Autor Tópico: Ondas cerebrais  (Lida 2493 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Ondas cerebrais
« Online: 14 de Novembro de 2006, 19:00:15 »
       Alguém aí sabe me explicar, afinal, o que são as ondas cerebrais? São ondas eletromagnéticas, mecânicas, sonoras, de choque? Algumas pessoas diziam que os espiões norte-americanos tinham uma máquina capaz de dedectar e ler as ondas cerebrais e que a única maneira de manter a privacidade é usar um "capacete" de papel alumínio. Mas estudantes do MIT ( Instituto Tecnológico de Massachusets ) fizeram um teste e descobriram que na verdade, o capacete de papel alumínio facilita a detecção das tais ondas cerebrais. Não estou discutindo a existência desse leitor de ondas cerebrais "usado" pelos espiões. Mas sim o que são ondas cerebrais.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Ondas cerebrais
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2006, 21:55:30 »
Aguardo o post do Danniel ou do Nightmare por aqui...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2006, 22:35:15 »
[opinião de leigo]

Onda cerebral não é apenas o termo dado à onda formada pela monitoração da atividade cerebral, como o registro de um eletroencefalograma?

[/opinião de leigo]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:54:37 »
O cérebro produz eletromagnetismo, que pode ser registrado por EEG, o que aliás não é lá tecnologia muito avançada.  São cerebrais porque vem do cérebro, mas até onde se sabe é simples eletricidade mesmo.  Como disse o Tash.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2006, 02:09:14 »
Onda cerebral não é apenas o termo dado à onda formada pela monitoração da atividade cerebral, como o registro de um eletroencefalograma?
É isso mesmo. É só o traçado da atividade elétrica cerebral, que tem características típicas dependendo do local aonde é detectada.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2006, 03:12:25 »
Stéfano,
É isso mesmo. É só o traçado da atividade elétrica cerebral, que tem características típicas dependendo do local aonde é detectada.
Os traçados de duas pessoas diferentes exibem diferenças marcantes, a ponto de se poder identificá-las a partir de sua atividade elétrica cerebral?
Outra pergunta: Você sabe algo sobre estudos a respeito da consciência feitos, salvo engano, pelo Francis Crick, físico da dupla que descobriu o DNA, nos quais um "anti-sinal" aplicado sobre o cérebro seria capaz de anular a consciência de si mesmo do voluntário ou isso é pura balela? 
« Última modificação: 15 de Novembro de 2006, 03:59:39 por Thufir_Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2006, 05:08:13 »
Outra pergunta: Você sabe algo sobre estudos a respeito da consciência feitos, salvo engano, pelo Francis Crick, físico da dupla que descobriu o DNA, nos quais um "anti-sinal" aplicado sobre o cérebro seria capaz de anular a consciência de si mesmo do voluntário ou isso é pura balela?

:P Um anti-sinal de quantos Newtons?  Ou por acaso seria um sinal elétrico ou sonoro?

Pela lógica, estímulos suficientemente fortes sobre o cérebro podem sim anular a consciência de si mesmo de alguém. Mesmo que normalmente isso seja descrito simplesmente como levar porrada na cabeça ou ser eletrocutado.

É verdade que Francis Crick procurava um modelo neurobiológico para descrever o fenômeno da consciência (veja no Google). Mas ele com certeza já sabia que é possível causar inconsciência com estímulos no cérebro antes mesmo de estudar o assunto.

« Última modificação: 15 de Novembro de 2006, 05:16:59 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2006, 10:28:53 »
As ondas cerebrais são ondas eletromagnéticas causadas pela atividade dos neurônios. Grosso modo, a propagação
de um impulso em um neurônio envolve (entre outras coisas) a passagem de íons através da membrana celular.
Isso implica em movimento de cargas, o que gera a emissão de ondas eletromagnéticas (bem fracas), que podem
ser captadas por eletrodos. Quanto ao trabalho de Francis Crick, não sei, mas algo que pode estar relacionado
a isso é a técnica de estimulação magnética de certas áreas do cérebro. Ver:
http://en.wikipedia.org/wiki/Transcranial_magnetic_stimulation#How_TMS_affects_the_brain
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2006, 14:37:56 »
Sendo assim, essas ondas eletromagnéticas não interferem em nada fora do cérebro?

(Só uma perguntinha básica! :D )
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2006, 17:06:06 »
Sendo assim, essas ondas eletromagnéticas não interferem em nada fora do cérebro?

(Só uma perguntinha básica! :D )

(Aviso: nunca estudei isso em detalhes, algumas conclusões minhas podem estar erradas.)

Em princípio sim, mas na prática elas são fracas demais para serem detectadas à distância.
Imagine que você queira fazer um aparelho sensível o suficiente para detectar ondas cerebrais de alguem
posicionado a alguns metros de distância. Para isso você precisaria estudar o espectro de emissão e projetar
uma antena que pudesse captar os sinais cerebrais. O problema (e aqui estou especulando) seria distinguir
entre os sinais do cérebro e os sinais de outros órgãos. Afinal, a atividade dos músculos, por exemplo, também
gera sinais  elétricos (os tubarões usam esses sinais para detectar presas). Haveria também o problema de interferência de rádio, cujos sinais provavelmente são muito mais intensos que os sinais biológicos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2006, 17:54:37 »
    Dr. Manhattan, só por curiosidade, as ondas cerebrais estão em que faixa de freqüência do espectro eletromagnético? São ondas de radio? Microondas? Luz visível ( quem sabe tão fraca que não possamos vê-la)? Raios X? Raios gama?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2006, 18:34:17 »
Dr. Manhattan, só por curiosidade, as ondas cerebrais estão em que faixa de freqüência do espectro eletromagnético? São ondas de radio? Microondas? Luz visível ( quem sabe tão fraca que não possamos vê-la)? Raios X? Raios gama?

Certamente devem ser ondas de rádio. googlegoogle... Vixe! São ondas de baixíssima frequência,
da ordem de 10 Hertz:
http://en.wikipedia.org/wiki/Brain_waves#Activity_types

Isso complica bastante o design do seu hipotético detector, pois o alcance do sinal emitido
pelo cérebro vai ser severamente limitado pela difração. Ou seja, a intensidade
das ondas cai rapidamente com a distância do cérebro. O melhor então é continuar usando
eletroencefalogramas...

Uma curiosidade: essa frequência de ondas de rádio é usada para comunicação com submarinos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Saguine

pois ela consegue ser detectada dentro do mar. Por causa do enorme comprimento de onda nesse
caso, o método de transmissão é bem diferente do usual[1]

[1] O comprimento de uma antena é determinado pelo comprimento de onda dos sinais que se
quer detectar. Esse comprimento é obtido dividindo-se a velocidade de propagação (no caso, a
velocidade da luz, c = 300000000 m/s) pela frequência. A antena tem que ter pelo menos metade
desse comprimento. Por exemplo, para transmitir em 100 MHz, a antena tem que ter pelo menos
1.5 metros. Para o caso de frequências Super Baixas, esse comprimento fica da ordem de milhares
de quilômetros!

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2006, 18:39:50 »
Uma correção a um post anterior meu: os eletrodos de uma máquina de EEG não detectam ondas eletromagnéticas,
mas simplesmente variações na voltagem em regiões do cérebro.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2006, 06:16:07 »

:P Um anti-sinal de quantos Newtons? Ou por acaso seria um sinal elétrico ou sonoro?

Pela lógica, estímulos suficientemente fortes sobre o cérebro podem sim anular a consciência de si mesmo de alguém. Mesmo que normalmente isso seja descrito simplesmente como levar porrada na cabeça ou ser eletrocutado.

É verdade que Francis Crick procurava um modelo neurobiológico para descrever o fenômeno da consciência (veja no Google). Mas ele com certeza já sabia que é possível causar inconsciência com estímulos no cérebro antes mesmo de estudar o assunto.

Stéfano, acho que não fui claro o suficiente em minha pergunta. Li sobre o tal estudo numa matéria de fonte pouco confiável (por isso quis me certificar com alguém que, ao que parece, entende do assunto). Já faz algum tempo, mas até onde me lembro, o que ocorria era que uma vez que o experimento era realizado sobre os voluntários, eles continuavam ilesos mas perdiam a noção de individualidade, não sofriam desmaios ou coisa parecida. Pelo que compreendi, o estímulo era de ordem eletromagnética.
Achei isso muito estranho e não dei muito crédito, mas como estava envolvido o nome do Francis Crick, fiquei com uma pulga atrás da orelha.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2006, 07:34:05 por Thufir_Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!