Autor Tópico: Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de SP  (Lida 1112 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de SP
« Online: 13 de Novembro de 2006, 12:13:36 »
>Seg, 13 Nov - 09h50
Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de SP

Agência Estado

De nota em nota, as crianças e adolescentes dos faróis da capital paulista movimentam uma indústria lucrativa: cerca de R$ 2,1 milhões ao mês. Em um ano, a estimativa é de que esse mercado gire em torno de R$ 25 milhões, somando roupas, brinquedos, mantimentos e alimentação que também ganham dos motoristas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Muitos pais são os próprios aliciadores, já que a renda média dos filhos nos semáforos é de R$ 900 ao mês fora as outras doações que levam para casa. "Muitas são vítimas de maus-tratos se não conseguem um bom dinheiro", afirma Adriana Palheta Cardoso, coordenadora de Proteção Especial à Criança da secretaria.

O que preocupa a secretaria é que a arrecadação chega a duplicar no final do ano e incentiva a exploração. Na próxima semana, 50 novos agentes de proteção começam a trabalhar nas ruas para intensificar a campanha "Dê mais que esmola, dê futuro". Na avaliação de Adriana, com a cidade enfeitada e o apelo das festas natalinas, as pessoas ficam mais solidárias e sensíveis.

Esses pequenos trabalhadores aprendem a seduzir para se virar no mercado competitivo dos semáforos das áreas nobres e centro expandido. "A gente faz carinha triste, estende a mão e fala: 'Tia, dá uma moedinha'", ensina Fabiano, de 11 anos, que faz malabares. Com os três irmãos e a mãe, em quatro meses levantou dinheiro para construir uma casa simples.

Segundo a Prefeitura, sem as doações, as famílias terão de aceitar os programas de transferência de renda e tirar as crianças dos faróis, mantendo-as nas escolas e em programas socioeducativos, sob pena de perder o benefício. Mas a concorrência é injusta. A bolsa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é de R$ 40 por mês por criança.

Fonte: Yahoo! notícias

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de SP
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:37:22 »
É... bem...

Esse pessoal pesquisa sobre quanto uma criança ganha, para o "não dêem dinheiro. Isso prejudica as crianças", mas cadê um argumento onde mostre que se as pessoas pararem de dar esmola elas ficaram melhores?

Não vejo nenhum tipo de assistência técnica para essas crianças. Eu também não acho certo dar esmola para crianças, pois isso gera um "mau costume". Mas cadê o apoio? Cadê uma assistência do governo? Só criticam é isso...?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:02:07 »
É... bem...

Esse pessoal pesquisa sobre quanto uma criança ganha, para o "não dêem dinheiro. Isso prejudica as crianças", mas cadê um argumento onde mostre que se as pessoas pararem de dar esmola elas ficaram melhores?
O simples fato de crianças trabalharem desumanamente, se humilhando para custear os pais - muitas vezes vagabundos - já não é um bom argumento para não receberem esmolas?

Não vejo nenhum tipo de assistência técnica para essas crianças. Eu também não acho certo dar esmola para crianças, pois isso gera um "mau costume". Mas cadê o apoio? Cadê uma assistência do governo? Só criticam é isso...?
É disso que a reportagem fala no final, não?

Segundo a Prefeitura, sem as doações, as famílias terão de aceitar os programas de transferência de renda e tirar as crianças dos faróis, mantendo-as nas escolas e em programas socioeducativos, sob pena de perder o benefício. Mas a concorrência é injusta. A bolsa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é de R$ 40 por mês por criança.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:11:01 »
O simples fato de crianças trabalharem desumanamente, se humilhando para custear os pais - muitas vezes vagabundos - já não é um bom argumento para não receberem esmolas?
Depende. E se a situação fica pior quando ele (Criança) não vai pedir?

É disso que a reportagem fala no final, não?
Não seja tão inocente... e não sei se vc viu: “Prefeitura”. Dá pra ver que não é uma assistência de respeito... quanto mais técnica...

Nem mesmo o estado tem isso...

Permita-me, com todo respeito:

Auauauauauauauauauaauauauauau!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:14:38 »
Oceanos, eu conheço muito bem uma favela e a realidade é outra, meu filho.  :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:16:33 »
Só lembrando que eu estou criticando o geral da coisa.  ;P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:56:41 »
Depende. E se a situação fica pior quando ele (Criança) não vai pedir?
Não vejo como alimentar esse vício possa melhorar o estado da criança em questão ou do trabalho infantil. Acho que seria a mesma coisa que dar heroína para um viciado por causa das suas crises de abstinência. Obviamente e infelizmente, parar de dar esmolas não é a única solução, aliás, sequer é uma solução, mas nem por isso é uma atitude incorreta.

A questão é: você disse que eles não dão argumentos e eu disse que os argumentos já estão impregnados.

Não seja tão inocente... e não sei se vc viu: “Prefeitura”. Dá pra ver que não é uma assistência de respeito... quanto mais técnica...
Quem falou em efetividade? Você disse que não existem projetos sociais, existir eles existem e a reportagem cita rapidamente um deles, embora aparentemente sejam medíocres, dado a quantidade de casos de insucesso. :) Talvez se uma criança ganhasse 20 reais por mês o Peti funionasse melhor. :)

Permita-me, com todo respeito:

Auauauauauauauauauaauauauauau!
Brilhante.

Oceanos, eu conheço muito bem uma favela e a realidade é outra, meu filho.  :)
E?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:23:41 »
E...? E deixa pra lá... é melhor...

Vc disse:

"Quem falou em efetividade"?

Eu! E se não há isso, então não me venha com "isso é um argumento"...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:24:16 »
Ei, antes de continuar a debater, eu gostaria da sua opinião sobre o texto.

Para ver se não estamos levando a mesma opinião por pontos diferentes.

Fabi

• Visitante
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2006, 03:21:49 »
é...um cara que pede esmola no onibus ganha mto mais que eu por mês...eh errado dar esmola, as crianças dão o dinheiro para algum adulto marginal beber e gastar, enquanto elas passam fome e ficam o dia inteiro no sinaleiro.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2007, 18:49:47 »
1. Eu teria que acreditar em deus e em Curupira para admitir que um pedinte ganhe em "média" R$900: vejo todos os dias crianças que passam pra lá e pra cá pedindo "me dá R$0,50 tio, preu comprar pão..." e que quando ganham algo é um NÃO!!! raivoso ou um cuspe no chão.

2. Sim, existem pessoas que pedem esmolas e que ganham fortunas, mas são uma minoria frente a multidão de pedintes. Geralmente é aquele pessoal que entra no ônibus dizendo que a filha tá doente ou que estão perdidas em uma cidade distante de casa sem dinheiro pra voltar ou que estão recolhendo verbas para uma instituição desconhecida nos da Fim-de-Mundo com a Cafundó do Judas, que ninguém vai conferir se existe. Geralmente são pessoas bem vestidas, bem nutridas, bem apessoadas mas que têm um cerca-lourenço fudido. Se falarem em nome de deus então...Aparece até nota de dez dos bolsos dos passageiros, que de uma hora pra outra viram todos caridosos. Pelo menos no Rio é assim.

3. Eu não dou esmola em dinheiro nem pra um nem pra outro, geralmente pra pessoas que me peçam dinheiro e que sejam realmente moradores de rua eu pergunto eu pago um lanche ou compro uma quentinha e entrego a esta pessoa. Só não dou dinheiro porque sei que, se for criança, vai entregar prum velho filho da puta que fica em casa vendo tv e cheirando pó, e se for para alguém mais velho vai acabar sendo gasto em bebida ou drogas, o que é ruim para a própria pessoa.

4. Agora o que me enoja mesmo é ouvir este papo asseadinho das dondocas da Zona Sul de que "esses pedintes sujam a imagem da cidade" ou "esse povo que não gosta de trabalhar fica mal acostumado se eu der esmola". Se alguém conseguir me convencer algum dia de que estas pessoas largadas no meio da rua, há meses sem tomar banho, com os dentes todos podres, dormindo ao relento enroladas em cobertores com cheiro de bosta e vestidas em trapos com cheiro idem fazem isto porque gostam me internem que eu perdi todo o meu senso.

5. Me lembro de uma esquete que o Pânico na Tv fez há algum tempo. Colocou em dois pontos da cidade uma atriz fantasiada de dondoca com sua cachorrinha poodle e um ator fantasiado de mendigo (não era o "Mendigo", era outro ator com outra fantasia, mais realista). A perua arrumou até passagem de táxi enquanto o mendigo ganhou uns centavinhos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2007, 10:40:08 »
3. Eu não dou esmola em dinheiro nem pra um nem pra outro, geralmente pra pessoas que me peçam dinheiro e que sejam realmentemoradores de rua eu pergunto eu pago um lanche ou compro uma quentinha e entrego a esta pessoa. Só não dou dinheiro porque sei que, se for criança, vai entregar prum velho filho da puta que fica em casa vendo tv e cheirando pó, e se for para alguém mais velho vai acabar sendo gasto em bebida ou drogas, o que é ruim para a própria pessoa.
Problema resolvido. Melhor forma de agir.

Mas que aquele "Deus te abençoe" mata, ah mata…  :hihi:

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2007, 22:35:55 »
Eu sou contra dá esmola em dinheiro a alguém.Já fiz muito isso, mas já parei.Melhor fazer uma doação a uma instituição como "Armazém da Caridade" (que oferece ajuda direta) do que ficar ouvindo estórias de mães com filhos com câncer em ônibus.Existe muita gente desonesta no mundo e é melhor saber como está sendo aplicado seu dinheiro.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Fabi

• Visitante
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2007, 22:52:30 »
Mas nem dinheiro a instituição é garantia de que vai ser usado devidamente...você viu aquela (ong) quadrilha que usava pessoas com câncer pra arrecadar dinheiro e comprava carros e casas?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2007, 02:26:45 »
Eu sou contra dá esmola em dinheiro a alguém.Já fiz muito isso, mas já parei.Melhor fazer uma doação a uma instituição como "Armazém da Caridade" (que oferece ajuda direta) do que ficar ouvindo estórias de mães com filhos com câncer em ônibus.Existe muita gente desonesta no mundo e é melhor saber como está sendo aplicado seu dinheiro.

em são paulo ainda por cima, o que não falta é sujeito que no final do expediente bota a muleta no ombro e sai andando.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!