Eu ainda acho que um dia o universo vai contrair e expandir denovo infinitamente.
Sei la, tudo na natureza é ciclico, pq o universo funcionaria de forma diferente?
apesar de ser totalmente alheio às elocubrações matemáticas que levam a defender que o BC não ocorrerá, eu não acho também totalmente impossível... não por esse raciocínio, mas porque algumas coisas parecem ter meio efeitos imprevisíveis... lembro agora de qualquer experimento... que originava vesículas abióticamente ou qualquer coisa... inicialmente em ritmo constante e consideravelmente lento... mas em dado momento, a coisa "explodia" em crescimento; se representada num gráfico, seria algo como uma linha inicial e mais longa de uns 10 graus de inclinação no máximo, passando de repente para uma de 70 graus de inclinação, para então novametne declinar abrubtamente...
assim.... não me surpreenderia se de repente calculassem ou se houvessem razões não calculadas para que mesmo após uma expansão aparentemente imbatível, de repente se contraísse ainda mais rapidamente numa guinada imprevisível...
Fora que a teoria do big bang diz que o universo se expandiu de um ponto. E essa materia não poderia ter se originado do nada, então isso me leva a crer que um universo anterior ao nosso sofreu um colapso e um novo universo nasceu.
Eu não acho que o universo um dia chegará a um fim. Acredito que ele sempre existiu e sempre vai existir. Portanto, ciclico.
Mas essa é só a minha opnião.
também tenho a mesma opinião, mas acho que isso é sustentável mesmo com o big-bang... ao menos é cogitável, não sei se teoricamente sustentável... talvez
agora o universo vá se expandir sem parar, sem nunca acabar.... sendo infinito temporalmente daqui por diante... ao mesmo tempo, uns, vários ou talvez todos, acho, já defendem que não tenha propriamente se originado no BB... que poderia ter existido nesse estágio compacto/pequeno eternamente, ou que pode até ter sido resultado de um big-crunch anterior que simplesmente não se repetirá agora ou nunca mais.... ou menos especulativamente, apenas que efetivamente ele era muito pequeno espacialmente antes do BB, e simplesmente não se tem como saber nada sobre como ele ou quão extenso era antes disso, podendo inclusive também nunca ter tido um início absoluto.