Autor Tópico: Bolsas de Estudo!  (Lida 460 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Bolsas de Estudo!
« Online: 13 de Novembro de 2006, 20:50:59 »
Olá amigos,

Este tópico tanto serviria na área de política quanto na de ciência, eu preferi postá-lo no tópico ciência porque acho que tem mais afinidade com a área. O que os amigos acham do governo criar um programa de bolsas de graduação e pós graduação em campos estratégicos da ciência e da tecnologia para que o país pudesse formar quadros qualificados de alto nível. Através de um exame nacional poderia se aferir quem seriam os melhores alunos para se mandar ao exterior, faria-se um contrato comprometendo os formandos a trabalharem em empresas, institutos e Universidades Nacionais por um período mínimo de tempo. Esses formados multiplicariam o conhecimento passando para outros alunos capacitados e com sorte em uma década teríamos um quantitativo de profissionais altamente qualificados e prontos para atender a demanda por mão de obra qualificada de alto nível. Isso estimularia o crescimento economico do país e desenvolveria a tecnologia nacional. O que os amigos acham da idéia? É viável?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Bolsas de Estudo!
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2006, 03:34:33 »
Arquimedes,
Olá. Quanto a sua idéia das bolsas, já existem programas semelhantes em diversas universidades e institutos de pesquisas. Eu mesmo já passei um ano na Alemanha por conta de um programa desses voltado para a graduação, embora essas oportunidades sejam mais freqüentes na pós-graduação.
A diferença entre o que você sugeriu e o que ocorre de fato é de escala: Esses programas não são nacionais, os participantes selecionados são comparados com concorrentes dentro de suas próprias universidades, e isso ocorre de maneira semelhante em diversas universidades; acho que assim funciona melhor do que tentar aplicar uma prova nacional, até por que pode-se aumentar a diversidade de oportunidades, uma vez que cada universidade daqui discute sua política de intercâmbios com institutos estrangeiros de sua escolha. O triste fato é que embora isso melhore substancialmente o pessoal acadêmico, pouco se traduz em crescimento econômico e investimento em tecnologia. 
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!