Autor Tópico: DESCOBERTA A ENERGIA ESCURA?  (Lida 1580 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
DESCOBERTA A ENERGIA ESCURA?
« Online: 16 de Novembro de 2006, 05:48:00 »
Está programado para HOJE, dia 16 (Quinta-Feira), às 13:00 uma teleconferência entre a NASA e o Telescópio Espacial Hubble para anunciar a descoberta da energia escura!
Segundo o site da NASA
NASA will host a media teleconference with Hubble Space Telescope astronomers at 1 p.m. EST Thursday, Nov. 16, to announce the discovery that dark energy has been an ever-present constituent of space for most of the universe's history
Link para a notícia:
http://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/main/index.html
Só pra lembrar, não faz muito tempo a NASA anunciou a descoberta da matéria escura!
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: DESCOBERTA A ENERGIA ESCURA?
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2006, 07:55:15 »
Pelo visto, teremos grandes novidades.  :ok:

Fiquei intrigado com esse trecho:

that dark energy has been an ever-present constituent of space for most of the universe's history.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2006, 18:30:09 »
Se pegar a matéria escura.

Vamos montar o nosso reator Angra 4. :D

PS: Estou bricando...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2006, 19:09:44 »
http://www.nasa.gov/home/hqnews/2006/nov/HQ_06353_Hubble_Dark_Energy.html

Prossegue o mistério.
Não se avançou sobre a real natureza dessa "força".

De qualquer forma, a observação de seu comportamento em passado tão distante (9,0 bilhões de anos atrás) pode trazer luz para a solução do enigma.
Como já se suspeitava, sua atuação teria sobrepujado por essa época as interações gravitacionais, imprimindo uma expansão acelerada do Universo.
"Por quê?"

Chaves

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2006, 03:21:17 »
Realmente pouco se fez no sentido de esclarecer o que é a energia escura, mas mostrar que ela já atua a algum tempo dá  força à idéia de que ela é a tal constante cosmológica de Einstein. 1000 pontos pra ele! De novo... e olha que ele já saiu do jogo faz 51 anos!
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2006, 15:19:07 »
Se pegar a matéria escura.

Vamos montar o nosso reator Angra 4. :D

PS: Estou bricando...

Sò se matéria escura for algo quente, o que eu duvido. Você sabe como funciona um reater, certo?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2006, 15:19:39 »
Realmente pouco se fez no sentido de esclarecer o que é a energia escura, mas mostrar que ela já atua a algum tempo dá  força à idéia de que ela é a tal constante cosmológica de Einstein. 1000 pontos pra ele! De novo... e olha que ele já saiu do jogo faz 51 anos!

Albert Einstein era o cara!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2006, 12:35:18 »
O problema com este tipo de informação da NASA é a falta de conteúdo. Pelos links da NASA, ninguém pode julgar como, de fato, os dados foram interpretados. Eu sugiro não confiar demais nestas informações vagas.

Eu achei este paper, que é um pre-print onde é possível ver as análises e interpretações sobre esses dados da NASA.

New Hubble Space Telescope Discoveries of Type Ia Supernovae at z > 1: Narrowing Constraints on the Early Behavior of Dark Energy

Neste trabalho os autores assumem que o Universo é plano para tentarem achar as propriedades da energia escura, baseando essa premissa no fato de que um Universo plano com uma costante cosmológica ajusta os dados observados atualmente. Ok. Mas, ora, então a conclusão do paper, que é basicamente de que a energia-escura é (atua como) a constante cosmológica (por isso anunciaram como "descoberta da energia-escura") está embutida nas premissas. Isto é uma falácia lógica (Petitio Principii). Dando uma olhada no caso da matéria-escura, também anunciado recentemente, concluí que cometeram a mesma falácia.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2006, 13:28:07 »
O problema é se não for plano. ^^
Se não for, explica muita coisa.

Eu verei a conferência, obrigado. \o/

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2006, 15:38:53 »
Parece que muitos desses anúncios meio que sensacionalistas tem a ver com a busca de garantir fundos no orçamento do governo.

Lembram da bactéria marciana? O Clinton chegou a afirmar textualmente sua existência.
"Por quê?"

Chaves

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:52:26 »
Na verdade, as evidências que indicam que a geometria do Universo é Plana e que as galáxias estão acelerando a sua expansão só vinheram complicar as coisas.Vejam.A planura do Universo é descrita como uma característica do terceiro modelo da geometria do Universo prevista pelas soluções das equações de Friedmann, onde o Universo tem a densidade de massa crítica que coloca o Universo na fronteira entre a expansão eterna e um eventual colapso.Entretanto, isso só vale se a constante cosmológica for igual a zero.O problema é que temos evidências que o Universo está ACELERANDO sua expansão.Nenhum dos três modelos de Friedmann prevê isso!!!

Quer dizer, no caso da constante cosmológica ser diferente de zero, Friedmann prevê que qualquer tipo de geometria poderá ocorrer com qualquer tipo de evolução de tempo.Dúvida significativa sobre a geometria do Universo não existe mais, já que as evidências mais recentes apontam ela seria euclidiana (ver "Uma Nova História do Tempo" de Hawking & Mlodinow), mas a evolução de tempo permanece uma incógnita.Se a Teoria do Universo Inflacionário estiver correta, a densidade de massa do Universo está tão próxima da linha fronteira entre a expansão eterna e um eventual colapso, que não podemos dizer qual será o destino do Universo.

Quanto a energia escura, ela é outra incógnita.Quer dizer, alguns físicos confiam que o efeito dela não é uma nova força, já que seria apenas a gravidade na sua forma repulsiva.Talvez Einstein estivesse correto quanto previu que a gravidade se comportasse desse jeito maluco ao ter criado a constante cosmológica.Mas acontece que o se o volume de material comum aumenta, a densidade das partículas diminui, da mesma forma que a densidade de energia.Então, como poderia esta energia acelerar a expansão do Cosmo?Quando falamos do Falso Vácuo da teoria inflacionária, uma expansão é perfeitamente concebível.A densidade de energia do Falso Vácuo não é atribuída a densidade de partículas, mas aos campos de Higgs (a energia é armazenada no valor do campo de Higgs, não nas oscilações de campo).Mesmo com a expansão do Universo, a densidade permanece constante e a energia se acumula.Mas e no caso do Universo depois da inflação?

Não sei direito, mas li num livro de Richard Morris (“O que sabemos sobre o Universo”) que Hawking e Hartle bolaram umas equações para um Universo em expansão acelerada.Brian Greene também fala em “O Tecido do Cosmo” das propriedades de um campo de inflaton que transporta energia escura. Pelo o que entendi da explicação é que o campo de inflaton é um parasita gravitacional-ou seja, a matéria e a energia por elas transportadas aumentam com a expansão do espaço (quando o Universo se expande, a matéria e a radiação transferem energia para gravidade e o campo de inflaton adquire energia a partir da gravidade).Outra coisa, Hawking diz que a medida que o Universo se expande, ele se apropria da energia do campo gravitacional para criar mais matéria.Isso implica que, quando o Universo dobra de tamanho, tanto a energia da matéria e quanto a gravitacional dobram; entretanto o dobro de zero continua sendo zero!De certo, a afirmativa que a energia total do Cosmo é ZERO é apenas uma possibilidade, exceto se você considerar que o Universo é fechado (segundo o relativista Peter Bergman, num Universo com essa geometria, obrigatoriamente energia gravitacional negativa cancela exatamente a energia da matéria).De qualquer forma, com ou sem energia total ZERO, o princípio de conservação de energia permanece válido.

Não sei o que os físicos e entendidos no assunto do fórum acham dessa descrição (quem tiver opinião formada, por favor, opine!), mas o que entendi sobre as propriedades da energia escura e de um Universo em expansão acelerada foi isso.O que eu fico curioso é que alguns físicos (como Richard Morris) não aceitam essa descrição sobre o Universo em expansão acelerada, postulando que ela e a energia escura são, de fato, um mistério.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2007, 00:01:04 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:24:33 »
Huxley, e demais, algumas questões sobre as quais talvez vocês possam me clarear, e que penso estarem relacionadas ao post anterior.

Há algum tempo atrás, logo após os relatórios da WMAP, no ano passado, houve um debate no Cosmofórum (http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/) com um astrônomo, e a certa altura ele afirmou que já se podia dar como certo o fato de o Universo:
1) ser plano, possuir uma geometria euclidiana;
2) ser “aberto”, e portanto infinito.

Na seqüência, houve aqui no CC um debate sobre o mesmo tema, e foi levantado que sobre o fato de o Universo ser plano, ter uma geometria Euclidiana, todos concordam.

Porém ficou no ar que não se podia ainda afirmar ser ele “aberto”, infinito.

Lendo o livro “Cosmologia Física” lançado agora pela Editora Livraria Física, vários autores, lê-se na página 196:

3. O Universo é “aberto” ou “fechado”?
Tudo indica que a soma das densidades das componentes é igual à densidade crítica (Ômega), ou seja:
Ômega = 1

Assim, a geometria é Euclidiana e o Universo é aberto. E mais ainda, a aceleração da expansão pode provocar a desconexão causal de todos os observadores no futuro.

Afinal, já podemos dar como certo o fato de o Universo ser “aberto”?  :?:
E em caso afirmativo, disso poderíamos inferir que ele seja espacialmente infinito?  :?:
"Por quê?"

Chaves

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2007, 22:46:54 »
Huxley, e demais, algumas questões sobre as quais talvez vocês possam me clarear, e que penso estarem relacionadas ao post anterior.

Há algum tempo atrás, logo após os relatórios da WMAP, no ano passado, houve um debate no Cosmofórum (http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/) com um astrônomo, e a certa altura ele afirmou que já se podia dar como certo o fato de o Universo:

Na seqüência, houve aqui no CC um debate sobre o mesmo tema, e foi levantado que sobre o fato de o Universo ser plano, ter uma geometria Euclidiana, todos concordam.

Lendo o livro “Cosmologia Física” lançado agora pela Editora Livraria Física, vários autores, lê-se na página 196:

Tudo indica que a soma das densidades das componentes é igual à densidade crítica (Ômega), ou seja:
Ômega = 1

Assim, a geometria é Euclidiana e o Universo é aberto. E mais ainda, a aceleração da expansão pode provocar a desconexão causal de todos os observadores no futuro.

E em caso afirmativo, disso poderíamos inferir que ele seja espacialmente infinito?  :?:

Eu estou estranhando esse Universo "euclidiano e aberto".Até onde sei as soluções das equações da Relatividade Geral por Friedmann, prevê três geometrias possíveis:

Fechado:é o correspondente tridimensional da superfície da esfera.Se você desse uma volta nesse Universo a uma velocidade infinita, voltaria ao mesmo ponto.Um triângulo desenhado neste na superfície deste Universo pareceria ter mais de 180º.Neste modelo, o Universo alcançaria um tamanho máximo e depois se contrairia.As equações prevêem que se o Universo é fechado no tempo, também será no espaço (volume espacial finito).

Aberto:a geometria aberta corresponde a superfície de uma sela (ou seja, é não-euclidiana, mas difere de Euclides de modo oposto ao Universo fechado).Um triângulo desenhado neste Universo pareceria ter menos de 180º.A distância entre dois pontos escolhidos arbitrariamente começa do zero e cresce sem limite.Se o Universo é aberto no tempo, também será aberto no espaço.Portanto, é infinito.

Euclidiano:o próprio nome já diz tudo.Se desenhássemos um triângulo na sua superfície , ele teria e pareceria ter exatamente 180º.O volume espacial também é infinito, como no modelo aberto (ainda que a constante cosmológica seja zero, a velocidade de expansão neste modelo se estabiliza em algum valor diferente de zero,porém ela se torna cada vez mais próxima de zero, mas NUNCA alcança essa velocidade).

Veja, todos esses três casos representam as soluções das equações da Relatividade Geral SEM a constante cosmológica.O autor do livro que você leu deve está levando em conta que o valor da constante cosmológica é igual a ZERO, uma afirmação que parecia ser bem razoável até 10 anos atrás.Além disso, acredito ele quis dizer que o Universo é "aberto no tempo" e não "geometria aberta".

Se a constante cosmológica é diferente de ZERO (as evidências atuais apontam para isso), Friedmann prevê apenas que qualquer geometria pode ocorrer com qualquer tipo de evolução de tempo.Pelo menos, agora sabemos que a geometria do Universo é EUCLIDIANA.

O mero fato do Universo se encontrar numa fase de expansão acelerada não implica que ele se espalhará para sempre.Alguns físicos defendem que se a energia escura estiver associada a algum campo instável, após seu decaimento a fase de aceleração se encerra e ela poderia até assumir efeito contrário depois que sua capacidade de distender o Universo se encerrasse.Foi isso que disseram Mário Novello e Laerte Sodré Júnior num especial da Superinteressante chamado "OS GRANDES MISTÉRIOS DA CIÊNCIA" (2003).Por outro lado, Paul Steinhardt defende que a energia escura esvaziaria a matéria e a energia produzidas no "bang", espalhando-as de modo muito rarefeito, o que prepararia o Universo para um novo ciclo.Neste modelo, o Big Bang não é o início do tempo e existe uma 3-brana paralela a nossa (separada por uma outra dimensão que serveria como um elástico conectando os dois mundos; se não me engano, essa seria a "11ª dimensão" da Teoria M) .Depois de trilhões de anos depois da colisão que depositou matéria no nosso Universo, a gravitação faria nossa 3-brana voltar a se encontrar com essa 3-brana e ocorreria uma colisão titânica que reiniciaria o ciclo cósmico baseado em colisões e rebotes.Em ambos modelos discutidos neste parágrafo, o Universo é finito.

Conclusão:A geometria do Universo é Euclidiana, mas quando o assunto é o tamanho do volume espacial e o destino final do Cosmo, todas as cartas ainda estão na mesa. 

P.S.:Para maiores informações sobre o que discuto, ver capítulo 3 de "O Universo Inflacionário" (Editora Campus) de Alan Guth.

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 10:48:32 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2007, 02:05:41 »

Ômega = 1

Hsette, com uma geometria Euclidiana o universo pode tanto ser espacialmente infinito, o caso mais trivial em que a topologia é simplesmente conexa, ou finito, caso a topologia seja multiplamente conexa. Quanto ao destino, pelo modelo de Friedmann-Lemaître ele é aberto, ou seja, se expandirá para sempre.

A condição de aberto ou fechado só pode ser diretamente relacionada com a curvatura do universo caso a constante cosmológica seja nula. Nesse caso, a geometria esférica será fechada (o universo se expande e depois se contrai), as demais, abertas. Caso a constante cosmológica seja diferente de zero, mesmo o modelo de geometria esférica pode ser aberto, ou seja, se expandirá para sempre.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2007, 08:47:11 »

Eu estou estranhando esse Universo "euclidiano e aberto".

Pois é. Mas é isso mesmo que o livro citado diz. E ele acaba de ser publicado agora em 2007, e é a primeira edição.

O organizador é o Jorge Ernesto Horvath, professor do IAG-USP, especializado Astrofísica Relativística.

E reproduzi o texto do livro integralmente. Acabei de conferir:

Assim, a geometria é Euclidiana e o Universo é aberto.

"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2007, 08:53:04 »
Caramba.  :?

Angelo, da última vez que discutimos esse assunto, a partir de suas explicações fiquei com a nítida impressão de que havia compreendido.

Agora que voltei a ler sobre isso, me confundi de novo.  :(

Hsette, com uma geometria Euclidiana o universo pode tanto ser espacialmente infinito, o caso mais trivial em que a topologia é simplesmente conexa, ou finito, caso a topologia seja multiplamente conexa. Quanto ao destino, pelo modelo de Friedmann-Lemaître ele é aberto, ou seja, se expandirá para sempre.

A condição de aberto ou fechado só pode ser diretamente relacionada com a curvatura do universo caso a constante cosmológica seja nula. Nesse caso, a geometria esférica será fechada (o universo se expande e depois se contrai), as demais, abertas. Caso a constante cosmológica seja diferente de zero, mesmo o modelo de geometria esférica pode ser aberto, ou seja, se expandirá para sempre.

Acho que é aqui que está o "pulo do gato".

O que eu estou tendo dificuldade em absorver é a possibilidade de uma geometria esférica poder ser aberta.

PS: de qualquer forma, tudo indica que uma geometria esférica para o Universo está afastada, não é mesmo?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 13:59:41 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2007, 17:13:45 »
Acho que é aqui que está o "pulo do gato".

O que eu estou tendo dificuldade em absorver é a possibilidade de uma geometria esférica poder ser aberta.

PS: de qualquer forma, tudo indica que uma geometria esférica para o Universo está afastada, não é mesmo?
Talvez você esteja tendo dificuldade por associar intuitivamente aberto e fechado com a "forma" do universo (se ele possui volume finito ou infinito).

Aberto e fechado tem a ver com o destino do universo. Se ele se expandir para sempre será um universo aberto. Se eventualmente começar a se contrair será um universo fechado.

Assim, um universo de geometria esférica de constante cosmológica igual a zero depois de um tempo começará a se contrair. Este é um universo fechado.

O mesmo universo com uma constante cosmológica suficientemente grande se expandirá para sempre. É um universo aberto.

Perceba que em ambos o volume é finito. São universos finitos mas o primeiro é fechado e o segundo aberto.

Sim, todos os dados mais recentes indicam um universo euclidiano.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2007, 17:21:37 »

Não há nada de errado com a afirmação do ponto de vista do modelo FLRW para o universo. Ele tem geometria euclidiana, fato comprovado experimentalmente, e conseqüentemente é aberto, ou seja, se expandirá para sempre.

Se o universo é finito ou infinito ainda é algo a ser determinado.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 22:43:11 »

Não há nada de errado com a afirmação do ponto de vista do modelo FLRW para o universo. Ele tem geometria euclidiana, fato comprovado experimentalmente, e conseqüentemente é aberto, ou seja, se expandirá para sempre.

Se o universo é finito ou infinito ainda é algo a ser determinado.

OK.  :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2008, 20:50:11 »
Desenterrando....

Cientistas criam primeira "imagem" da Energia Escura

Supervazios (azul) e superaglomerados de estrelas (vermelho) apresentam diferenças de temperatura.[Imagem: Granett/Neyrinck/Szapudi/NASA/SDSS]

Há poucos dias uma equipe de astrônomos anunciou a descoberta de uma parte da matéria perdida do Universo.

Agora, em um feito ainda mais inesperado, cientistas da Universidade do Havaí anunciaram ter gerado o primeiro mapa detalhado da energia escura.

Teoria da energia escura

Segundo a teoria cosmológica atualmente aceita, a energia escura seria o principal componente do nosso universo, responsável por 72% de toda a sua estrutura. Mas esta é uma teoria recente - acaba de completar 10 anos - e ainda é alvo de variadas críticas. Ou seja, não há unanimidade entre os físicos que a energia escura realmente exista.

Em 1998, astrofísicos descobriram que as supernovas mais distantes da Terra apresentavam a luz mais tênue do que seria de se esperar - logo, elas estariam mais distantes de nós, concluíram eles. Isto sugeriu que a expansão do universo estava se acelerando. A causa para essa expansão foi então chamada de energia escura, uma energia cujos efeitos os físicos acabavam de medir, mas que não havia ainda sido detectada diretamente.

"Fotografia" da energia escura

Agora, a equipe do professor István Szapudi anunciou ter detectado outro efeito, incontestável, segundo eles, da existência da energia escura. "Nós mostramos a marca da energia escura na radiação cósmica de fundo. Em certo sentido, nós tiramos uma fotografia da energia escura," disse Szapudi.

Szapudi e seus colegas afirmam que seu mapa descarta a idéia de que a energia escura seja uma ilusão. "Nós de fato atacamos a questão da energia escura de uma forma diferente das medições das supernovas. É difícil argumentar que uma ilusão possa ser responsável por este efeito," afirma ele.

Supervazios

O efeito a que Szapudi se refere é conhecido como efeito de Sachs-Wolfe. A aparente aceleração do universo é atribuída à pressão negativa da energia escura. Essa aceleração diminui o potencial gravitacional, causando um efeito direto sobre fótons que viajem ao longo do universo: eles ganham energia - se aquecem - ao passar por grandes aglomerados de galáxias, e perdem energia - se resfriam - ao viajar pelos supervazios, enormes regiões com pequena densidade de estrelas ou outros corpos celestes.

A "fotografia" da energia escura de Szapudi e seus colegas é, na verdade, um mapa dessas variações de temperatura dos fótons, mostrando regiões quentes e frias que refletem variações na densidade do universo em seus primeiros estágios. Essas áreas quentes e frias são condizentes com a teoria da energia escura, que inclusive predizia sua existência.

Variações gravitacionais

Um fóton viajando através do universo ganha energia quando entra em uma região densamente povoada por galáxias, repleta de energia gravitacional - é mais ou menos como se ele estivesse caindo num buraco.

Depois que ele atravessa essa região, saindo para outra com menor densidade de matéria - e, portanto, também de energia gravitacional - ele perde energia. É mais ou menos como ele estivesse tentando sair do buraco.

Mapa da energia escura

Se a energia escura não for levada em conta, o ganho e a perda de energia desse fóton viajante devem se equivaler. Mas, se a energia escura realmente existir, o universo se expande rápido o suficiente para esticar o buraco gravitacional enquanto o fóton ainda está lá dentro. Isso torna o buraco mais raso, facilitando a saída do fóton, que perderá menos energia nesse processo.

O resultado é um fóton que ganha mais energia do que perde, transformando os supervazios em áreas mais quentes. Logo, uma imagem da radiação de fundo aparece "marcada" por estas regiões mais quentes e mais frias.

Como esse efeito é muito pequeno, os cientistas se concentraram em áreas nos dois extremos: 3.000 superaglomerados de galáxias e 500 supervazios. Pelos seus cálculos, a chance de que o mapa que eles produziram não seja causado pela energia escura é de 1 em 200.000.

O trabalho foi submetido para publicação da revista Astrophysical Journal Letters e ainda está em processo de avaliação por outros cientistas.

Bibliografia:
Dark Energy Detected with Supervoids and Superclusters
Benjamin R. Granett, Mark C. Neyrinck, István Szapudi
arXiv
20 May 2008
http://arxiv.org/abs/0805.2974

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cientistas-criam-primeira--imagem--da-energia-escura&id=010130080526

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2008, 21:19:24 »
Grande tacada essa, de usar a perda ou ganho de energia dos fótons para corroborar, indiretamente, a ação da Energia Escura.

O método utilizando a medição da luminosidade das Supernovas vive sob intenso ataque. Agora parece que ele ganhou um aliado, que o alivia bastante.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!