1. Eu teria que acreditar em deus e em Curupira para admitir que um pedinte ganhe em "média" R$900: vejo todos os dias crianças que passam pra lá e pra cá pedindo "me dá R$0,50 tio, preu comprar pão..." e que quando ganham algo é um NÃO!!! raivoso ou um cuspe no chão.
2. Sim, existem pessoas que pedem esmolas e que ganham fortunas, mas são uma minoria frente a multidão de pedintes. Geralmente é aquele pessoal que entra no ônibus dizendo que a filha tá doente ou que estão perdidas em uma cidade distante de casa sem dinheiro pra voltar ou que estão recolhendo verbas para uma instituição desconhecida nos da Fim-de-Mundo com a Cafundó do Judas, que ninguém vai conferir se existe. Geralmente são pessoas bem vestidas, bem nutridas, bem apessoadas mas que têm um cerca-lourenço fudido. Se falarem em nome de deus então...Aparece até nota de dez dos bolsos dos passageiros, que de uma hora pra outra viram todos caridosos. Pelo menos no Rio é assim.
3. Eu não dou esmola em dinheiro nem pra um nem pra outro, geralmente pra pessoas que me peçam dinheiro e que sejam realmente moradores de rua eu pergunto eu pago um lanche ou compro uma quentinha e entrego a esta pessoa. Só não dou dinheiro porque sei que, se for criança, vai entregar prum velho filho da puta que fica em casa vendo tv e cheirando pó, e se for para alguém mais velho vai acabar sendo gasto em bebida ou drogas, o que é ruim para a própria pessoa.
4. Agora o que me enoja mesmo é ouvir este papo asseadinho das dondocas da Zona Sul de que "esses pedintes sujam a imagem da cidade" ou "esse povo que não gosta de trabalhar fica mal acostumado se eu der esmola". Se alguém conseguir me convencer algum dia de que estas pessoas largadas no meio da rua, há meses sem tomar banho, com os dentes todos podres, dormindo ao relento enroladas em cobertores com cheiro de bosta e vestidas em trapos com cheiro idem fazem isto porque gostam me internem que eu perdi todo o meu senso.
5. Me lembro de uma esquete que o Pânico na Tv fez há algum tempo. Colocou em dois pontos da cidade uma atriz fantasiada de dondoca com sua cachorrinha poodle e um ator fantasiado de mendigo (não era o "Mendigo", era outro ator com outra fantasia, mais realista). A perua arrumou até passagem de táxi enquanto o mendigo ganhou uns centavinhos.