Autor Tópico: qual o QI do seu computador?  (Lida 457 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
qual o QI do seu computador?
« Online: 13 de Novembro de 2006, 11:45:06 »
Ainda que eu não negue completamente a possibilidade de variação hereditária ou biológica de algum tipo influenciando a inteligência - em certo ponto, isso é inegável a partir do ponto que aceitamos sermos animais como outros mas com inteligência superior - eu tenho a impressão de que o QI é algo simplista demais.

Poderia-se por exemplo, resumir, de forma que fosse informativamente significativa, as diferenças em desempenho de diferentes hardwares ou mesmo hardwares iguais, com diferentes softwares, em um único número? Eu imagino que diferentes variações, de hardware e software poderiam fazer toda a diferença seja para convergências ou divergências desse QI, de forma que o tornasse um indicativo de absolutamente nada sobre o computador ou o software, praticamente. Fica sendo essencialmente uma nota baixa para um desempenho específico ou geral nessa configuração de software e hardware. Mas como é uma "média", as variações de desempenho específico podem ser tremendas.

Talvez com cérebros humanos e aprendizado seja significativamente diferente de forma que um único número pode ser um indicativo expressivo de alguma coisa, não sei. Eu acho que de certa forma até é, no sentido de que acho, parece poder distinguir "gênios", pessoas normais e pessoas com algum retardamento mental, ou seja, as maiores diferenças nas pontuações parecem ter maior significado, mas ao mesmo tempo esse tipo de diferença possivelmente seria bem perceptível sem esse tipo específico de teste, talvez. Mas variações menos significativas, de menos pontos, parecem não ter significado algum e não querer dizer nada; acho que seriam necessários testes mais específicos para se visualizar melhor diferenças nesse nível.

Qual o problema do QI então? É algo que absolutamente não serve para nada, ou o problema é apenas a valorização exagerada de diferenças menores em pontuações?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!