Explosão de estrela lembra pinball no espaçoUma nova análise de Cassiopéia A, a mais jovem supernova na Via Láctea, mostra que ela age como uma espécia de máquina de pinball relativística ao acelerar elétrons a uma velocidade impressionante, de acordo com pesquisadores da universidade de Harvard.
As partes azuis da imagem são a aceleração acontecendo em uma onda de choque que se expande, gerada por uma explosão. As regiões vermelhas e verdes mostram material estelar destruído, aquecido a milhões de graus celsius.
Astrônomos usam esses dados para fazer, pela primeira vez, um mapa da aceleração de elétrons em uma supernova. As análises mostram que os elétrons são acelerados ao limíte máximo teórico em algumas partes da supernova. Estima-se que prótons e íons, que formam a maior parte dos raios cósmicos, acelerem-se da mesma forma. Portanto, esta descoberta é uma forte evidência de que restos de supernova são elementos chave para a energização de raios cósmicos.
Acredita-se que partículas carregadas se espalhem ou quicam em campos magnéticos na onda de choque, que atua como uma espécie de rebatedor de máquina de pinball. Quando as partículas cruzam a onda, são aceleradas, como um impulso do rebatedor.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,17560,OI1251417-EI302,00.html---------------------------------
