Autor Tópico: Uma sociedade justa, igual e livre é impossível  (Lida 3839 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Uma sociedade justa, igual e livre é impossível
« Online: 12 de Novembro de 2006, 10:35:26 »
Uma sociedade não pode ser, ao mesmo tempo, livre, justa e igualitária. Se fosse justa os seus membros ganhariam conforme o que trabalhassem. Se fosse livre os pais dariam suas heranças aos filhos. Mas não haveria igualdade, pois as heranças e as diferenças de ganhos provocariam desigualdades.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

rizk

• Visitante
Re: Uma sociedade justa, igual e livre é impossível
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2006, 11:38:33 »
Eu não sei, mas sempre que me falam em "sociedade igualitária" eu penso em igualdade jurídica. Neste sentido, uma sociedade livre justa e igualitária seria teoricamente possível.
Mas acho que parei no tempo.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2006, 11:45:20 »
Eu não sei, mas sempre que me falam em "sociedade igualitária" eu penso em igualdade jurídica. Neste sentido, uma sociedade livre justa e igualitária seria teoricamente possível.
Mas acho que parei no tempo.

Acho que você tem razão. Mas a igualdade seria em relação às leis, que é a definição da igualdade nos Estados modernos. Igualdade plena, absoluta, esta é impossível. A argumentação sobre os absolutos sempre perpassou a filosofia. São os absolutos que causam os paradoxos.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:06:34 »

Mas a igualdade defendida desde a Revolução Francesa é a igualdade perante a lei. Não sermos produzidos em série.

Em todo caso, é um ideal, ser uma sociedade cada vez mais justa, mais igualitária, mais libertária. A perfeição não existe, é um ideal a ser perseguido.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:11:55 »

Mas a igualdade defendida desde a Revolução Francesa é a igualdade perante a lei. Não sermos produzidos em série.

Em todo caso, é um ideal, ser uma sociedade cada vez mais justa, mais igualitária, mais libertária. A perfeição não existe, é um ideal a ser perseguido.

A igualdade perante as leis foi adotada pela revolução francesa, justamente porque a igualdade total é impossível. Esse paradoxo foi levantado por Platão. Fazendo isso ele delimitou os limites do factível. Da discussão do absoluto nasce o possível.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:23:25 »
Quando contruiu a sociedade ideal na sua República ele levou em conta esses fatores. Criou três castas de cidadãos, determinou os limites de ação de liberdade das castas, tudo isso para coroar a justiça que ele entendia como: dar a cada pessoa o que merece. Assim, de um rígido sistema educacional que escolheria a casta a qual o sujeito pertenceria, os méritos é que seriam premiados. Mas essa meritocracia criou uma sociedade muito engessada e autoritária. A idéia de igualdade perante as leis é um avanço que o próprio Platão previu no seu incompleto livro As leis e que a revolução francesa coroou.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 20:53:36 por quereu »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:32:47 »
Entendo como uma sociedade igualitária aquela que oferece igualdades de oportunidades, como por exemplo, ensino qualificado a todo cidadão. Cabe então a cada individuo buscar o melhor aproveitamento destas oportunidades. Os mais esforçados, os mais dedicados, teriam então assim mais condições de atingir metas superiores daqueles que não querem nada com nada.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2006, 18:11:39 »

é a igualdade liberal.
mas o conceito vem mudando. de repente, pra atingir a tal igualdade passou-se a exigir direitos econômicos, sociais, culturais.... do estado liberal ao estado social....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2006, 19:03:59 »
Essa conversa de "todos os homens são iguais" é uma bobagem. Não são não. Nem nascem, nem morrem, muito menos VIVEM iguais. É o levar em conta dessas diferenças, e a criação de políticas que garantam que cada um de nós, na sua singularidade, tenha as coisas conforme as suas necessidades, que garante a "igualdade" entre os homens.

Não sei se é especificamente disso que vc fala, Bruno, mas eu cá acho que é uma boa idéia. Senão, pobres das crianças e velhinhos e aleijados e tal.

Eriol

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2006, 08:26:13 »
EDITADO

desculpe pelo lapso.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 19:08:39 por Eriol »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2006, 08:47:25 »
Nem foi isso o que o Catino disse, Eriol...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2006, 22:24:08 »
A idéia mais sensata é que homens não são iguais, porque eles são dotados de diferentes níveis de talento.O que o Estado pode faze, é dá oportunidades iguais para que tanto sem-talento quanto o talentoso desenvolvam seu máximo potencial.Também, o Estado tem como função dimuir o sofrimento e garantir a liberdade, e não maximizar a felicidade como um pai que eternamente está vigiando o rumo dos filhos.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2006, 10:50:04 »
Essa conversa de "todos os homens são iguais" é uma bobagem. Não são não. Nem nascem, nem morrem, muito menos VIVEM iguais. É o levar em conta dessas diferenças, e a criação de políticas que garantam que cada um de nós, na sua singularidade, tenha as coisas conforme as suas necessidades, que garante a "igualdade" entre os homens.

Não sei se é especificamente disso que vc fala, Bruno, mas eu cá acho que é uma boa idéia. Senão, pobres das crianças e velhinhos e aleijados e tal.

Sentimentos e sua origem nos juízos -- "Confia em teu sentimento!"  -- Mas sentimento não são nada de último, originário, por trás dos sentimentos há juízos e estimativas de valor, que nos foram legados na forma de sentimentos (propensões, aversões). A inspiração que provém do sentimento é neto de um juízo! Confiar em seu sentimento  -- isto significa obedecer mais ao seu avô e à sua avó e aos avós deles do que aos deuses que estão em nós: nossa razão e nossa experiência.

Nietzsche -- Aurora

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2006, 18:15:53 »

boa ou não, é a 'idéia do momento', é parte do espírito da const. federal.
se é praticável ou não, é outra história. e não é por má vontade minha, mas o cálculo é simples;
se a renda per capita anual brasileira é de 8.000 reais, e o estado arrecada pouco menos do que a metade, tem para gastar com cada cidadão menos de 4.000 reais anuais, desconsiderando as outras fontes de receita que não a tributação.
mesmo desconsiderando os custos de manuntenção da máquina pública, e só o gasto com servidores deve passar da metade da arrecadação, não fica fácil garantir o exercício de todos os direitos que o constituinte concedeu. mas pro legislador é fácil, é só ir metendo no papel...
antes de distribuir riqueza temos de tê-la...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!