Autor Tópico: Alguma alternativa ao msn?  (Lida 2039 vezes)

Offline Lint

• Nível 10
  • *
Re: Alguma alternativa ao msn?
« Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2006, 04:01:24 »
no Linux eu uso o kopete, o instant messenger que vem com o KDE
é show de bola, abre msn, icq, yahoo, aim, etc.... tudo numa janela só
o amsn não era só pra msn?

reza a lenda que existe um programa/rede chamado jabber que permite que você se comunique com todos os seus instant messengers decorando apenas uma senha.... o jabber (programa) armazena todas as suas senhas de icq, msn e etc no servidor, assim, quando você conecta no servidor do jabber ele automaticamente conecta no icq, no msn e seja mais aonde você tenha configurado... mas eu nunca tentei isso pq não tenho Windows :(

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Novembro de 2006, 06:35:59 »
meebo faz isso também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 21 de Novembro de 2006, 07:53:59 »
Jabber é um PROTOCOLO, não um programa; aliás, é o protocolo que o Meebo usa para se conectar à comunicação com contatos do Gmail (e, suspeito, do orkut também).  Ele foi sim construído para ser capaz de se comunicar com outros instant messengers como o ICQ e o MSN.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabber
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Novembro de 2006, 11:31:45 »
Navegando no site da UOL, vejo: http://messenger.uol.com.br/

O interessante é que ele é licenciado sob a GPL.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
« Resposta #29 Online: 22 de Novembro de 2006, 10:19:23 »
Jabber é um PROTOCOLO, não um programa; aliás, é o protocolo que o Meebo usa para se conectar à comunicação com contatos do Gmail (e, suspeito, do orkut também).  Ele foi sim construído para ser capaz de se comunicar com outros instant messengers como o ICQ e o MSN.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabber

Existe (ou existia) o jabber instant messenger, ou algo assim. Porém como é um protocolo GPL existem inúmeros clientes para ele! :D
Existe o gajim http://www.gajim.org/ bem parecido com o gaim.
Lembrando que alguns servidores do Jabber aceitam que você use o msn e icq (não sei se tem outros) através deles...

Navegando no site da UOL, vejo: http://messenger.uol.com.br/

O interessante é que ele é licenciado sob a GPL.

Quem se lembra do "ComVc"? :hihi:
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:19:29 »
Lembrando que alguns servidores do Jabber aceitam que você use o msn e icq (não sei se tem outros) através deles...
Cara, quantos o servidor implementar. Esse é o recurso de "gateways" ou transporte do Jabber. Mas enfim, na prática nunca achei um servidor que preste para isso.

Quem se lembra do "ComVc"? :hihi:
Haha... Tinha 3 pessoas no meu comvc, mas eu adorava! :D
« Última modificação: 22 de Novembro de 2006, 14:23:30 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:34:52 »
Cara, quantos o servidor implementar. Esse é o recurso de "gateways" ou transporte do Jabber. Mas enfim, na prática nunca achei um servidor que preste para isso.

Já tentei usar também, mas é bem mais fácil configurar a conta no seu protocolo certo, por isso não largo mão do gaim. Mas que funciona, até que funciona! :P

Haha... Tinha 3 pessoas no meu comvc, mas eu adorava! :D

O ComVc até que era legal, lembro até hoje o p... susto que eu levei quando ouvi aquele assovio pela primeira vez! hahaha Quase cai da cadeira, o volume tava quase no último.

Mas o melhor dos protocolos na minha opnião é o Jabber, pena que pouca gente usa! :S Espero que agora com o Gtalk apareça mais pessoas interessadas! :D

http://web.archive.org/web/20001109120100/http://www.uol.com.br/comvc/
:D

Nossa, nostálgico! =D Na época eu ainda frequentava batepapos pela internet... (eu tinha 13 anos, gente... :P ) Era a pergunta clássica, "vc tm icq ou comvc?"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:37:45 »
Lembra do "quer tc?" ? :D

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:45:20 »
Claro, várias abreviações... Mas todas as conversas começavam assim:

- Oi, qr tc?
- Sim... tc d ond??
- Júpiter e vc?
- Saturno,ql seu nome?
- Jupiteriano eo seu?
- Saturniana!
- Ah... oq gst d fzer?

E pelo menos naquela época e com a molecada da minha idade, se tu chamasse outro garoto pra teclar era chamado de gay! :D O único jeito era esperar uma garota entrar e torcer pra ser escolhido entre a chuva de "qr tc?" que ela recebia...
Alguns até arriscavam convites mais elaborados, mas como demoravam mais, acabavam pra trás! :D

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #35 Online: 22 de Novembro de 2006, 23:05:42 »
pera, pera, pera..
quer dizer que não existe um programa próprio chamado "jabber" pra Windows??

sem achei que existisse o_O
que fosse justamente um programa que além de fazer uso do protocolo próprio, ainda permitisse que você usasse todas as outras redes também.... se é um protocolo então você precisa fazer alguma coisa pra que a autenticação do MSN de Windows seja feita via jabber, talvez um plugin ou coisa parecida, pra quando você logar via jabber (sabe-se lá com oq, já que não tem prog?) no servidor ele permita execução do msn/icq/etc...???

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Novembro de 2006, 07:09:48 »
Eu acho que existia, mas procurei e não achei. Bom fica a dúvida! =D
Mas acho que não há necessidade de existir um programa próprio, já que o protocolo é código aberto, qualquer um pode fazer um cliente para ele! :D Essa é a vantagem do GPL.

Bom, pra se conectar ao msn via Windows você precisa achar um servidor que seja compátivel com isso.
Lista antiga com mais detalhes: http://www.jabber.org/network/oldnetwork.shtml
Lista nova: http://www.jabber.org/user/publicservers.shtml

E um cliente que também seja compátivel.
http://www.jabber.org/software/clients.shtml

E um bom tutorial! :D
http://falamansa.wordpress.com/2006/08/21/conectando-na-rede-do-msn-via-google-talk/

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Novembro de 2006, 15:16:52 »
Pois é, todos os instant messengers do Linux suportam o jabber, mas pô... o Brasil tá dominado pelo msn
todos os outros instant messengers são opcionais: icq, google talk, jabber e cia.. atualmente no meu icq tem 3 pessoas online, e um sem-fim de pessoas no msn..

O bizarro foi vc falando "não acho que precise dum programa pra ele, qualquer um pode fazer um programa pra ele pq ele é aberto" <- ou seja, você concorda que precisa-se desenvolver um software pra usar o protocolo, não que ele seja necessáriamente de quem inventou o protocolo :)

Vários amigos meu tentaram migrar pra Skype e/ou Google Talk, mas todos voltaram atrás.. esse pessoal do Linux é tudo lunático :o

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Novembro de 2006, 16:53:50 »
Google talk usa jabber como protocolo.... Se não me engano o plugin para jabber do kopete tem suporte a voip. Bom, isso é o que dizem, há um tempo atrás eu tentei compilar e não consegui.

O bizarro foi vc falando "não acho que precise dum programa pra ele, qualquer um pode fazer um programa pra ele pq ele é aberto" <- ou seja, você concorda que precisa-se desenvolver um software pra usar o protocolo, não que ele seja necessáriamente de quem inventou o protocolo :)
Cara, acho que o que ele quis dizer é que fica mais fácil fazer um programa porque além do protocolo estar especificado, você não corre risco de ser processado.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Novembro de 2006, 02:57:17 »
Pois é, todos os instant messengers do Linux suportam o jabber, mas pô... o Brasil tá dominado pelo msn
todos os outros instant messengers são opcionais: icq, google talk, jabber e cia.. atualmente no meu icq tem 3 pessoas online, e um sem-fim de pessoas no msn..

Vários amigos meu tentaram migrar pra Skype e/ou Google Talk, mas todos voltaram atrás.. esse pessoal do Linux é tudo lunático :o

É, o protocolo do MSN é praticamente inútil, porém todos gostam de suas frescuras. Eu particularmente prefiro o jabber o yahoo.

Bom, a questão do Jabber eu quis dizer algo assim:
Como o Jabber tem código aberto, qualquer um que saiba programar pode analisa-lo e criar um cliente com o máximo dos recursos do protocolo, entende?
No caso do MSN, é um protocolo fechado e por isso muitos IM ainda tem dificuldade de usar alguns recursos dele, tudo é descoberto através de engenharia reversa, o que é bem trabalhoso.
O Jabber até pode ter tido um client "oficial" no começo, mas depois isso ficou praticamente inútil devido ao monte de outros clientes que apareceram, saca? A comunidade começou a desenvolver algo que ela mesma queria, por isso que eu acho vantajoso o GPL pro usuário final! :D

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #40 Online: 25 de Novembro de 2006, 03:12:26 »

É, o protocolo do MSN é praticamente inútil, porém todos gostam de suas frescuras. Eu particularmente prefiro o jabber o yahoo.

Bom, a questão do Jabber eu quis dizer algo assim:
Como o Jabber tem código aberto, qualquer um que saiba programar pode analisa-lo e criar um cliente com o máximo dos recursos do protocolo, entende?
No caso do MSN, é um protocolo fechado e por isso muitos IM ainda tem dificuldade de usar alguns recursos dele, tudo é descoberto através de engenharia reversa, o que é bem trabalhoso.
O Jabber até pode ter tido um client "oficial" no começo, mas depois isso ficou praticamente inútil devido ao monte de outros clientes que apareceram, saca? A comunidade começou a desenvolver algo que ela mesma queria, por isso que eu acho vantajoso o GPL pro usuário final! :D

Ei, o protocolo do MSN é bonitão e charmoso! :P Ele nasceu com uma proposta legal, ganhou frescuras por apelo público apenas. O MSN não é fechado, o protocolo não é encriptado, é apenas não-documentado. Não foi feita engenharia reversa nele, apenas ficaram lendo as transações e documentando "pela primeira vez" o protocolo.

O Jabber é modular, não é "frescura-proof", logo logo alguma rede (cof, Gtalk) vai tornar ele tão fútil quanto o atual MSNP13

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Novembro de 2006, 04:33:30 »
Na verdade, encriptar ou não o protocolo não define se ele é aberto ou fechado, o protocolo https, por exemplo, é criptografado e no entanto é aberto e definido por RFC... Assim como o do bit torrent, ou do SSH
Todos os protocolos de IM que eu saiba são fechados, salvo o caso do Jabber
Eu acho que a única coisa que o MSN fez pra conquistar o público foi vir junto com o Windows... aí todo mundo que começou a acessar internet de 98 pra cá acabava usando MSN ao invés de ICQ
E claro que a microsoft fez o possível pra dar uma "mãozinha" pra acabar com o ICQ, fazendo o MSN abrir automáticamente no Windows querendo-você-ou-não, e pra melhorar não dava nem pra achar ele nos lugares costumazes de auto-inicialização (registro do windows e/ou pasta Iniciar), só abrindo o programa e mexendo na configuração, sem falar que o ICQ era grandinho, quase 4mb se não me engano (isso o 98) em época de modem era uma eternidade...

Um protocolo aberto é necessariamente um protocolo documentado por quem o desenvolveu e disponibilizado para o público, e, no caso dos da internet, muitas vezes baseado num RFC (eu diria todos, mas isso não implica que um protocolo não seja aberto caso não esteja definido num rfc)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!