Investigadores do Instituto Pasteur em Paris anunciaram a descoberta de um analgésico natural na saliva humana, chamado
opiorfina, que segundo dizem é
seis vezes mais potente que a
morfina.
A substância, chamada opiorfina, poderia dar lugar a uma nova geração de analgésicos naturais que aliviariam o dor tão bem como a morfina, porém sem os tradicionais efeitos secundários desta droga.
Quando os investigadores injetaram um composto químico indutor da dor nas patas de ratos, com 1,0 grama de opiorfina por quilograma de peso corporal alcançou-se o mesmo nível analgésico que com 3,0 gramas de morfina.
“Seus efeitos supressores da dor são como os da morfina”, comenta Catherine Rougeot, do Instituto Pasteur em Paris, França, que foi quem dirigiu a investigação. “Porém temos que calibrar seus efeitos secundários já que não se trata de um analgésico puro. Também poderia ser uma molécula antidepressiva”.
Rougeot e seus colegas descobriram que a opiorfina atua nas células nervosas da coluna vertebral detendo a destruição normal dos opiáceos naturais ali existentes, chamados encefalinas.
A opiorfina é uma molécula tão simples que poderia ser sintetizada e produzida em grandes quantidades sem a necessidade de extraí-la a partir da saliva, explicou Rougeot. Outra alternativa seria a de encontrar fármacos que forçassem o corpo do paciente a produzir por si mesmo um número maior destas moléculas.
Referência: Proceedings of the National Academy of Sciences (vol 103)
www.pnas.org