O título do tópico refere-se a esta declaração de Buda:
"você pode mudar a sua vida - não é preciso acreditar em nada. Na verdade, as crenças são as barreiras que impedem a verdadeira mudança. Comece sem nenhuma crença, sem nenhuma metafísica, sem dogmas. Comece absolutamente despido, sem nenhuma teologia ou ideologia. Comece vazio! Esse é o único caminho para se chegar à verdade."
Em: "BUDA - Sua Vida e Seus Ensinamentos" de OSHO
https://ssl120.locaweb.com.br/pensamento-cultrix/zoom.asp?cod=85-316-0852-X Estive discutindo lendo umas monografias de Marcus Valério XR (filósofo autor do site:
http://www.xr.pro.br ) no ReV, e Luís Dantas disse que não concordava com a definição de religião do Marcus que é esta:
"Qualquer sistema de pensamento que proponha ligar o Ser Humano com um possível Plano Místico, tendo como um dos principais objetivos e/ou pressupostos a superação vitoriosa da mortalidade."
1 - Pressuposição Espiritualista. Que exista um "Plano Místico", "intangível" mas causalmente relacionado como Mundo.
2 - Pressuposição de alguma forma de superar a inegável perspectiva de Não-Existência futura, Morte, e oferta de um meio vantajoso de fazê-la.
3 - Sistema de preceitos que visa relacionar o Humano com o Místico, visando obter uma série de resultados. (Em especial uma Transcendência vantajosa da Morte física).
Link:http://www.xr.pro.br/MONOGRAFIAS/RELICA&ETIGIAO.HTML#RELIGIAO
Das duas, uma:ou Buda não foi um fundador de uma religião, ou então a definição de religião era mais complicada do que se pensava.E agora, como definir religião?