Autor Tópico: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública  (Lida 1141 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
MEC volta a debater ensino religioso na rede pública
« Online: 15 de Novembro de 2006, 18:06:56 »
14/11/2006 - 09h47
MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

LUCIANA CONSTANTINO
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Previsto na Constituição e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de forma facultativa, o ensino religioso em escolas da rede pública voltará ao debate no início do próximo mês, quando o Ministério da Educação fará um evento para discutir temas ligados à diversidade e à inclusão educacional.

Ontem, professores e pesquisadores se reuniram na Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) para iniciar as discussões sobre os principais pontos a serem tratados no seminário "Os desafios do ensino religioso como área do conhecimento no contexto escolar", marcado para 4 e 5 de dezembro.

"Queremos aproveitar o ambiente rico da educação para tentar fazer com que as várias visões de mundo conversem. O ensino religioso, a partir de uma visão ecumênica, tem a potencialidade de discutir a tolerância e o pluralismo", diz Ricardo Henriques, secretário da Secad. Ele descarta a obrigatoriedade da disciplina ao lembrar que as bases para o debate serão a Constituição e a LDB.

Afirma ainda que o ensino religioso será um dos 14 temas a serem tratados entre 4 e 8 do próximo mês. Estará ao lado de diversidade sexual, educação indígena, gravidez na adolescência e direitos humanos.

A Constituição prevê o ensino religioso como disciplina em horário normal das escolas públicas de ensino fundamental, porém com matrícula facultativa. Já a LDB, em vigor desde 97, mantém claramente a matrícula facultativa e assegura "o respeito à diversidade cultural religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo".

Cabe aos Estados e municípios regulamentarem os procedimentos para definir o conteúdo. Para o professor e pesquisador José Sérgio Junqueira, que participou da reunião ontem, a idéia é discutir a religiosidade dentro de um contexto que inclui direitos humanos, diversidade e pluralidade. "A religiosidade é mais ampla."

São Paulo

As aulas de ensino religioso começam no ano que vem na rede municipal de São Paulo. A freqüência será facultativa aos alunos e as aulas ocorrerão fora do período normal curricular.

O objetivo é dar um curso de cunho multirreligioso. Os professores podem ser habilitados em qualquer disciplina (de matemática a história). Segundo a Secretaria Municipal da Educação, cada escola definirá dia e horário das aulas, que serão dadas para alunos da 1ª à 8ª série.

Já na rede estadual, o ensino religioso é ministrado desde 2002 na 8ª série, uma vez por semana, dentro da grade curricular, e também é facultativo. A secretaria diz que há 470.850 alunos na 8ª série da rede, mas não sabe dizer quantos participam da aula de religião. Os professores devem ter licenciatura em história, filosofia ou ciências sociais. São 3.063 docentes que dão aulas da disciplina na rede. O conteúdo visa aprofundar a história das religiões.

Colaborou DANIELA TÓFOLI , da Reportagem Local

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19094.shtml

A meu ver é essencialmente a ressurreição de educação moral e cívica* mas dando um outro nome e colocando indevidamente bagagem sobrenatural desnecessária.

* Não sei como eram mesmo essas aulas, então não sei se seria propriamente uma ressurreição delas tal como já foram, mas acho que algo com a mesma intenção disso que propõem para aulas de ensino religioso poderia ser ensinado sob o rótulo de educação moral e cívica, com exclusão do conteúdo sobrenatural, a despeito do que quer que tivesse sido o conteúdo dessa disciplina quando existia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2006, 12:30:13 »
Poderiam substitui-las por aulas de filosofia e torná-las então obrigatórias. Claro, as aulas seriam filosofias "light", ensinando coisas básicas como ética e cidadania.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:37:13 »
Acho que enquanto estas aulas forem facultativas, como ainda são, não há problema algum e de fato podem se tornar algo bastante positivo se forem ministradas com a devida isenção.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:52:48 »
Dar um curso multirreligiosa, essa é a parte difícil, pra não dizer impossível! Geralmente são teólogos que ministram aulas de religião, e eles possuem especialidades, são padres, pastores...Uma disciplina assim só seria válida se fosse dada por um professor de história, isento de tendências religiosas.

Quanto aos alunos, não vejo como forma de influência. Só sendo muito cordeirinho pra sofrer influência na pré-adolescência e adolescência!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2006, 22:46:17 »
Debate ecumênico? Para mim, já bastaria que os alunos tivessem a disciplina "Ética" no currículo para houvesse incentivo ao respeito a diversidade e a pluralidade.Discutir religião nada tem a ver com isso.Se ensino religioso pode, então porque a a disciplina "Ceticismo" (existe em escolas públicas de alguns países europeus) não entra também no currículo escolar?Ela ofereceria benefícios bem mais visíveis, como prevenir as futuras gerações contra Mães Dinahs e Edires Macedos...
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2006, 22:55:15 »
Para não falar dos demagogos "comuns".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dinei

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2006, 23:25:46 »
            Creio que não haja problema em ensinar religião nas escolas. O que não pode é obrigar alguem a ter uma religião. Acho que o ensino pode ser valido desde que ensine sobre várias religiões dando liberdade ao aluno de escolher o que mais agrada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2006, 23:44:42 »
Ei, você já se apresentou no tópico que existe para esse fim, Dinei?  Bem-vindo ao Clube Cético!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

danieli

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2006, 03:43:19 »
Poderiam substitui-las por aulas de filosofia e torná-las então obrigatórias. Claro, as aulas seriam filosofias "light", ensinando coisas básicas como ética e cidadania.

Eu realmente concordo com Fernando ;)

Offline Dinei

• Nível 00
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2006, 09:16:04 »
Não Luis Dantas. Nem sei onde fica essa area e obrigado pelas boas-vindas!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2006, 10:44:23 »
Dar um curso multirreligiosa, essa é a parte difícil, pra não dizer impossível! Geralmente são teólogos que ministram aulas de religião, e eles possuem especialidades, são padres, pastores...Uma disciplina assim só seria válida se fosse dada por um professor de história, isento de tendências religiosas.

[Poindexter]

Mesmo esse, poderia ensinar comun*smo.

[/Poindexter]

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:10:14 »
Debate ecumênico? Para mim, já bastaria que os alunos tivessem a disciplina "Ética" no currículo para houvesse incentivo ao respeito a diversidade e a pluralidade.Discutir religião nada tem a ver com isso.Se ensino religioso pode, então porque a a disciplina "Ceticismo" (existe em escolas públicas de alguns países europeus) não entra também no currículo escolar?Ela ofereceria benefícios bem mais visíveis, como prevenir as futuras gerações contra Mães Dinahs e Edires Macedos...

Concordo. Acho que deveria existir uma disciplina chamada "Filosofia e pensamento crítico", onde os
alunos recebessem alguma noção das diversas doutrinas filosóficas e aprendessm também a
encontrar falácias em argumentos e a distinguir idéias falseáveis das não-falseáveis. Se fosse feito
do jeito certo, isso ajudaria a "vacinar" os alunos contra políticos demagogos e charlatães.

...Nice dream...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!