Autor Tópico: Editorial da SciAm  (Lida 1080 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Editorial da SciAm
« Online: 13 de Novembro de 2006, 15:26:37 »
Tenho percebido que o debate Ciência vs. Religião tem estado em maior evidência
na mídia ultimamente. Uma prova disso é o recente editorial da Scientific American
de outubro (edição  americana). Nem sempre concordo com a contundência com que o
Dawkins, por exemplo, ataca a religião, mas esse editorial me deixou realmente
irritado e me motivou a escrever essa breve análise (enquanto meu programa fica
gerando resultados - para não pensarem que fico só vagabundando :) ).
O título do editorial é "Let there be light" ("Que faça-se a luz") e sua mensagem
central é expressão da crença dos editores de que  a ciência e a religião podem
conviver de forma pacífica. Esse editorial exibe exemplos claros de raciocínio
defeituoso. Algo que eu nunca esperava de uma revista como a SciAm. Cito abaixo
alguns trechos:

Cosmology, geology and evolutionary biology flatly contradict the literal truths
of creation myths from around the world. Yet the overthrow of religion is not a part
of the scientific agenda. Scientific research deals in what is measurable and
definable; it cannot begin to study what might lie beyond the physical realm or to
offer a comprehensive moral philosophy.

Isso meus amigos, é um Espantalho: "A ciência estuda o que é físico. A religião
se preocupa com o que não é. Portanto, elas não podem entrar em conflito."
Esse argumento poderia ser válido em relação ao deísmo ou ao pantéismo, mas
não ao teísmo.
O problema, como indicou o próprio Dawkins, é que o teísmo não se preocupa
somente com o que está além do físico. Se deuses existem e agem sobre o mundo, então
eles interferem no mundo físico.
Suas ações deveriam deixar rastros no universo. Só que até hoje nenhuma
evidência de ação de um ser inteligente (além do homem, claro) foi jamais encontrada.
Se um guru consegue levitar, isso é um fenômeno físico. Se alguem transforma água em
vinho, isso é um fenômeno físico. Se alguem reza pedindo uma cura impossível e é atendido,
isso também é um fenômeno físico. Realmente, a ciência não busca derrubar a religião.
Ela faz isso de forma acidental. Outro aspecto: realmente a ciência não oferece uma
filosofia moral. Mas a filosofia moral das religiões costuma ser problemática e
excessivamente rígida (no sentido de não evoluir) devido aos dogmas. Em todo caso, seria
melhor deixarmos o estudo da filosofia para os filósofos, não para os teólogos. A falácia
nesse caso é alegar que a existência de uma filosofia moral justifica toda a bagagem
de superstição religiosa.

Outro trecho:

Which philosophy an individual embraces is a personal choice, not a dictate of
science. Science is fundamentally agnostic, yet it does not force agnosticism even
on its practicioners.

Por filosofia, acredito que eles se referem a uma Metafísica e a uma Ética. O problema
da primeira frase é a idéia de "escolha pessoal" ("personal choice"). O fato é que
na grande maioria das vezes, a religião de um indivíduo não é uma questão de escolha,
mas de influência cultural e indoutrinação durante a infância. A segunda frase também
é problemática. Aliás, ela está simplesmente errada: em ciência não existem verdades
absolutas. A prática científica exige uma crítica constante dos resultados e métodos.
Se alguem é intelectualmente honesto e tenta aplicar os mesmo padrões para as alegações
teístas, o agnosticismo acaba surgindo naturalmente. Novamente, isso não se aplica ao
deísmo e ao panteísmo.

No parágrafo seguinte:

No matter how earnest their testimonies, when researchers write about their faith in
God, they are not expressing a strictly scientific perspective. Rather they are
struggling, as people always have, to reconcile their knowledge of a dispassionate
universe with a heartfelt conviction in a more meaningful design.

Em outras palavras, quando pesquisadores falam de sua fé, eles estão tentando racionalizar
sua angústia existencial. A última frase chega a ser ridícula: o fato de alguem acreditar
em unicórnios cor-de-rosa não vai fazer com que eles existam. Um cientista que pense
assim (e são muitos) está "duplipensando". Um intelectual que pense assim está sendo
desonesto consigo mesmo. No final existe a velha questão do "sentido
de tudo"...

Nas últimas linhas, os editores escrevem:
Our attention should focus not on the illusory fault line between science and religion
but on a political system that too often fails to engage with the real issues.

Ou seja, eles dizem que o debate entre ciência e religião é irrelevante. Isso em
um mundo onde a ajuda do governo americano ao combate à AIDS na África é condicionada
a programas de abstinência sexual - por motivos religiosos. Onde a Igreja Católica
afirma diariamente que a camisinha não protege contra a AIDS - por motivos religiosos.
Onde terroristas se explodem em centros urbanos - por motivos religiosos. Onde o
casamento entre homossexuais é proibido - por motivos religiosos. Onde a pesquisa
sobre células-tronco é proibida - por motivos religiosos. Francamente! Eu diria que
o debate Ciência x Religião não só é relevante, como necessário.
Comentários?

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Editorial da SciAm
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:25:26 »
Eu me decepcionei um bocado com a SciAm brasileira desde que eles começaram a aceitar anúncios de livros de pseudo-ciência, misticismo e auto-ajuda. Escrevi cartas reclamando disso aos editores e até agora, nada.

Em outras palavras: excelente comentário. Posso assinar embaixo, literalmente?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:32:39 »
Eu me decepcionei um bocado com a SciAm brasileira desde que eles começaram a aceitar anúncios de livros de pseudo-ciência, misticismo e auto-ajuda. Escrevi cartas reclamando disso aos editores e até agora, nada.

Claro! Faltou eu mencionar que essa edição da SciAm tem também uma crítica muito
boa de George Johnson sobre o livro do Dawkins, "The God Delusion", junto com outros livros
com temas semelhantes. Ele diz algo semelhante ao que escrevi:
The idea of an apartheid of two separate but equal metaphysics may work as a psychological
coping mechanism, a way for a believer to get through a day at the lab. But theism and materialism
don't stant on equal footings. The assumption of materialism is fundamental to science
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:42:34 »
Concordo, Manhattan! O debate é necessário, pois as visões religiosas estão bastante presentes em questões importantes, como eutanásia, aborto, métodos contraceptivos, células tronco...e até o maldito criacionismo! Cada vez mais religiosos estão se envolvendo em decisões cruciais pro Estado; além de que, muitos desses, de forma manipuladora distorcem informações científica e exercem função de professores e/ou curandeiros. 
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:45:37 »

veja pelo lado bom: pseudociencia patrocinando divulgação científica de qualidade... até de certa forma cavando a própria tumba, ou ajudando a pagar os cavadores.......

... na falta de patrocinadores melhores... ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2006, 18:53:12 »
Cavadores até certo ponto.  Eles também tem a ganhar com uma política e uma sociedade mais sérias.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:15:57 »
... na falta de patrocinadores melhores... ?

Fechar os olhos e estender a mão, heim? Bom, não posso negar a eficácia dessa tática de sobrevivência na selva editorial brasileira. Mas me dá engulhos. :hmph:

Para não dizer: que moral um editor desses teria para recusar uma matéria com um ponto de vista que beire a pseudo-ciência -- como aliás já foi comentado aqui no Fórum algumas semanas atrás, naquela edição da Etno-matemática? Nesse contexto não é tão estranho que o editor da SciAm gringa (que, segundo ouvi dizer, também tem anúncios suspeitos) tenha escrito aquela peça apologética. E aí é que mora o perigo.

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:47:02 »

Eriol

• Visitante
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2007, 20:42:30 »
um amigo me passou... mas deve ser pros "latinos" estadunidendes...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:09:34 »
Isso meus amigos, é um Espantalho: "A ciência estuda o que é físico. A religião
se preocupa com o que não é. Portanto, elas não podem entrar em conflito."
Esse argumento poderia ser válido em relação ao deísmo ou ao pantéismo, mas
não ao teísmo.
O problema, como indicou o próprio Dawkins, é que o teísmo não se preocupa
somente com o que está além do físico. Se deuses existem e agem sobre o mundo, então
eles interferem no mundo físico.
Suas ações deveriam deixar rastros no universo. Só que até hoje nenhuma
evidência de ação de um ser inteligente (além do homem, claro) foi jamais encontrada.
Se um guru consegue levitar, isso é um fenômeno físico. Se alguem transforma água em
vinho, isso é um fenômeno físico. Se alguem reza pedindo uma cura impossível e é atendido,
isso também é um fenômeno físico. Realmente, a ciência não busca derrubar a religião.
Ela faz isso de forma acidental.

Muito bom.  :)

Penso que, hoje, falar que "ciência e religião precisam dar as mãos" beira o politicamente correto. É algo até bonito de se dizer, mas se questionarmos mais profundamente o assunto…

Acho que as pessoas devem ter as suas religiões, se isso fizer bem para elas. Podem acreditar em deuses, em homeopatia, em astrologia, em políticos. Cada deve saber o que é bom para si mesmo. Mas não acho que seja possível dizer que pessoas assim possam possuir uma "postura científica", de frequente questionamento, de mentalidade aberta para novas opiniões. Fé, por definição, é acreditar sem questionar.

Com certeza existem cientistas fantásticos que são religiosos, mas estes devem fazer uma verdadeira repartição na suas mentes para adotar um postura próxima ao método científico no laboratório e outra diferente na Igreja. Até penso ser normal que o sujeito acredite "em uma força sobrenatural", talvez ele pense que tem evidências - mesmo que pessoais - pra isso. Mas ser, por exemplo, católico, acreditar em todos os dogmas, acreditar de maneira séria em uma Igreja específica, parecer ser algo muito forte para aceitar quando se escuta tudo com um bocado de racionalidade e pensamento crítico. Não consigo imaginar como seria possível levar a sério estas coisas sem abrir mão de um pensamento questionador "de cientista".

Imagino que, estes caras, quando entram no laboratório (ou onde for), deixam os deuses do lado de fora dele. Quando vão embora, pegam os deuses novamente. Só assim... Mas talvez eu esteja errado. ;)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 13:24:47 por Ricardo M »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!