mas isso que está dizendo....... é encontrar genes essencialmente neutros, em vez de genes sob forte seleção, não? Isso entendo, não dá para querer fazer esse tipo de qualquer coisa com qualquer gene escolhido aleatoriamente...
Mas se fala sobre a pressão seletiva sobre a espécie ou população, aí sim me parece que é mais relevante taxas de reprodução... porque ainda que haja seleção inconstante e imprevisível em um gene ou outro, mas afetando por deriva as seqüências neutras, úteis como relógio... isso não se compara a diferenças drásticas de taxa reprodutiva (e talvez do tamanho total da população?) sobre essas mesmas seqüências, porque simplesmente podem acontecer mais mutações por um dado período de tempo se as taxas reprodutivas são mais elevadas....

mas acho que falei algo até meio óbvio demais, mesmo não sendo isso que pensou que eu quisesse dizer... tem toda aquela coisa de "calibrar" os relógios para cada grupo, e deve ser esse tipo de coisa o que é levado em consideração, em vez de supor que devessem ter as mesmas taxas de mutação/tempo espécies com taxas reprodutivas muito diferentes....
(também não tinha me dado conta disso de estar se referindo a diferença de "velociadade" de genes específicos em vez entre espécies distantes)