Autor Tópico: Morre Milton Friedman  (Lida 1072 vezes)

Rhyan

• Visitante

danieli

• Visitante
Re: Morre Milton Friedman
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2006, 16:23:54 »
uma perda

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2006, 16:45:58 »
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2006, 16:54:20 »
16/11/2006 - 16h22
Milton Friedman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, morre aos 94
Publicidade
VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O economista americano Milton Friedman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1976, morreu nesta quinta-feira aos 94 anos, na cidade de San Francisco, no Estado da Califórnia (costa oeste dos EUA).
Friedman morreu devido a um ataque cardíaco, após ser levado para um hospital próximo a sua casa, em San Francisco, disse, Janet Martell, filha do economista, segundo o "The Wall Street Journal".

O economista ganhou o prêmio com seus trabalhos sobre o papel do dinheiro na inflação e o uso da política monetária, além de história e teoria monetária e por trabalhos sobre políticas de estabilização econômica.

"A ênfase no papel do dinheiro deve ser vista à luz de como os economistas (...) têm, já por um longo tempo, ignorado quase totalmente o significado do dinheiro e da política monetária na análise dos ciclos de negócios e inflação", segundo o comunicado da Academia Real de Ciências da Suécia, da época em que Friedman ganhou o prêmio.

"O debate sobre as teorias de Friedman levaram a uma revisão das políticas monetárias perseguidas pelos bancos centrais --em primeiro lugar, nos EUA. É muito raro para um economista obter tamanha influência, direta e indiretamente, não só na pesquisa como na política", diz o comunicado.

Friedman nasceu no dia 31 de julho de 1912, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York. Seus pais vieram da cidade de Beregovo, na região da Transcarpácia, na Ucrânia. Obteve seu PhD na Universidade Columbia em 1946 e foi professor de economia na Universidade de Chicago entre 1946 e 1976.

Desde 1977 era afiliado à Hoover Institution, na Universidade Stanford.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112437.shtml

eu realmente acho que ele foi influente na economia mundial.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:16:47 »
eu realmente acho que ele foi influente na economia mundial.

E como foi.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Eriol

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:20:34 »
No such thing as a free coffin. Good riddance.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:28:38 »
Ahm... Será que algum dos economistas de plantão poderia descrever brevemente as idéias e falar da influência do Friedman. Assim, ao nível
de um leigo ignorante como eu? S'il vous plaît?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:46:35 »
RIP.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:49:42 »
Pelo que me lembro dele em uma série de TV antiga, ele parecia ter uma boa cabeça e bom caráter.  Lamento que tenha morrido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2006, 18:56:53 »
ai :(

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2006, 19:17:12 »
Quem?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2006, 19:35:25 »
grande perda. mas a obra que deixou é transcendental, assim friedman estará conosco para sempre.
descanse em paz, velho milton.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2006, 21:12:40 »
Se eu não me engano, foi ele o elaborador da idéia de que a fabricação de cédulas (dinheiro interno), ao invés de gerar riqueza, gera um efeito-reverso? Ou algo de que a inflação não deve ser controlada por esse método? :vergonha: Preciso de memorion.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2006, 21:44:45 »
Definitivamente, uma grande perda.Como aluno de economia, eu fico me perguntando o que seria de um curso de Ciências Econômicas sem uma discussão Keynes x Friedman.

Aqui, a equação polêmica interpretada de modos distintos:

M.V=P.T

M=Oferta monetária
V=Velocidade da circulação da moeda
P=Nível geral de preços
T=quantidade física de bens e serviços

Friedman acreditava que V e T eram relativamente estáveis (ou seja, eram fatores exógenos), daí segue-se que um aumento em M acarretava aumento em P.Keynes pensava diferente, que a quantidade física poderia ser aumentada alterando a política monetária.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2006, 02:18:31 »
Ahm... Será que algum dos economistas de plantão poderia descrever brevemente as idéias e falar da influência do Friedman. Assim, ao nível
de um leigo ignorante como eu? S'il vous plaît?
Não sou economista, mas a Folha Online colocou o seguinte no ar:
Líder da conservadora Escola de Chicago de Economia, o nome de Milton Friedman é associado às teorias "monetaristas", que consideram que a inflação pode ser controlada quase que exclusivamente pela oferta de moeda.

O economista ganhou o Prêmio Nobel de Economia de 1976 por seus trabalhos nos campos de análise do consumo, história monetária e demonstração da complexidade da política de estabilização de preços.

Foi conselheiro dos presidentes dos EUA Richard Nixon, Gerald Ford e Ronald Reagan.

Originário de uma família judia pobre vinda da Ucrânia, Milton Friedman nasceu no bairro do Brooklyn, em Nova York, em 31 de julho de 1912. No auge da Grande Depressão (1932), Friedman concluiu os estudos em Rutgers, tendo se destacado nas disciplinas de Matemática e Economia, escolhendo a Universidade de Chicago para cursar o mestrado em Economia.

Trabalhou com Frank Knight que, na época, destacava-se nos meios acadêmicos por suas teses conservadoras. É nesse contexto que começou a enraizar a idéia de que a solução para os problemas de uma sociedade é dada por um sistema de competitividade e liberdade absoluta.

Participou do Programa de Reconstrução do New Deal, especificamente num estudo sobre os padrões de consumo familiar. Friedman foi colunista da revista "Newsweek" e membro do Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas. Foi também conselheiro do governo chileno do General Pinochet e muitas de suas idéias foram aplicadas na primeira fase do governo Nixon.

Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

ukrainian

• Visitante
« Resposta #15 Online: 17 de Novembro de 2006, 20:08:33 »
Pinochet perde seu grande companheiro...

ukrainian

• Visitante
« Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2006, 20:42:59 »
Apesar dos pesares, era um homem honesto. Dos poucos pensadores de direita aos quais têm meu respeito. Sua obra mais conhecida, "Capitalismo e Liberdade", é leitura indispensável...

« Última modificação: 17 de Novembro de 2006, 20:45:01 por Ukrainian »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!