Autor Tópico: Carros têm cinco anos para instalar chip localizador  (Lida 1401 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Carros têm cinco anos para instalar chip localizador
« Online: 23 de Novembro de 2006, 09:42:01 »

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada nesta quarta-feira determina que toda a frota brasileira de carros passe a circular com chips localizadores em no máximo cinco anos. Segundo a mesma resolução, os Estados terão 18 meses para instalar os primeiros sistemas, que também identificam os veículos e irão funcionar como uma espécie de "placa eletrônica", com todos os dados do carro, como o número do chassi e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan).

O chip, que permitirá desde localizar carros roubados, fiscalizar infrações de trânsito, monitorar o tráfego e cobrar pedágio, será instalado no pára-brisa na hora do licenciamento e terá o custo aproximado de R$ 55. O Contran não determinou quem terá de pagar pela instalação do equipamento, deixando em aberto a possibilidade de parte dos motoristas arcarem com o custo. Antenas instaladas nas cidades captarão o sinal do chip para monitorar os carros.

De acordo com o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, as prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo se comprometeram a fornecer os chips gratuitamente. Em outros Estados, o custo dos equipamentos poderá ser dividido entre governo e iniciativa privada.

A cidade de São Paulo será a primeira a implantar o sistema, no início de 2007, em processo que deverá demorar cerca de dois anos. A Companhia de Engenharia de Tráfego do município (CET) já testa a tecnologia desde 2005.

O chip não poderá ser retirado do carro, sob pena de o motorista incorrer em multa de R$ 127,69, perda de cinco pontos na carteira e retenção do veículo.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1264387-EI306,00.html

Algum outro país, ja tem um sistema desse funcionando??

Eriol

• Visitante
Re: Carros têm cinco anos para instalar chip localizador
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 11:53:17 »
big brother.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2006, 12:06:19 »
No caso de roubo é só tirar o chip e volta tudo ao normal. Só é pego se cair em blitz. Isso se os guardas tiverem um aparelhinho que vê se tem chip.
Não deseje.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2006, 13:12:44 »
Com certeza algum político, coincidentemente, tem uma industria que fabrica estes chips!... igualzinho à época do Kit para socorros...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2006, 14:42:46 »
Parece que já existe um lance desses na Inglaterra

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:07:59 »
Mais uma para arder no bolso do contribuinte (ou seria vitima de roubo ?)

Offline Cimitarra

• Nível 04
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:30:18 »
No caso de roubo й sу tirar o chip e volta tudo ao normal. Sу й pego se cair em blitz. Isso se os guardas tiverem um aparelhinho que vк se tem chip.

Pelo que eu vi na Globo News hoje, o "chip" é / fica dentro de uma plaqueta anexada à janela do carro, então nem deve precisar de aparelho algum. Alguém mais já prevê gente tirando o chip do carro de outros só por que eles levem multas? :D

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2006, 18:50:11 »
Vai virar bagunça. Ainda bem que não tenho carro, prefiro minha bicleta que não poliu e não mata ninguem.
Não deseje.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2006, 17:35:11 »
Mas se for fácil de tirar assim não vai fazer sentido nenhum colocar... devia arranjar um jeito de colocar em algum lugar que não dê pra tirar, aí sim ia ser útil.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2006, 18:41:20 »
Esse chip vai ser a placa digital do carro. E um carro sem placa paga multa quando é pego.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2006, 18:53:07 »
Tava pensando no caso do carro ser roubado. Um cara pego com carro roubado não vai ser importar muito em levar multa por não ter um chip, né?
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2006, 19:02:08 »
pois é. mas um dos propósitos do chip é justamente localizar carro roubado (o que deve ter tido de lobby de seguradora...). assim, não pode ser fácil de retirar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2006, 21:33:31 »
Não me farão usar isso.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2006, 21:38:05 »
Não me farão usar isso.
Entao nao vai dirigir.
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2006, 21:39:31 »
Não me farão usar isso.

os da volks já vem com ele, grátis. hehe.
barateia o seguro. mas é mal negócio. se roubarem meu carro, quero mesmo é que não seja encontrado e a seguradora pague um novo, ue.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2006, 22:04:13 »
Não me farão usar isso.
Entao nao vai dirigir.
Para tudo se da um jeito. Vou arrumar um mecanismo que o chip só funcione quando eu quiser :D

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2006, 00:35:34 »
Os g33ks do mal vão começar clonar chips e sair por ai correndo com o carro.
Não deseje.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2006, 08:57:30 »
Nelson Piquet, dono da Autotrack, deve ter feito um lobby violento... ele é de Brasília, tem o dia todo para buzinar nos ouvidos dos deputados.  |(

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:22:41 »
O chip fica bem visível... bem no vidro é um troço muito do feio... e é utilizado em Londres se não me engano...

Lá funciona um sistema de rodízio e pedágios que, se você vai a tal lugar po exemplo e não é o dia do seu carro poder ir até lá, você recebe a multa em casa e, os pedágios que você atravessar também são cobrados em sua casa, mensalmente... muito prático...

Vi na discovery...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:09:03 »
Eu não quero ser vigiado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:39:55 »
Eu não quero ser vigiado.

Tá com medo de que, Tarcísio? :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2006, 18:11:37 »
bom.. no caso, são paulo tem rodízio, e nesse aspecto é útil, mas eu espero mesmo que não tragam de londres isso de pedágio dentro da cidade pra controlar o trânsito.

parece que modificar placa de carro é crime inafiançável. então, tinha uma moça cuja placa terminava em 9; muito esperta, quando ela queria fazer malandragem ou andar no rodízio, puxava um tracinho e fazia um 8. apesar de ser crime, e tudo, é muito difícil pegar quem faz isso. mas pegaram.
na 15ª vez em que ela passou do limite de velocidade em um mesmo lugar, se tocaram né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!