Pinturas avaliadas em US$ 2 mi são achadas na Inglaterra As pinturas de Fra Angélico medem 38 cm por 13 cmDuas pinturas renascentistas avaliadas em quase US$ 2 milhões foram encontradas na casa de uma aposentada em Oxford, na Grã-Bretanha, dois séculos após terem desaparecido.
Os dois quadros, com figuras de santos dominicanos sobre um fundo dourado, foram pintados por um monge, Fra Angélico, em 1439.
Eles faziam parte de um painel que decorava o altar da igreja e convento de San Marco, em Florença.
O painel foi desmontado durante as Guerras Napoleônicas, no início do século 19. Seis partes foram recuperadas, mas as duas agora encontradas nunca mais tinham sido vistas.
Mistério solucionadoSegundo o jornal britânico
Times, o desaparecimento dos dois quadros era considerado um dos grandes mistérios do mundo das artes.
Ele foi desvendado por um ex-professor de História da Arte da Bristol University, Michael Liversidge.
O especialista encontrou os quadros pendurados atrás da porta do quarto de hóspedes de sua amiga Jean Preston, uma acadêmica aposentada que morreu em janeiro deste ano.
Ela comprou os quadros nos anos 60, quando trabalhava como curadora de manuscritos históricos em um museu em Huntington, na Califórnia, Estados Unidos.
"Eu conhecia (Preston) há vários anos e ela sabia que eram boas pinturas, mas não tinha a menor idéia do que eram", disse Liversidge.
"Quando dei a notícia, ela ficou feliz em saber que seus olhos não haviam se enganado. Foi bom que ela descobriu antes de morrer."
Fra Angélico, cujo nome verdadeiro era Guido di Pietro, nasceu na Toscana em 1395.
Famoso por seus altares, ele foi beatificado - o primeiro passo no processo de santificação - pelo papa João Paulo 2º na década de 80.
As duas peças, que medem 38 cm por 13 cm, vão ser vendidas pela casa de leilões Dukes of Dorchester, na Grã-Bretanha, em março.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/story/2006/11/061114_freiangelicomv.shtml