Paulo José, como anda o uso da memória RAM quando você usa o Firefox? De repente há algum problema com alguma configuração aí.
Normal. Este ponto ele permaneceu naquele "tenho pouca memória pra usar, mas dou pro gasto". Eu tenho 256 - sem contar o que o vídeo rouba. Já tive alguns problemas com meu pent de memória, mas já resolvidos (pelo menos aparentemente). O firefox costuma travar por instantes quando plug-ins pesados (adobe, java) carregam e quando abro mais de 20 abas (mas depois ele estabiliza e mantém tranquilo mais de 20).
Você pode exportar todos os seus favoritos para um arquivo, desinstalar o Firefox completamente, apagar seu perfil e instalar tudo do zero, para limpar alguma configuração que possa estar fazendo seu Firefox usar muita memória.
Vou tentar isso Alê.

Mas por vezes já tive de recuperar os favoritos por travamentos do firefox que fazem com que ele perca os favoritos e algumas configurações. Os plug-ins que uso atualmente são só o Greasemonkey, o VideoDowloader, o TabMix e o IE Tab (que não funciona, o mantenho por esperança que um dia meu IE ressussite). Bem, vou fazer o que vc disse e ver no que dá (mas primeiro vou ver se dou uma limpesa geral nestes plug-ins de arquivos, sabe? Estes que fazem com que mídias abram no navegador. Alguns são muito chatos...)
Valeu pela ajuda, Alê!
PS: Durante estes pepinos com o flash e o java, o navegador funciona normalmente e sem paradas ou lentidão, apesar dos ícones de "carregando" permanecerem estáticos em todas as abas.