Autor Tópico: Microsoft anuncia que irá promover o Linux, diz pesquisa  (Lida 436 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Microsoft anuncia que irá promover o Linux, diz pesquisa
« Online: 03 de Novembro de 2006, 04:25:40 »
Microsoft anuncia que irá promover o Linux, se compromete a não processar desenvolvedores, e mais

Mudança surpreendente é divulgada menos de 1 semana após anúncio da distribuição de Linux da Oracle.

O dia de São Nunca foi ontem, mas o anúncio só saiu hoje: a Microsoft anunciou que irá suportar o Linux e promover soluções conjuntas Windows/Linux. Mais importante do que isso: a empresa se comprometeu a não processar os desenvolvedores individuais de software livre (incluindo projetos como o Samba e o aMSN) pelo eventual uso de suas patentes. Nas palavras do anúncio oficial (o link foi enviado pelo Manoel Pinho - obrigado!), trata-se de uma promessa irrevogável da Microsoft para garantir a desenvolvedores individuais e não comerciais a liberdade de continuar desenvolvendo produtos de código aberto, sem qualquer preocupação com patentes da Microsoft. A mesma isenção se estende aos clientes de ambas as empresas envolvidas.

O anúncio complementa 6 meses de negociação entre Novell e Microsoft, e não se restringe à questão do suporte comercial e do compromisso mútuo de não processar por patentes. Outros itens incluem:

• suporte aberto no OpenOffice.org aos formatos XML do MS Office
• investimentos em virtualização, tanto de Windows no Linux quanto de Linux no Windows
• investimentos no desenvolvimento do Mono, OpenOffice.org e Samba

Os demais itens são mencionados no anúncio, cuja leitura é recomendada.

O Linux.com consultou Linus Torvalds e ele disse que havia lido rumores mais cedo em jornais online, mas não sabia de nenhum detalhe. Ainda assim, segundo ele, se a Microsoft quiser lhe enviar patches para o kernel, ele os aceitará de bom grado, desde que venham assinados.

A ZDNet lembrou que a Microsoft pode ter sentido a pressão do recente lançamento do "Linux da Oracle" e não quis deixar esta grande rival desacompanhada neste mercado. Para completar, a Novell colocou no ar uma FAQ sobre o tema.
Fonte: http://br-linux.org/linux/microsoft-anuncia-que-ira-promover-o-linux-se-compromete-a-nao-processar-desenvolvedores-e-mais

O.o

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Microsoft anuncia que irá promover o Linux, diz pesquisa
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 05:29:54 »
genial.. não é a toa que o bill é o bill.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:33:06 »
Não sei se essa notícia me alegra ou me dá um certo calafrio. Do que tenho certeza é que a MS não se tornou uma ONG de caridade de uma hora para outra. Os comentários sobre a notícia no link apresentado são interessantes.
Who cares?

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 12:12:19 »
isso sim pode ser considerado o apocalipse!
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2006, 12:41:00 »
Não há motivo pra duvidar dessa decisão ainda.. achei uma boa jogada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2006, 15:42:14 »
Mais uma tentativa de tornar os concorrentes dependentes do código da MS...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2006, 16:41:36 »
alguém pode confirmar se não é hoax? kibeloco? etc?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2006, 16:58:20 »
Não pode com eles, junte-se a eles.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!