Autor Tópico: Alimentos "orgânicos" têm maior risco de contaminação  (Lida 4571 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Alimentos "orgânicos" têm maior risco de contaminação
« Online: 23 de Novembro de 2006, 15:59:02 »
O ESTADO DE S. PAULO, 22-11-2006

A VOLTA DOS ALIMENTOS CONTAMINADOS

Aqueles que compram comida em supermercados têm pouca vivência dos
ambientes nos quais os alimentos são produzidos.

O solo contém uma infinidade de vírus, bactérias e fungos nocivos à
saúde humana. Os principais vilões são as toxinas produzidas por
bactérias e fungos, em especial a ergotamina produzida pelo Claviceps
purpúrea, a fumosina, pelo Fusarium e as toxinas, por algumas formas
de E. coli.

Fungos e bactérias contaminam os grãos e as verduras que produzimos e
acabam por se reproduzir se as condições de colheita, armazenamento e
processamento não são cuidadosamente controladas.

O resultado é que as toxinas aparecem nos alimentos. Além de poderem
matar, elas, mesmo em doses minúsculas, contribuem para o surgimento
do câncer de esôfago. A fumosina tem a peculiaridade de inibir a
absorção de ácido fólico, o que pode causar malformação nos fetos.

O ataque por insetos infectados é uma das maneiras como os grãos são
contaminados. Durante todo o século 20, com a utilização de fungicidas
e inseticidas e a introdução de plantas transgênicas resistentes a
insetos, as contaminações em larga escala se tornaram muito raras. No
caso das bactérias, a utilização de adubos químicos em vez de adubos
feitos com fezes de animais ou restos de plantas reduziu o número de
envenenamentos.

ORGÂNICOS

Recentemente esse quadro se modificou com a introdução dos alimentos
'orgânicos'. Em setembro, centenas de pessoas nos EUA foram
envenenadas devido à presença da bactéria E. coli O157:H7 em lotes de
espinafre fresco. Uma morte, 50 casos de falência renal e centenas de
hospitalizações foram causadas por um produtor orgânico descuidado. Na
Inglaterra, o governo testou alimentos orgânicos e industriais para
verificar a presença de fumosina. O resultado foi que todas as
amostras de produtos orgânicos apresentavam níveis inaceitáveis de
fumosina e foram retirados do mercado.

Os resultados mostram que a decisão dos consumidores de voltar às
formas primitivas de produzir alimentos implica em um aumento no risco
de sofrermos envenenamentos. Isso não quer dizer que seja impossível
produzir alimentos orgânicos de maneira segura, mas somente que sua
produção tem que ser mais cuidadosa e que o consumidor deve ser
alertado dos riscos envolvidos, não só dos benefícios.

A conseqüência mais interessante desses episódios são os
desdobramentos legais. Em diversos países, o produtor de bens de
consumo tem o dever de utilizar a tecnologia mais segura em seus
produtos. Caso não o faça, acidentes deixam de ser considerados
acidentes e passam a ser classificados como desleixo, o que implica em
altas multas e condenações. Muitos advogados de vítimas de
envenenamento por alimentos estão movendo esse tipo de ação contra as
indústrias de alimentos orgânicos e até mesmo de alimentos industriais
que deixaram de utilizar tecnologias mais seguras para satisfazer os
consumidores.

O divertido é que esse risco legal está fazendo muitas indústrias se
questionarem se não é arriscado demais excluir transgênicos de
receitas ou prometer que só usam 'produtos orgânicos'.

Mais informações: Why spurning food biotech has become a liability, na
Nature Biotechnology volume 24, página 1075, de 2006, e
http://www.fda.gov/bbs/topics/NEWS/2006/NEW01474.html.

*fernando*reinach.com, Biólogo

http://www.estado.com.br/editorias/2006/11/22/ger-1.93.7.20061122.15.1.xml

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Alimentos "orgânicos" têm maior risco de contaminação
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 20:52:56 »
Orgânicos: mais caros, cheios de correção política, defendidos ardorosamente por New Agers, naturebas e místicos sortidos, e agora cheios de microorganismos nocivos.

Você sabe, é claro, que logo, logo vai aparecer um monte de gente dizendo que este artigo defende o Big Business e portanto não pode ser levado a sério.  :hmph:

Confesso que achava a idéia dos Orgânicos simpática, apesar das más companhias. Tenho uma pequena esperança que seja um caso isolado, mas desconfio que não.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2006, 20:59:22 »
Alimentos orgânicos não são aqueles preferidos pelo mesmo tipo de pessoa que afirma usar apenas 10% do cérebro ?  :hihi:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2006, 20:59:54 »
De repente...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2006, 02:04:29 »
[hippie new age]

as bactérias... são todas criaturas da Mãe Natureza... elas só estão causando mal ao homem como gesto desesperado de auto-defesa... instinto de defesa.... defesa de todo mal que o homem já fez à Mãe Natureza... se nunca tivéssemos usado agrotóxicos antes, envenenado nossos irmãos, os outros filhos da mãe Gaia... ela não estaria nos dando puxão de orelha agora...

Se as pessoas não se deixarem afetar pelo baixo astral, nem afetar ao nosso meio com baixo astral, os alimentos orgânicos não vão fazer mal... as bactérias presentes vão estar em harmonia com o nosso corpo... e junto seguiriamos o ciclo da vida... pô gente, não viram no filme "quem somos nós" o efeito que toda essa negatividade tem sobre a água.... somos todos feitos de água, a água é o sangue que une a vida...

[/hippie new age]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2006, 02:44:35 »
alimentos orgânicos = coisa de vegans. vegans = genocidas.
logo, alimentos orgânicos = genocídio.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2006, 07:01:38 »
Não exatamente discordando (:hihi:), mas não pesquei a referência de vegans = genocidas. Pode elaborar?

(Piada explicada é foda)

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2006, 07:23:53 »
Eu iria colocar um emoticon de gargalhadas aqui, mas seria muito sarcasmo.

Em setembro, centenas de pessoas nos EUA foram
envenenadas devido à presença da bactéria E. coli O157:H7 em lotes de
espinafre fresco. Uma morte, 50 casos de falência renal e centenas de
hospitalizações foram causadas por um produtor orgânico descuidado.

E quantos problemas de saúde com transgênicos mesmo?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2006, 10:08:29 »
Vou colocar um pouco o chapéu de Advogado do Diabo: isso não poderia ser explicado como sendo o descuido de um produtor? Quantos levantamentos foram feitos em outros produtos orgânicos que mostraram ameaças à saúde?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2006, 10:37:49 »
Vou colocar um pouco o chapéu de Advogado do Diabo: isso não poderia ser explicado como sendo o descuido de um produtor? Quantos levantamentos foram feitos em outros produtos orgânicos que mostraram ameaças à saúde?

Aí é que tá. o problema é o descuido do produtor, quando se usa bosta como adubo tem que tomar bastante cuidado pois pode ter um monte de coisas nocivas ali.

Eu prefico alimentos hidropônicos, ao contrário do que o naturebas pensam são os mais saudáveis pois não usam agrotóxicos (ou muito pouco ainda na fase de muda) e são mais nutritivos que os orgânicos pois a "dieta da planta" é superbalanceada, para uma planta crescer num cultivo hidropônico a solução deve contar todos os nutrientes que a planta precisa na quantidade certa senão ela simplesmente não cresce.

No cultivo hidropônico (responsável) a contaminação por insetos e bactérias é muito mais difícil de ocorrer.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:17:29 »
Cara, o alimento pode ter vindo de um cultivo hidropônico dentro de uma bolha de plástico com milhões de filtros anti-bactérias...(viajei legal...:hihi:) e independente disso eu ainda lavaria e cozinharia todos eles... Exceto por frutas, que eu só lavo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:57:00 »
Eu compro hidropônico sempre que posso. Prefiro-os mil vezes aos Orgânicos, que têm todo um peso de correção política que acho meio insuportável -- por mais que ache a idéia por trás da cultura Orgânica interessante.

Mas e aí, ninguém sabe de pesquisas isentas sobre a qualidade dos Orgânicos?

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2006, 02:42:07 »
Esses dias assisti uma palestra sobre agroecologia, onde enfatizam a principalmente essa idéia de "orgânicos" pelas suas inúmeras vantagens, uma das mais discutidas são as nutricionais, e o exemplo mais usado é o do...espinafre! segundo pesquisas (não tenho a fonte), os alimentos "orgânicos" contém muito mais vitaminas e nutrientes. Na hora até questionei os valores, pois segundo a palestrante, o espinafre "não-orgânico" têm quantidades nulas de ferro, enquanto o "orgânico", valores muito maiores. Pelo que eu entendo, as plantas necessitam de certos nutrientes e micronutrientes, e em quantidades mínimas específicas, se não ela morre. Mas como a platéia estava forrada de naturebas e bichos-grilos :hippie: desencanei de tentar discutir isso com eles. Se eu mostrasse uma reportagem como essa então, era capaz de ser expulso da sala.
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2006, 13:21:37 »
Esses dias assisti uma palestra sobre agroecologia, onde enfatizam a principalmente essa idéia de "orgânicos" pelas suas inúmeras vantagens, uma das mais discutidas são as nutricionais, e o exemplo mais usado é o do...espinafre! segundo pesquisas (não tenho a fonte), os alimentos "orgânicos" contém muito mais vitaminas e nutrientes. Na hora até questionei os valores, pois segundo a palestrante, o espinafre "não-orgânico" têm quantidades nulas de ferro, enquanto o "orgânico", valores muito maiores. Pelo que eu entendo, as plantas necessitam de certos nutrientes e micronutrientes, e em quantidades mínimas específicas, se não ela morre. Mas como a platéia estava forrada de naturebas e bichos-grilos :hippie: desencanei de tentar discutir isso com eles. Se eu mostrasse uma reportagem como essa então, era capaz de ser expulso da sala.

O ferro no espinafre serve como nutriente para o espinafre, ele não está lá por nossa causa, um espinafre sem ferro vai ser uma planta doente e isso é bem visível.

Os cultivos orgânicos são tidos como ecológicos, saudáveis ou "do bem", mas do ponto de vista ecológico o hidropônico é muito menos agressivo ao meio ambiente pois:

* Precisa de uma área 14 vezes menor para uma mesma produção, ou seja, menos florestas desmatadas;
* Usa uma fração da água necessária para o cultivo, visto que a perda de água é somente pela evaporação e eventuais vazamentos;
* O descarte da solução hidropônica pode servir como adubo para culturas que não são cultiváveis hidroponicamente.
* Não provoca erosão do solo.
* Pode utilizar meios alternativos de produção de energia elétrica.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2006, 03:04:23 »
É o problema da super-população.
Para os alimentos cultivados naturalmente, o limite de seres humanos seria de 6 bilhões. Era a meta do limite, mas com esse desenvolvimento temos os 8 bilhões de agora.

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:27:47 »
É o problema da super-população.
Para os alimentos cultivados naturalmente, o limite de seres humanos seria de 6 bilhões. Era a meta do limite, mas com esse desenvolvimento temos os 8 bilhões de agora.
hein? :o
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2009, 17:12:05 »
O texto do link original pode ser encontrado aqui:

http://74.125.113.132/search?q=cache:neK6sR6V-P4J:www.reinach.com/Estado/Colunas/2006/109--22-nov-2006.doc+%22A+VOLTA+DOS+ALIMENTOS+CONTAMINADOS&cd=3&hl=en&ct=clnk&client=opera

(google cache de um arquivo .doc do site do autor)

Também aqui:

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=42532

http://www.cna.org.br/site/noticia.php?ag=1&n=14443

Uma continuação da história, de 2007:

Contaminação do espinafre

Fernando Reinach*

Em 2006, a contaminação de pacotes de espinafre fresco nos EUA com uma bactéria altamente tóxica provocou diversas hospitalizações. Meu relato do ocorrido (A volta dos alimentos contaminados, de 22/11/2006) provocou uma enxurrada de e-mails.

O relatório final da investigação confirma que produtos feitos com métodos “orgânicos” e distribuídos nacionalmente representam um novo tipo de risco alimentar.

Tudo começou em 22 de julho de 2006, quando um campo de 11.200 m2 foi plantado com espinafre pela Mission Organics em uma fazenda na Califórnia que estava em processo de certificação como orgânica.

Essa plantação foi contaminada com fezes de animais da região que continham a bactéria E. coli O157:H7, que existe normalmente no intestino de diversos animais. Em 14 de agosto, 450 kg de espinafre foram colhidos e processados pela Natural Selection Foods. O lote recebeu o número P227A.

O espinafre foi lavado diversas vezes, empacotado em aproximadamente 40 mil embalagens individuais e distribuído nacionalmente com a marca Dole Baby Spinach.

No dia 31 de agosto, uma senhora de 81 anos, Ruby Trauz, morreu no Estado americano de Nebraska após ter uma forte diarréia, que evoluiu para hemorragia gástrica e falência renal. Casos semelhantes começaram a surgir em mais de 26 dos 50 Estados dos EUA. Um total de 205 pessoas foram internadas nos dias seguintes com os mesmos sintomas. Como os casos pipocaram em diferentes regiões do país, demorou duas semanas para o governo concluir que havia relação entre eles.

Em 15 de setembro, o governo recomendou que nenhum tipo de espinafre fresco fosse consumido. No dia 20 de setembro, uma criança de 2 anos morreu em Idaho e muitas pessoas continuavam sendo hospitalizadas com falência renal.

Betty Howard foi a última vítima do espinafre a morrer, em 28 de janeiro de 2007, depois de quatro meses hospitalizada.

O espinafre produzido em uma área do tamanho de um quarteirão deixou quatro mortos e dezenas de pessoas com seqüelas da doença renal espalhadas pelo país.

O FDA, agência americana que regula alimentos e remédios, está revendo os regulamentos que determinam de que modo alimentos orgânicos devem ser produzidos. Como esses alimentos são tratados com técnicas tradicionais que não envolvem inseticidas, herbicidas ou adubos químicos, sua produção era pouco fiscalizada ou regulamentada.

Entretanto, com o crescimento brutal desse mercado e com a entrada de grandes grupos capazes de distribuir a produção de uma pequena fazenda por todo o território dos EUA, um pequeno erro local pode causar acidentes de grandes proporções.

Nos EUA, um dos países onde a segurança alimentar é alta por causa da intensa fiscalização dos métodos de produção de alimentos, ainda ocorrem entre 300 mil e 400 mil hospitalizações por contaminação alimentar todos os anos. Desses, 5 mil terminam com a morte do paciente, o que significa uma taxa de mortalidade de 1,7 pessoa por 100 mil habitantes por ano, um número da mesma ordem de grandeza do de pessoas que morrem assassinadas (5,5 pessoas por 100 mil habitantes).

Esse episódio demonstra que, apesar de as pessoas se preocuparem com a segurança de novas tecnologias, como inseticidas e transgênicos, não é razoável imaginar que, somente porque um produto estampa na embalagem uma imagem bucólica de uma fazenda ou a palavra “orgânico”, ele é mais seguro do ponto de vista alimentar.

Mais informações em: Investigation of an Escherichia coli O157:H7 Outbreak Associated with Dole Pre-Packaged Spinach (www.fda.gov/bbs/topics/news/2007/new01593.html).

* Biólogo (fernando@reinach.com)

http://blogdofavre.ig.com.br/2007/10/contaminacao-do-espinafre/

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2009, 19:12:24 »
Po, não sabia que tinha tanta gente que tinha uma opinião parecida com a minha. Sempre me revoltei com essa moda de organicos, ai estava eu um dia de bobeira em casa, e escrevi um texto sobre isso. É meio informal, mas acho que a ideia faz sentido. Tentei ser o mais genérico possivel para não colocar dados errados, já que não os tinha de forma exata.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o tema.

A real dos produtos orgânicos

A moda dos naturebas é comer produtos orgânicos. Eles acham um máximo, pois além de consumirem um produto mais saudável, acham que fazem bem ao planeta, já que não são usados agrotóxicos durante o cultivo dos mesmos.
Interessante o ponto de vista, entretanto um tanto quanto limitado. Os agrotóxicos tem como objetivo aumentar a produtividade. Por exemplo, em Xm² de terra, sem o uso de agrotóxico é possível produzir Ykg de um determinado alimento por mês. Quando se usa os fertilizantes, pesticidas etc. a produtividade aumenta, digamos que se passe a produzir 3YKg. Dessa forma os produtores lucravam mais.
Até pouco tempo atrás, quase não se via produtos orgânicos no mercado, e se alguém quisesse telo, precisava planta-los, já que para os produtores, produzir orgânicos significava reduzir lucros. Entretanto, quando começou a moda natureba, muitos produtores, ao observarem que havia uma fatia considerável da população que estava disposta a pagar mais por um produto mais saudável, passaram a produzir esse alimentos e vende-los por preços mais caros, mantendo assim as margens de lucro.
Esta tudo perfeito, é bom pros produtores e para os consumidores.
Não, não esta tudo perfeito, o mundo está passando por uma crise de alimentos, mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Quanto mais alimentos orgânicos no mundo, menos alimentos no geral, o que além de tudo aumenta o preço dos mesmos. Oferta e procura, lembra?
É  claro que a crise de alimentos é causada também pela má distribuição, entretanto, não temos como negar que o mundo está chegando ao seu limite, no que se refere à abastecimento de alimentos. Se a situação já está feia com produtos não orgânicos, que aumentam a produtividade, ela se tornará 3 vezes mais feia com os orgânicos.
O problema dos agrotóxicos existe, mas isso pode ser superado, ou pelo menos minimizado com um controle e normas.
Mais uma vez, é o mundo pobre pagando pelo alto consumo do mundo rico.
Portanto, parem de se preocupar se o alimento recebeu ou não fertilizante. Isso é muito fútil. Tem gente passando FOME no mundo, e é muita gente.
Vale ressaltar que a mesma idéia vale para os transgenicos. Não entendo como tanta gente rejeita essa idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!