Autor Tópico: Três novas espécies de rato-lemuriano  (Lida 10241 vezes)

Offline Meire G

• Nível 03
  • *
    • Profile - Orkut
Três novas espécies de rato-lemuriano
« Online: 23 de Novembro de 2006, 09:31:18 »
23/11/2006
Três novas espécies do menor primata do mundo

do Der Spiegel
Tradução: Deborah Weinberg

No interior das florestas de Madagascar, cientistas alemães descobriram três novas espécies do menor primata do mundo, o rato-lemuriano. Mas o habitat que essas minúsculas criaturas chamam de lar agora está sendo ameaçado pelo desmatamento.

Três anos se passaram desde que as três novas espécies do lêmure - Microcebus bongolavensis, Microcebus danfossi e Microcebus lokobensis - foram descobertas pelos cientistas alemães nas florestas de Madagascar. No entanto, freqüentemente demora muito até que uma espécie animal seja oficialmente "batizada" com um nome científico. A estrada para se obter um nome oficial latino é longa, cheia de armadilhas e obstáculos, que envolve um processo de pesquisa detalhado sobre a nova espécie e que termina com um estudo revisado pela comunidade publicado em uma revista científica. Somente após outros cientistas revisarem a pesquisa, as correções serem feitas e o estudo ser defendido com sucesso, o batismo científico finalmente termina.

Três espécies de ratos-lemurianos agora ultrapassaram este procedimento e são oficialmente as mais novas espécies de primatas do mundo. Trabalhando com colegas em Madagascar, cientistas do Instituto de Zoologia da Universidade de Medicina Veterinária (TiHo) em Hanover, Alemanha, descobriram e classificaram os animais. Os resultados de sua pesquisa serão publicados na próxima edição da revista Molecular Philogenetics and Evolution.

Em uma expedição que começou em 2003 e terminou no ano passado, a equipe de pesquisa foi para Madagascar estudar os padrões de distribuição dos lêmures. O grupo visitou a ilha entre maio e outubro -a estação seca- para observar as populações. Mas o trabalho não foi de forma alguma fácil. "As florestas lá estão encolhendo, e tivemos dificuldades em trabalhar onde os lêmures estavam", disse Ute Radespiel do TiHo ao Speigel Online.

Os menores primatas do mundo

As criaturas são os menores primatas do mundo e portanto os menores parentes em uma ordem biológica que também inclui humanos.

Para o leigo, essas espécies recém descobertas não parecem diferentes de outras espécies. À primeira vista, são todas iguais. Como vivem no escuro da floresta densa, elas não têm a necessidade de serem visivelmente diferentes. Assim, os pesquisadores tiveram que inspecioná-las minuciosamente. Primeiro descobriram um animal cujo rabo era dois centímetros mais longo do que os outros. Essas dificuldades, entretanto, são apenas humanas -os lêmures tornam um pouco mais fácil para membros de sua própria espécie identificarem-se: eles podem ser reconhecidos por seu odor ou sons, em freqüências que uma pessoa não pode ouvir.

Desde então, os pesquisadores puderam determinar as diferenças genéticas, diz Radespiel. "No futuro, a pesquisa vai se concentrar mais no estilo de vida dos animais: onde dormem, como é sua organização social, quando se reproduzem, etc."

Como todos os outros lêmures, os ratos-lemurianos, que são do mesmo tamanho que hamsters, têm rabos entre 12 e 17 centímetros e só são encontrados em Madagascar. Durante o dia eles dormem em ninhos nas folhas e ocos de árvores. À noite são ativos -comunicando-se, movimentando-se e alimentando-se de frutas, resina e insetos. O desenvolvimento diferente dos lêmures levou os pesquisadores a concluírem que o reduzido tamanho das áreas de dispersão devem-se às barreiras criadas por grandes rios.

Pesquisa diante do desmatamento

Peter Kappeler do Centro Alemão de Primatas em Göttingen, disse ao Spiegel Online que um exame minucioso dos ratos-lemurianos é difícil. Para ter as descobertas científicas necessárias, eles têm que ser capturados e medidos, e pequenas amostras de decido devem ser extraídas. "Essa é a questão de metodologia e de possibilidade técnica", disse Kappeler.

O pesquisador pertence a um grupo que passou três anos estudando a distribuição de cinco espécies específicas de lêmures nas florestas do Leste de Madagascar. Ele estima que até agora apenas metade de todas as espécies de lêmures na ilha foram descobertas e nomeadas. E outras novas espécies devem ser anunciadas no próximo ano.

De acordo com Kappeler, a pesquisa de lêmures "é mais ou menos uma competição". Há uma pressão crescente sobre os recursos naturais da quarta maior ilha do mundo e cada vez mais habitats naturais estão sendo destruídos por fogo e abate. Radespiel do TiHo quer montar uma zona de proteção ambiental no futuro próximo em Madagascar. Para muitas espécies, diz ela, até agora não há nenhum santuário.
==================================================================================

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Três novas espécies de rato-lemuriano
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 11:05:58 »
Pra quem não conhece o bicho, também chamado de Társio (ou Tarsius), aqui vai umas fotos:

Olha o rabão:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2006, 12:56:23 »
...e lá se vai a origem bonita do meu nome :/

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2006, 13:01:22 »
Nem sabia que chamavam társios de ratos!:D Não sei se chamam esse bicho de rato-lemuriano. Mas, que eu saiba lêmures e társios são bastante diferentes!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2006, 13:35:11 »
Nem sabia que chamavam társios de ratos!:D Não sei se chamam esse bicho de rato-lemuriano. Mas, que eu saiba lêmures e társios são bastante diferentes!

Taxonomicamente não são tão diferentes assim não. Ambos são primatas e até mesmo compartilham caracteristicas semelhantes fisicamente.

* Ordem Primatas
          o Sub-ordem Strepsirrhini
                + Infra-ordem Lemuriformes: lémurs
                      # Super-família Cheirogaleoidea
                            * Família Cheirogaleidae
                      # Super-família Lemuroidea
                            * Família Lemuridae
                            * Família Megaladapidae
                            * Família Indridae
                + Infra-ordem Chiromyiformes
                      # Família Daubentoniidae
                + Infra-ordem Loriformes
                      # Família Loridae
                      # Família Galagonidae
          o Sub-ordem Haplorrhini
                + Infra-ordem Tarsiiformes
                      # Família Tarsiidae
                + Infra-ordem Simiiformes
                      # Platyrrhini: macacos do Novo Mundo
                            * Família Cebidae: micos, sagüis, capuchinhos e tamarins
                            * Família Nyctipithecidae
                            * Família Pitheciidae: titis e uacaris
                            * Família Atelidae
                      # Catarrhini: macacos do Velho Mundo
                            * Super-família Cercopithecoidea
                                  o Família Cercopithecidae - Rhesus
                            * Super-família Hominoidea
                                  o Família Hylobatidae
                                  o Família Hominidae

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2006, 13:56:53 »
E foi por isso que o Mac Donalds está vendendo tarsios no Mac Lanche Feliz?

:histeria:

Brincadeirinhas a parte, especiação em primatas é sempre uma novidade interessante  :wink:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2006, 14:26:32 »

Taxonomicamente não são tão diferentes assim não. Ambos são primatas e até mesmo compartilham caracteristicas semelhantes fisicamente.

* Ordem Primatas
 o Sub-ordem Strepsirrhini
 + Infra-ordem Lemuriformes: lémurs
 # Super-família Cheirogaleoidea
 * Família Cheirogaleidae
 # Super-família Lemuroidea
 * Família Lemuridae
 * Família Megaladapidae
 * Família Indridae
 + Infra-ordem Chiromyiformes
 # Família Daubentoniidae
 + Infra-ordem Loriformes
 # Família Loridae
 # Família Galagonidae
 o Sub-ordem Haplorrhini
 + Infra-ordem Tarsiiformes
 # Família Tarsiidae
 + Infra-ordem Simiiformes
 # Platyrrhini: macacos do Novo Mundo
 * Família Cebidae: micos, sagüis, capuchinhos e tamarins
 * Família Nyctipithecidae
 * Família Pitheciidae: titis e uacaris
 * Família Atelidae
 # Catarrhini: macacos do Velho Mundo
 * Super-família Cercopithecoidea
 o Família Cercopithecidae - Rhesus
 * Super-família Hominoidea
 o Família Hylobatidae
 o Família Hominidae

São de famílias diferentes!:D Características em comum todas as formas de vida possuem!:D O que falei é que são diferentes o suficiente pra não serem chamados da mesma forma!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:03:10 »
também nunca vi chamarem assim...... estranho...... ainda que nomes populares não necessitem praticamente rigor algum, são só tradição...... se bem que esse nome parece meio que uma invenção de nome popular com algum embasamento técnico por alguém que desconhecia o termo "társio"... :D

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:48:42 »
também nunca vi chamarem assim...... estranho...... ainda que nomes populares não necessitem praticamente rigor algum, são só tradição...... se bem que esse nome parece meio que uma invenção de nome popular com algum embasamento técnico por alguém que desconhecia o termo "társio"... :D

Também acho :D

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:58:27 »
Corrigindo-me:

Talvez seja rato lemuriano mesmo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcebus

Me iludi com a chamada:

Três novas espécies do menor primata do mundo

De fato, os Társios são os menores primatas, mas existem os ratos lemurianos sim, olha fotos deles:

http://www.spiegel.de/img/0,1020,743087,00.jpg
http://www.spiegel.de/img/0,1020,743078,00.jpg
http://www.spiegel.de/img/0,1020,742971,00.jpg
http://www.spiegel.de/img/0,1020,742965,00.jpg
http://www.spiegel.de/img/0,1020,742959,00.jpg

São bem parecidos com lêmures mesmo.

Os ratos lemurianos, segundo a Wikipedia, são os menores primatas da costa leste da áfrica, o que talvez tenha confundido quem fez a reportagem.

Enfim, perdão.. o engano precipitado foi meu ao colocar fotos dos Társios achando que se tratavam deles.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2006, 19:32:46 »
Que bunitinho. =x
Não deseje.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2006, 22:47:52 »
A radiação dos lêmures no Madagascar é a coisa mais fantástica que se já viu em termos de biogeografia.Como pode se explicar que toda uma infra-ordem composta de mais de 40 espécies existA exclusivamente numa única ilha, se não pelo fato que todos descenderem de um ancestral comum?De fato, é uma dificuldade embaraçosa para anti-evolucionistas
« Última modificação: 23 de Novembro de 2006, 22:50:37 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2006, 00:10:48 »
eu queria um macaco desses em casa...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2006, 01:43:31 »
A radiação dos lêmures no Madagascar é a coisa mais fantástica que se já viu em termos de biogeografia.Como pode se explicar que toda uma infra-ordem composta de mais de 40 espécies existA exclusivamente numa única ilha, se não pelo fato que todos descenderem de um ancestral comum?De fato, é uma dificuldade embaraçosa para anti-evolucionistas

[cria]

Um Deusigner Inteligente projetou os lêmures especificamente para aquela ilha e nenhum outro local, oras. Fora isso, a explicação do criacionismo concorda com o evolucionismo ateu enquanto este afirma que eles tenham todos ancestralidade comum; uma inteligência apenas colocou lá os ancestrais de cada tipo projetado para lá, e todos são descendentes dessa população ou deme inicial.

Como explicar, pela evolução, que eles não tenham, como crêem por fé que tenha ocorrido aos ursos, hipopótamos ou com o artiodátilo (os evolucionistas estão sempre totalmente indecisos quanto aos parentescos), evoluído novamente adaptações anfíbias e aquáticas e saído da ilha? Se outro grupo de mamíferos pôde retornar ao mar, algo que teria ocorrido por ser adaptativo, esse grupo também deveria tê-lo feito, pois é o mesmo mecanismo. Em vez disso, eles continuam sendo apenas lêmures.

[/cria]

Suyndara

• Visitante
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2006, 10:25:19 »

Eu já disse que especiação não existe? É tudo uma farsa, uma tacada de marketing pra vender mais "Mac Lanche Feliz"  ;P

Olhem se não é o Furby:

:histeria:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2006, 10:27:24 »
Deve ser pq já trabalhei com primatas, e consigo ver perfeitamente a diferença entre lemur e társio!
Lemur

Tarsius

Se vocês acham o társio e lêmures parecidos, imagino o macaco da noite:

Outro detalhe, o menor primata, se chama Callithrix pygmaea, um tipo de mico em miniatura e é um primata no Novo Mundo:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2006, 12:03:33 »
As índias carregam isso ai no cabelo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2006, 12:56:37 »
Quantos centímetros tem esse Callithrix pygmaea?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:05:01 »
psychooo sabe como faço pra arranjar um Callithrix pygmaea?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:21:49 »
Aqui a info:

Pygmy marmosets are the smallest monkeys in the world, weighing a mere 119 g (4.20 oz) on average and measuring, on average, 136 mm (5.35 in) (Soini 1988; Rowe 1996). Males and females are very similar in size, though females are slightly heavier (Soini 1988). There are few distinguishing morphological differences between the subspecies, which may only differ slightly in ventral pelage color (Groves 2001). They have brownish-gold fur with black ticking on their shoulders, backs, and heads, while their ventral fur is light yellow to white. Infants are born with different pelage than is seen in adults; they are a lemon-yellow color with black ticking over their bodies while the head is a dark grey with yellow fur on and around their ears. By the end of the first month, they lose this coat and resemble adults (Soini 1988). Adult pygmy marmosets have tails that are longer than their bodies and marked with conspicuous black rings. The fur on their faces sweeps back over their forehead and ears and they have two white marks on either side of their mouth and a white, vertical line on their noses (Soini 1988). These facial markings probably serve to enhance perception of facial expression and head movements in visual communication in the diffuse light of dense forests (Soini 1988).

http://pin.primate.wisc.edu/factsheets/entry/pygmy_marmoset

Bruno, não tenho certeza, mas acho que esse macaco tá na lista de espécies em extinção, portanto, comprar deve ocasionar pequenos problemas! :hihi:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Novembro de 2006, 15:50:43 »
Aqui a info:

Pygmy marmosets are the smallest monkeys in the world, weighing a mere 119 g (4.20 oz) on average and measuring, on average, 136 mm (5.35 in) (Soini 1988; Rowe 1996). Males and females are very similar in size, though females are slightly heavier (Soini 1988). There are few distinguishing morphological differences between the subspecies, which may only differ slightly in ventral pelage color (Groves 2001). They have brownish-gold fur with black ticking on their shoulders, backs, and heads, while their ventral fur is light yellow to white. Infants are born with different pelage than is seen in adults; they are a lemon-yellow color with black ticking over their bodies while the head is a dark grey with yellow fur on and around their ears. By the end of the first month, they lose this coat and resemble adults (Soini 1988). Adult pygmy marmosets have tails that are longer than their bodies and marked with conspicuous black rings. The fur on their faces sweeps back over their forehead and ears and they have two white marks on either side of their mouth and a white, vertical line on their noses (Soini 1988). These facial markings probably serve to enhance perception of facial expression and head movements in visual communication in the diffuse light of dense forests (Soini 1988).

http://pin.primate.wisc.edu/factsheets/entry/pygmy_marmoset

Bruno, não tenho certeza, mas acho que esse macaco tá na lista de espécies em extinção, portanto, comprar deve ocasionar pequenos problemas! :hihi:

Menores macacos não são necessariamente menores primatas.. 5.35 polegadas dá 13,5cm que é maior que o Társio, que vai de 11 a 15cm. A diferença do Társio é que ele tem uma cauda que pode chegar a mais de 20cm, desconheço isso sobre o Pygmy...

O Társio não é macaco, também não é lêmure... segundo a minha fonte é como se fosse um intermediário.. acredito que seja o menor primata, não encontrei referências de menores.

http://www.bbc.co.uk/nature/wildfacts/factfiles/332.shtml

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2006, 16:10:44 »
Já que entrou na polêmica taxonômica, vamos! Társios e lêmures são os chamados próssimios, estão na base na filogenia de primatas! E isso de tamanho é meio polêmico...ir de um tamanho a outro não são hipóteses que excluem as outras possibilidades! Mas vejo o mico pigmeu como o menor macaco, mesmo. O tarsius/lêmure/loris parecem mais pré-primatas que um macacos propriamente ditos!   

« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 16:14:07 por PSYCHOCANDY »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!