Autor Tópico: Noam Chomsky  (Lida 2256 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Noam Chomsky
« Online: 10 de Novembro de 2006, 23:59:37 »
O que acham das idéias dele? Bem embasadas, ou acaba sendo meio que um Olavo de Carvalho "do outro lado"? Ou ainda, não se podendo generalizar, havendo umas boas, outras nem tanto? (dê exemplos)

Eriol

• Visitante
Re: Noam Chomsky
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2006, 06:12:32 »
Olavo de Carvalho? Você já leu alguma coisa do Chomsky? Ele cita fontes para tudo. Fontes em sua maioria do New York Times e de orgãos do governo. Sua comparação é muito infeliz. Chomsky, é possivelmente o mais lúcido comentarista político do primeiro mundo - sem dúvida o mais lúcido dos EUA.

Chomsky era o menino de ouro dos conservadores quando escrevia sua teoria lingüistíca, que é furada e burguesa... Quando começou a comentar política em '83 desapareceu da maior parte mídia.

Quem falar ingles e estiver interressado eu tenho uns 20 e-books e uns quantos artigos dele.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2006, 09:26:37 »
teoria lingüistica furada e burguesa? Falta dizer agora que a relatividade é pró-Israel.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2006, 13:32:40 »
Olavo de Carvalho? Você já leu alguma coisa do Chomsky? Ele cita fontes para tudo. Fontes em sua maioria do New York Times e de orgãos do governo. Sua comparação é muito infeliz. Chomsky, é possivelmente o mais lúcido comentarista político do primeiro mundo - sem dúvida o mais lúcido dos EUA.

dê-se ao trabalho de ler olavo de carvalho e verá que ele também cita 'fontes' pra tudo, que várias vezes não ficam a dever nada às fontes do chomsky.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:03:23 »
eu não conheço a fundo o trabalho de qualquer um... apenas em algo o de Chomsky sobre aprendizagem de idiomas, parece que foi um dos primeiros a sugerir ou a fundamentar bem que a linguagem humana seria uma característica instintiva da espécie, algo para o qual todo ser humano normal tem bases neurológicas, em vez de ser algo inventado inclusive nas suas bases... não sei se é isso que seria burguês, não vejo porque seria também.

A similaridade que vejo é de ambos aparentemente - ao menos pelas resenhas e alguns textos - verem grandes conspirações exercendo um controle que passa despercebido pela maioria das pessoas, de um lado esquerdistas, de outro capitalistas/direitistas.

Eriol

• Visitante
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:08:39 »
sim. qualifico sua teoria "generativa" de burguesa pelo elemento inatista...

acho que a influência dos think-tanks e dos grandes blocos mediáticos e corporativos está mais que provada... já o Foro de SP...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:09:49 »
Ai, meu Cristo. This is hopless, tô fora do tópico.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:12:38 »

acho que a influência dos think-tanks e dos grandes blocos mediáticos e corporativos está mais que provada... já o Foro de SP...

como assim 'o foro de sp'?
o foro de sp existe e lula inclusive fez um discurso para o foro em 2005 para comemorar o aniversário, discurso este que está até à disposição nos arquivos do planalto, se não me engano.
as atas do fsp, também, ficavam à disposição no site, mas deixaram de ser publicadas. (diz olavo, depois que ele as apontou).

de que existe, então, uma organização nem tão pública assim, coordenando uma ou outra ação dos líderes de esquerda da AL, não há muita dúvida.  a dúvida está justamente no alcance dessa coordenação, que, penso, olavo exagera.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2006, 15:57:23 »
se vocês me vem como um comunistóide paranóico, não tem problema... Louis Althusser - "Ideología y aparatos ideológicos de Estado " talvez esclareça um pouco sobre a que me refiro com isso de ética burguesa.

lista de livros do Chomsky que tenho em .pdf se alguem quiser:

Fateful Triangle - The United States, Israel and the Palestinians (1983)
Turning the Tide : U.S. intervention in Central America and the Struggle for Peace (1985)
Pirates and Emperors, Old and New (1986)
Necessary Illusions (1989)
What Uncle Sam Really Wants (1992)*
Year 501, The Conquest Continues (1993)*
The Prosperous Few And The Restless Many (1993)*
Keeping The Rabble In Line (1994)*
Secrets, Lies and Democracy (1994)*
Powers and Prospects: Reflections on Human Nature and the Social Order (1996)
Class Warfare (1996)
Media Control: The Spectacular Achievements of Propaganda (1997)
The Culture Of Terrorism (1998)
Profit over People (1999)
9.11 (2001)
Hegemony or Survival - America's Quest for Global Dominance (2003)
Imperial Ambitions (2005)

*. os 5 em 1 arquivo.

Artigos:

Anarchism & Marxism
America's war on terror
Liberating the Mind from Orthodoxies
On Miseducation
On Osama Bin Laden
On War in Afganistan
Philosophers and Public Philosophy
Preventive war, the supreme crime
The Propaganda System
War Against People
Who are the Global Terrorists

You Are Being Lied To (Contem "What Makes Mainstream Media Mainstream" do Chomsky)
« Última modificação: 11 de Novembro de 2006, 15:59:02 por Eriol »

Eriol

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2006, 19:58:08 »
Sacha Cohen é bárbaro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!