Autor Tópico: Brasil terá presidente comunista - por algumas horas  (Lida 1122 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Brasil terá presidente comunista - por algumas horas
« Online: 12 de Novembro de 2006, 11:46:42 »
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86608.shtml
Presidente só por um dia, Aldo invoca Marx e Engels

EDUARDO SCOLESE
PEDRO DIAS LEITE
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Entre hoje e amanhã, o Brasil terá pela primeira vez um presidente da República nominalmente comunista. Com as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a trabalho à Venezuela e do vice José Alencar aos EUA por motivos médicos, o cargo passa no final da tarde de hoje às mãos de Aldo Rebelo, 50, presidente da Câmara dos Deputados e um dos principais líderes do PC do B.

Aldo brinca com o ineditismo da situação. Segundo ele, será de fato a primeira vez que alguém "confessadamente" e "assumidamente" comunista assumirá a Presidência da República do país. Nas poucas horas à frente do Executivo, Aldo admite que lembrará dos livros de Karl Marx (1818-83) e Friedrich Engels (1820-95), a dupla alemã que embasou teoricamente o comunismo no século 19, e de políticos míticos na América Latina e nos Estados Unidos, como Simon Bolívar (1783-1830) e Abraham Lincoln (1809-1865).

A posse de Aldo está marcada para hoje, por volta das 17h, no embarque de Lula à Venezuela. Sem Alencar, que passa por tratamento de um câncer nos EUA, Aldo ficará no cargo até amanhã à noite, no retorno de Lula ao país.

Filho de um vaqueiro e de uma professora, alagoano de Viçosa e ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo avalia sua chegada à Presidência da República como o resultado da evolução do processo democrático do país. Em tempos da ditadura militar (1964-1985), militantes de grupos de esquerda foram presos e muitos deles torturados.

"As lutas e as dedicações de muitas gerações de brasileiros para conquistar a democracia e a liberdade possibilitaram chegar a um momento como esse. E hoje pode alguém do Partido Comunista, mesmo que momentaneamente, chegar à Presidência da República num momento de normalidade, de tolerância, de respeito e de convivência democrática", diz.

Na passagem de Aldo Rebelo pela Presidência, haverá espaço para uma aproximação simbólica do governo com a oposição. Amanhã, o presidente interino participará de evento na Fundação Mario Covas, em São Paulo. O encontro do comunista com os tucanos já estava previsto. "Mas, de qualquer forma, trata-se de uma coincidência muito bem-vinda", afirma.

À tarde, o comunista estará no terceiro andar do Planalto. Será o momento, segundo ele, de lembrar não apenas de Marx e Engels, mas também de Bolívar e Lincoln. Ele explica: "Eles [Marx e Engels] conseguiram fundamentar para muitas gerações o ideal da democracia, da liberdade, da independência das nações. Outros que também deram suas contribuições -e não são necessariamente marxistas- são lutadores como Simon Bolívar, na América Latina, e o Lincoln, nos EUA".

Enquanto ocupar a Presidência, Aldo diz que trará à memória brasileiros que lutaram pela democracia. "Lembrarei daqueles que lutaram pela Independência, pela República, como Tiradentes, José Bonifácio, Frei Caneca, Luís Carlos Prestes, João Amazonas, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Juscelino Kubitschek. Muita gente lutou para que fôssemos um país onde todos se respeitam."

Aldo será o quarto a substituir Lula na Presidência. Além de Alencar, passaram também pelo cargo o deputado federal reeleito João Paulo Cunha (PT-SP) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Simplesmente simbólico. Mas uma mostra que a Democracia é o melhor regime que temos. Em outros tempos, a mera noção de um negócio desses seria o bastante para levar pessoas às ruas com armas e cartazes de protesto.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 11:50:31 por Dbohr »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Brasil terá presidente comunista - por algumas horas
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2006, 11:57:19 »
Ahhhh... eu ia postar isso...:(

Ia ser um cantinho especial pro Ukrainian e Eriol ficarem soltando aquelas frases feitas e bonitinhas que não têm aplicação nenhuma no cenário político atual

Também serviria para eles esquecerem de tópicos como "Aborto deve ser legalizado" e não mais deturparem ele, tornando-o o tópico "Como o comunismo suplantou o capitalismo-direitismo-nacionalista-nazista-facista na sociedade moderna e a questão do aborto"...

:histeria:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:01:06 »
E é! E é!

Treme direita! É o bonde do Foro de São Paulo! Viva a hegemonia de Gr*msci e suas tesouras mágicas!
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 12:05:44 por Ukrainian »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:37:21 »
Conforme pedido do Ukrainian, apaguei o outro tópico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:46:59 »
Simplesmente simbólico. Mas uma mostra que a Democracia é o melhor regime que temos.

Discordo em gênero, numero e grau.
(Olhe minha assinatura)

ukrainian

• Visitante
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2006, 13:42:06 »
"It has been said that democracy is the worst form of government except all the others that have been tried." (Sir Winston Spencer-Churchill)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:13:49 »
"Simplesmente simbólico. Mas uma mostra que a Democracia é o melhor regime que temos. Em outros tempos, a mera noção de um negócio desses seria o bastante para levar pessoas às ruas com armas e cartazes de protesto."

Eu cá já concordo em gênero, número e grau, completamente. E viva a democracia!!  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:17:54 »
Mais um para o coro.  Não que eu discorde necessariamente da assinatura do Diego:

"O melhor argumento CONTRA a democracia é uma conversa de cinco minutos com qualquer eleitor" (Winston Churchil)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2006, 16:01:14 »
Pois é, cara. O tipo de democracia que temos deixa a desejar. Mas quando se considera as outras opções... ;-)

Quando bolarem um sistema melhor, a gente troca.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2006, 16:10:45 »
Já bolaram e já estamos trocando.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2006, 16:25:15 »
Ahn.

Eu pensava que comunismo era um modelo econômico. Democracia é uma forma de governo. É possível haver uma Democracia comunista, como houve Ditaturas comunistas -- e não me venha com o argumento de "ninguém conseguiu chegar ao verdadeiro comunismo". Nós já o conhecemos, e sabemos que é uma questão de semântica :-)

Temma

• Visitante
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2006, 18:55:03 »
Pois é, cara. O tipo de democracia que temos deixa a desejar.

midiocracia  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!