que parte da água e das moléculas de carbono da Terra são provenientes dos cometas.

A mesma equipe de cientistas já havia divulgado que no interior de "Tempel 1" há abundância de material orgânico e que o cometa pode ter originado a região do Sistema Solar em que estão atualmente Urano e Netuno.

Segundo o estudo, as três áreas de água na superfície do cometa não são suficientes para formar todo o vapor d'água na nuvem de gases que envolve seu núcleo.

- Esta descoberta é importante porque demonstra que nossa técnica é eficiente na busca de gelo na superfície e que podemos tirar como conclusão que o vapor d'água que surge dos cometas está em partículas de gelo abaixo de sua superfície - afirmou o diretor do projeto científico da "Deep Impact", Michael A'Hearn.
O Globo

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Sonda Deep Impact já vê alvo
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2010, 20:14:31 »
Sonda da NASA sobrevoa cometa Hartley 2


Uma das fotos mais próximas obtidas do núcleo do cometa Hartley 2, coletada pela missão EPOXI em 04 de Novembro de 2010.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/UMD]

Rasante sobre o cometa

A missão EPOXI, da NASA, atingiu com sucesso seu objetivo por volta do meio-dia desta quinta-feira (horário de Brasília) ao "dar um rasante" sobre o cometa Hartley 2.

Estas são as primeiras imagens liberadas pela NASA, captadas pela sonda durante sua aproximação. Todas as imagens disponibilizadas até agora foram captadas pela câmera de média resolução da sonda.

As imagens de alta resolução serão primeiro analisadas pelos cientistas.

"Estamos todos com a respiração presa para ver que descobertas nos aguardam ao chegarmos tão próximo," afirmou Michael A'Hearn, da Universidade de Maryland, que é chefe científico da missão.

E já é possível mesmo prever discussões interessantes: o formato de batata do Hartley 2 mostra jatos concentrados em algumas de suas áreas, com um "pescoço pelado" surpreendente.

Os cientistas ainda estão avaliando os últimos dados da sonda para determinar a aproximação exata do cometa, mas dados preliminares indicam que a meta original de 700 quilômetros foi atingida. Como os cometas emitem jatos continuamente, os cientistas temiam que uma aproximação maior pudesse danificar a sonda e pôr tudo a perder.

Bailado espacial


Para fotografar o cometa, a sonda teve que fazer um bailado espacial, dançando "dois pra lá e dois pra cá". [Imagem: NASA/JPL-Caltech/UMD]

A missão EPOXI usa a mesma sonda espacial Deep Impact, que acertou um projétil no cometa Tempel 1 em 2005 - veja Impacto Profundo: sonda se chocará com cometa e Um profundo impacto no cometa Tempel 1.

Como a sonda saiu ilesa da primeira missão, ela foi redirecionada para esta que agora também se completou com sucesso.

Isto, porém, exigiu literalmente um jogo de cintura da sonda espacial. Como ela foi projetada para encontrar o cometa Tempel 1 numa posição específica do espaço, ela tinha seus instrumentos virados para o cometa e sua antena de transmissão de dados voltada para a Terra, de modo que os cientistas não perdessem nem um segundo de dados, sobretudo se algo saísse errado.

Como o cometa Hartley 2 se encontra em uma localização totalmente diferente, a sonda teve que ficar dançando "dois pra lá e dois pra cá" - ela coletava dados durante um período, até encher seu buffer, acionava seus motores para virar a antena para a Terra e transmitia seus dados; a seguir os motores eram novamente acionados, ela se virava de novo para o cometa, coletava novos dados e assim por diante.

Foi nesse bailado espacial que os cientistas obtiveram as imagens inéditas do núcleo do cometa. A NASA pretende juntar todas as fotos em um filme da aproximação, que deverá ser liberado nos próximos dias. As conclusões sobre a análise científica das imagens deverão levar um pouco mais de tempo.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sonda-nasa-rasante-cometa-hartley-2&id=010130101104

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!