Autor Tópico: Limites da "vida virtual"  (Lida 1091 vezes)

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
Limites da "vida virtual"
« Online: 22 de Novembro de 2006, 10:13:55 »
Não sabia onde postar isso, então resolvi colocar aqui, caso algum moderador ache melhor estar em outro lugar, pode mover!  :hihi:

Uso a internet a vários anos e sempre vi gente falando que precisava se desligar da vida "online", etc. Isso era até comum a algum tempo atrás, eu mesmo vivo grande parte do tempo na internet, mas não deixou de sair nos finais de semana. (Aliás, a internet ajuda muito a combinar esses finais de semana!  :hihi: )
Mas o fato é que nunca vi o exemplo de algo que realmente passasse dos limites.
Hoje fui na casa de uma amiga porque ela disse que o casamento dela tinha acabado, ok até ai nada tão anormal. Mas ficou pior quando ela começou a falar. Eu sabia que ela tinha alguns perfis falsos no orkut (o chamados de "fake") e achava normal, só que hoje ela me mostrou um que me deixou meio precoupado.
O tal perfil tem pai, mãe, irmã, prima, etc. tudo no próprio orkut. Como se fosse uma "familia de fakes". Até ai é só uma brincadeirinha, ou pelo menos devia ser. Ela me contou que a algumas semanas ela começou a namorar outro "fake" no Orkut e conversavam por msn. Porém ambos começaram a falar da vida que tinham fora da internet, etc. E segundo ela, eles se apaixonaram (pelo menos ela). E agora eles vivem namoram por msn, etc. O problema é que, ela já está passando tempo demais na internet, esqueceu os afazeres de casa (não to falando de coisa de dona-de-casa, mas sim como cuidar dos filhos) e resolveu dizer pro marido que não o amava mais. Um outro problema também é que ela aqui no japão e ele mora no Brasil.

Isso pode ser normal ou já é algo pra se tratar com um psiquiatra? =S

(o assunto ficou meio sério, mas tudo bem! =P)
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Atomic Garden

• Nível 18
  • *
Re: Limites da "vida virtual"
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:13:50 »
Uau, não dá para dizer que é realmente uma atitude sensata largar marido e filhos por uma pessoa que conheceu no orkut.

Porém, também não posso julgar nada, se ela realmente se apaixonou, cabe a ela lidar com o sentimento...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:19:31 »
Não sabia onde postar isso, então resolvi colocar aqui, caso algum moderador ache melhor estar em outro lugar, pode mover! :hihi:

Feito.  Movi de "Papo Furado" para "Ciência".

(...) Ela me contou que a algumas semanas ela começou a namorar outro "fake" no Orkut e conversavam por msn.

Isso me chamou a atenção; ela está usando um perfil fake para trocar mensagens amorosas com outro perfil de outra pessoa que ela sabe que também é fake?  É isso?

Porém ambos começaram a falar da vida que tinham fora da internet, etc. E segundo ela, eles se apaixonaram (pelo menos ela). E agora eles vivem namoram por msn, etc.

Sabe se ainda são os fakes, ou se eles partiram para os nomes verdadeiros?

O problema é que, ela já está passando tempo demais na internet, esqueceu os afazeres de casa (não to falando de coisa de dona-de-casa, mas sim como cuidar dos filhos) e resolveu dizer pro marido que não o amava mais. Um outro problema também é que ela aqui no japão e ele mora no Brasil.

Isso pode ser normal ou já é algo pra se tratar com um psiquiatra? =S

(o assunto ficou meio sério, mas tudo bem! =P)

Existe uma enorme e insolúvel discussão na psicopatologia e em outras áreas sobre o que seria normalidade, e até que ponto ela é algo a ser preservado.

Mas se, como entendi, ela está pondo em risco o próprio bem-estar e o do cônjuge e dos filhos em função de um sentimento que pode ou não ter alguma base na realidade, então é o caso de fazer uma pausa e se perguntar onde ela quer chegar e se vale a pena o preço a ser pago.

Arriscando um palpite (o que é sem dúvida temerário, já que só conheço a situação muito indiretamente) eu diria que dá para confiar que ela realmente não ama mais o marido.  Afinal de contas, ele tem a vantagem de estar lá, fisicamente presente.  Suponho que ela teve uma boa oportunidade de avaliar os sentimentos que tem por ele neste momento.

Se ela está sonhando com miragens ou em vez disso se abrindo para novas e mais satisfatórias formas de viver sua vida já é uma questão muito mais complicada.  Eu nem tentaria responder a esta distância tão grande da situação.  Em princípio parece complicado, mas vai saber quão sincera e motivadora pode ser essa conversa dos dois?  Eu costumo dizer que só quem está em uma relação consegue realmente compreendê-la.  E muitas vezes nem esses...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:26:58 »
Eu sempre digo que orkut não presta.

O cara pode ser uma furada.

Quanto ela passar bastante tempo na internet acho normal eu também faço isso. vide nick.

Os únicos problemas é que o cara pode ser uma furada e ela parar de cuidar dos filhos mas acho que ela não parou de cuidar deles não.. tem historia de vizinho ai heuahueahue
Não deseje.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:43:56 »
Conheci um caso em que o cara passava mais tempo com o computador do que com a mulher.... pô... se fosse uma baita baranga até que dava pra entender, mas era, humildemente, uma princesa!!!!

Antes da "bitolação" na internet, a mulher disse que ele era tranquilo e depois passou a ficar estressado por qualquer besteira.... mas daqueles bem estressados mesmo!

Putz... hoje ta assim, é? Os caras trocando mulher por computador... no meu tempo não era assim!!!!  :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:44:59 »
Isso é obra do cão!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:46:41 »
Isso é obra do cão!

:lol:

[mode=Jeremias]
Foi O CÃO que botou pra nóis teclar!!!
[mode off]

Eu já ouvi falar de várias histórias desse tipo. Chega a ser até relativamente comum casais em que um
dos dois tem um "amante" virtual. Na maioria das vezes é mais uma espécie de amizade sem os riscos
de um relacionamento "ao vivo". Em outros casos, o casamento acaba mesmo. Ouvi também muitas
histórias de casamentos que se acabam porque um dos cônjuges é viciado em "Worlds of Warcraft" ou
"Second Life"... É, parece que a Matrix está chegando de mansinho.  :|

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:48:27 »
Mulher = problema

Computador = diversão, cultura e etc.

=x
Não deseje.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:54:01 »

Ahem... tem um outro lado dessa questão:

Mulher=sexo real

Computador=sexo virtual

:hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:58:31 »
Mulher= Superior a todas as coisas boas que possam ser conceituadas ou não!

Computador= "Aquele filho da puta que faz com que eu até sonhe com as planilhas de acompanhamento dos projetos que eu reviso”...

Viva as mulheres!!! :ok:

Ôôôôôôôôôôôôôôôô bicho bom é muié!!!!!!!!!!!  :olheira:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:59:03 »
Quem precisa de sexo ? Eu não! quase 18 anos sem e não morri :)

Amo minha mão :)
Não deseje.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:00:39 »
Tem gente que prefere o virtual, porque não consegue obter o real de jeito nenhum :hihi:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:01:54 »
Hoje qualquer um com 15 reais no bolso consegue uma nojenta pra fazer isso.
Não deseje.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:03:03 »
Quem precisa de sexo ? Eu não! quase 18 anos sem e não morri :)

Amo minha mão :)
Blasfemador do cão!!!! Moderadores! Banimento nesse blasfemador!  :forca:
« Última modificação: 22 de Novembro de 2006, 12:05:13 por Mussolim Bucetê »

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:26:28 »
E eu aqui achava que já tinha visto de tudo, e que namorar online era o fim do mundo.
Se tem gente abandonando o marido e os filhos, a SÉRIO, pra namorar o fake do orkut, então aí já é a total entropia do universo-e-além.

Nerdocas, morrer ninguém morre. Mas até sua mão é PRESENCIAL hahahaha

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2006, 12:33:54 »
Hoje qualquer um com 15 reais no bolso consegue uma nojenta pra fazer isso.

Pois. Mas há que se ter padrões :hihi:

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:28:04 »

Feito.  Movi de "Papo Furado" para "Ciência".

Obrigado! :D

Isso me chamou a atenção; ela está usando um perfil fake para trocar mensagens amorosas com outro perfil de outra pessoa que ela sabe que também é fake?  É isso?

Sabe se ainda são os fakes, ou se eles partiram para os nomes verdadeiros?

Bom, na teoria pelo menos ela já abriu a vida "offline" pra ele, ambos já sabem o nome dos dois, onde moram, etc. Ela ta sendo sincera e ele da a entender que também. Ou seja, ela não esta namorando uma ilusão, esta namorando algo real. (Ou que pelo menos aparenta ser! =/ )

Existe uma enorme e insolúvel discussão na psicopatologia e em outras áreas sobre o que seria normalidade, e até que ponto ela é algo a ser preservado.

É, acho que me expressei de forma errada. O "normal" que eu referia era exatamente o que não afetasse a vida dela de forma negativa. (ainda não sei se fui bem claro!  :/ )

Mas se, como entendi, ela está pondo em risco o próprio bem-estar e o do cônjuge e dos filhos em função de um sentimento que pode ou não ter alguma base na realidade, então é o caso de fazer uma pausa e se perguntar onde ela quer chegar e se vale a pena o preço a ser pago.

Arriscando um palpite (o que é sem dúvida temerário, já que só conheço a situação muito indiretamente) eu diria que dá para confiar que ela realmente não ama mais o marido.  Afinal de contas, ele tem a vantagem de estar lá, fisicamente presente.  Suponho que ela teve uma boa oportunidade de avaliar os sentimentos que tem por ele neste momento.

Se ela está sonhando com miragens ou em vez disso se abrindo para novas e mais satisfatórias formas de viver sua vida já é uma questão muito mais complicada.  Eu nem tentaria responder a esta distância tão grande da situação.  Em princípio parece complicado, mas vai saber quão sincera e motivadora pode ser essa conversa dos dois?  Eu costumo dizer que só quem está em uma relação consegue realmente compreendê-la.  E muitas vezes nem esses...

O fato do casamento ter acabado não é exatamente o que me preocupa ela amar o marido ou não, eu acho que não seria culpa totalmente dessa vida virtual dela.
Mas sim o fato dela estar vivendo mais sua vida "online" que sua vida "offline". Em suas conversas ela sempre cita um ou outro da sua "familia" de fakes e fala apenas sobre isso. Uma amiga nossa em comum até comentou isso comigo, que não dava pra falar mais com ela porque tudo girava em torno os amigos virtuais dela.
Aos poucos ela ta deixando de viver a vida real pra se dedicar apenas ao virtual. Isso que me preocupa um bocado.
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:46:38 »
Não existe nada melhor que mulher realmente, mas que mulher só da dor de cabeça, isso é real.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:54:23 »
Eu conheci minha namorada pela internet =P Nunca namoramos pela internet, mas foi um meio de comunicação bastante importante pra nós.. e ainda é.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2006, 15:57:40 »
Só quando o meio de comunicação vira um fim em si mesmo que fica esquisito...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!