Autor Tópico: Explosão de estrela lembra pinball no espaço  (Lida 1003 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Explosão de estrela lembra pinball no espaço
« Online: 17 de Novembro de 2006, 18:26:31 »
Explosão de estrela lembra pinball no espaço

Uma nova análise de Cassiopéia A, a mais jovem supernova na Via Láctea, mostra que ela age como uma espécia de máquina de pinball relativística ao acelerar elétrons a uma velocidade impressionante, de acordo com pesquisadores da universidade de Harvard.

As partes azuis da imagem são a aceleração acontecendo em uma onda de choque que se expande, gerada por uma explosão. As regiões vermelhas e verdes mostram material estelar destruído, aquecido a milhões de graus celsius.

Astrônomos usam esses dados para fazer, pela primeira vez, um mapa da aceleração de elétrons em uma supernova. As análises mostram que os elétrons são acelerados ao limíte máximo teórico em algumas partes da supernova. Estima-se que prótons e íons, que formam a maior parte dos raios cósmicos, acelerem-se da mesma forma. Portanto, esta descoberta é uma forte evidência de que restos de supernova são elementos chave para a energização de raios cósmicos.

Acredita-se que partículas carregadas se espalhem ou quicam em campos magnéticos na onda de choque, que atua como uma espécie de rebatedor de máquina de pinball. Quando as partículas cruzam a onda, são aceleradas, como um impulso do rebatedor.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,17560,OI1251417-EI302,00.html

---------------------------------

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Explosão de estrela lembra pinball no espaço
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2006, 21:34:07 »
Essa é, para mim, a mais impressionante imagem já obtida de um evento cósmico.

E pensar que, com certeza, nosso sistema - e consequentemente nós - fomos formados a partir de eventos como esse...
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2006, 22:01:06 »
impressionante, sim, hsette.
mas sei lá... fico pensando que é falsa. e é, em alguma medida, já que as cores são artificiais. aí é melhor olhar uma pintura.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2006, 23:28:41 »
De fato, Bruno, foi utilizado o artifíco de “falsa cor”.

Mas foi um trabalho e tanto, e feito em “equipe”, e o resultado final é belíssimo.

1)   A coloração vermelha tem origem na informação colhida pelo Telescópio Spitzer na banda do infravermelho;
2)   a luz visível do Telescópio Hubble aparece em amarelo;
3)   e os raios X do Telecópio Chandra X-ray surgem em verde e azul.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 05:17:13 »
então, eu reconheço que é muito bonito. mas essa explosão, do modo como a vemos, não existe. se eu estivesse na minha nave lá, olhando a uns km's, sei lá o que veria.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2006, 07:20:56 »
Não veria, porque você seria torrado :-)

A nossa sorte é que supernova nenhuma explodiu nas vizinhanças nos últimos milhões de anos. É possivelmente o evento mais energético do Universo atual.

Offline Luk

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 02:43:54 »
Sobre a energização dos raios cósmicos é possível, já que até agora não há explicação plausível para raios cósmicos com energias da ordem de ..^20eV, pois o corte GZK atua como freios nas partículas.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 12:07:46 »
então, eu reconheço que é muito bonito. mas essa explosão, do modo como a vemos, não existe. se eu estivesse na minha nave lá, olhando a uns km's, sei lá o que veria.

heheheh..
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luk

• Nível 00
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 14:20:21 »
1°, a alguns km a temperatura é insuportável. ex.: planeta mercúrio, que está próximo de uma estrela de menor grandeza no diagrama H-R.
2°, caso sua nave  tivesse um mega isolante térmico, o fluxo dos raios cósmicos o jogaria longe...afinal, trata-se de matéria inclusive. (mais matéria do que anti-matéria)
entao, contenta-se em observar o fenômeno por tanques cherenkov, fotomultiplicadores, calorímetros e os chamados "olhos de moscas". e realmente o que vemos por raio-x e outros raios é muito bonito...
a explosão em supernova é o evento mais violento da natureza.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 15:00:53 »
hehe... Creio que, a alguns km de distância você seria torrado até antes da explosão, pelo fluxo de neutrinos atravessando seu corpo! A probabilidade de um neutrino interagir com o seu corpo é absurdamente baixa, mas estamos falando de uma quantidade absurdamente alta de neutrinos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 16:13:10 »
Linda foto! Dá para sonhar.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!