Autor Tópico: individualismo  (Lida 1068 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
individualismo
« Online: 17 de Novembro de 2006, 22:47:12 »
andei lendo raízes do brasil, do sérgio buarque de holanda. em vários momentos ele insiste em um caráter muito individualista do luso-brasileiro, o que me levou a pensar;
não há dúvidas de que, muitas vezes, o comportamento individualista é altamente benéfico para uma coletividade, vezes estas em que há uma convergência de interesses natural(e como exemplo dá pra falar de vários aspectos do mercado).
mas a verdadeira ética capitalista não é totalmente individualista, trata-se, afinal, de uma ética. não é composta, somente, pela ganância, mas também por uma série de preceitos ético-morais, que não sobreviveriam a um individualismo absoluto.
que imperativo categórico sobrevive a uma pitada, sequer, de verdadeiro individualismo?

o que é, afinal, mais importante, mais correto? sob que ótica o indivíduo deve agir: coletiva ou individualista? o engraçado é que parece ser impossível responder essa pergunta sem perguntar ao perguntador: "você quer a resposta sob a ótica de quem?".
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: individualismo
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2006, 23:02:50 »
E tem essa, do liberalismo. Me esqueci de quem:  :vergonha:

"A busca do auto-benefício por cada indivíduo gera o benefício de todos."
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2006, 23:09:55 »
E tem essa, do liberalismo. Me esqueci de quem:  :vergonha:

"A busca do auto-benefício por cada indivíduo gera o benefício de todos."

smith?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2006, 23:30:59 »
Exatamente!

Adam Smith.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 01:26:19 »
Se eu puder opinar... vamos restringir um pouco as coisas. Falar em termos absolutos não dá pé. Falácia do escocês etc.

Vamos começar do começo? É o esquema da SOBRANCERÍA: o homem de verdade é auto-suficiente, ele encarna os valores cavalheirescos aristocráticos etc. etc. (Hoje usar essa palavra não pega muito bem, porque tem uma conotação de arrogância e soberba -  o que valeria um estudo, porque, de fato, sobrancería é isso, mas à época dava-se um valor positivo.) Porque, convenhamos, em Portugal tem mais fidalgo que ovelha, a pessoa precisa se diferenciar por seus méritos. E aí chegamos à questão: não dá pra pensar em comunidade coesa quando todo mundo é senhor.

Chegam os ibéricos aqui tentando fazer as coisas como são feitas por lá. Exemplos bons são o status de vice-reinado dado às colônias de Castela, também por lá o sistema de encomienda (que, convenhamos, é feudal em tudo, mas controla a mão-de-obra em vez de controlar a terra), e as sesmarias aqui (cujo objetivo originais era acabar com êxodo rural). Óbvio que eles aqui, com terras aqui, acham que são os senhores feudais da américa.

Nobre não bota a mão na massa. Trabalho é coisa pra índio, pra preto e pra protestante. Faz tempo, muuuito tempo que eu li, mas tenho certeza de que o Sérgio fala do capitalismo racional weberiano que todos tão bem conhecemos, a ética do trabalho, a ascese, etc etc. Dicotomia trabalhador-aventureiro, era isso, acho. O único vínculo que os fidalgos cristãos e sem noção de ética do trabalho têm é personalista. Vínculo de pessoa a pessoa, na base da prestação de favores. O que usando a tipologia ficaria uma ação afetiva. Daí dá em toda a confusão entre o público e o privado, o "você sabe com quem está falando", o nepotismo escancarado e todas essas coisas que a gente conhece tão bem e na prática.

Acaba que o brasileiro não tem noção alguma do que é cidadania, e conseqüentemente a democracia é capenga. Se é que a nossa democracia vai além do dia da eleição, coisa da qual eu meio que duvido. Se todo mundo acha que é importante, então não existe aquele esquema da igualdade da DDH, todos estamos acima da lei. Na igualdade não tem espaço para a nossa sobrancería.

De todo modo, BRUNO, a conduta personalista não é GANÂAANCIA. Ela é afetiva, não é racional; e ganância, na tipologia, é ação racional com relação a um fim.

Enfim. Estamos em crise entre dois modelos, dois tipos ideais de ação. Falo como democrata que quer morrer com esse personalismo todo e que acha, naturalmente, que é a menos pior forma de governo inventada até o momento. A única em que todos têm pelo menos a possiblidade de realizar seus interesses.

Aí eu refaço sua pergunta: que tipo de ação é melhor, a afetiva ou a racional com relação a fins? Daí, a conduta personalista é perniciosa à sociedade democrática, e eu voto na 2.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:29:14 »
De todo modo, BRUNO, a conduta personalista não é GANÂAANCIA. Ela é afetiva, não é racional; e ganância, na tipologia, é ação racional com relação a um fim.
eu sei, mimi. a questão que eu pûs, no final, não tem tanto a ver com o livro, é só algo que surgiu na minha cabeça, uma questão mesmo de posicionamento individual.

Aí eu refaço sua pergunta: que tipo de ação é melhor, a afetiva ou a racional com relação a fins? Daí, a conduta personalista é perniciosa à sociedade democrática, e eu voto na 2.
apesar de ser do que sentimos falta quando vamos pra outro país, é...
mas tranqüilo, de acordo com o sérgio a sociedade brasileira tá ganhando uma nova máscara com a urbanização. quero dizer, isso em 1936, hehe.

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:51:23 »
Ah bom. De todo jeito, lembrar do livro ajudou a pensar.

Sem dúvida que a questão "mas sob a ótica de quem" se impõe. E aí escolher qual a ótica "certa" já é um problema de ética. A gente tem que esperar o Hugo aparecer ou sei lá. Eu até me meto a falar do Weber e do Sérgio, mas páro por aqui.

Acho que só a gente sabe onde o nosso sapato aperta.

Mas pobre Sérgio. Podia estar até ganhando, mas tudo pára em 64, e a gente precisou recomeçar. WHAT WOLUD SÉRGIO DO? :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2006, 18:13:37 »
é, é. agora, vou começar a fazer uma 'síntese crítica' do livro, tenho de entregar pra terça feira :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!