Autor Tópico: Discriminação aos Gays na PM  (Lida 1620 vezes)

Offline Porco

• Nível 08
  • *
Discriminação aos Gays na PM
« Online: 23 de Novembro de 2006, 18:34:54 »
Depois que começou a assumir sua condição homossexual e sua convicção religiosa — ele é espírita —, perante um sargento evangélico, o sofrimento emocional começou.

http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2691239&sub=Distrito%20Federal

Justiça manda reintegrar ex-policial homossexual

Fabíola Góis
Do Correio Braziliense

23/11/2006
07h46-Intimidações, discussões, preconceito e assédio moral. Os últimos anos do ex-cabo M.A.O.A, 39 anos, na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foram de tormento. Depois de assumir sua condição de homossexual, viu se esvair de repente os 12 anos dedicados à corporação. Foi soldado combatente, trabalhou na Companhia do Metrô e na Policlínica da PMDF. Não imaginou que a homofobia (aversão a gays) dos seus superiores terminaria com sua expulsão dos quadros, em 2003. Ficou desempregado, criou desafetos e está desestabilizado emocionalmente. Mas uma decisão judicial inédita na Auditoria Militar, ainda em primeira instância, poderá levar o policial a voltar aos quadros da corporação. A juíza Gildete Balieiro, substituta da Auditoria Militar, determinou que M. seja reintegrado ao cargo e função que exercia anteriormente.

M. entrou na polícia aos 23 anos. Foi promovido a cabo em 1998 com o conceito de bom comportamento. Depois que começou a assumir sua condição homossexual e sua convicção religiosa — ele é espírita —, perante um sargento evangélico, o sofrimento emocional começou. Era 1999, quando serviu na Policlínica da PMDF. Em um ano, recebeu oito punições. Antes disso, não havia questionamentos quanto à sua conduta e trabalho. O ato administrativo que expulsou o cabo da polícia contrariou parecer do Conselho Permanente de Disciplina. O parecer concluiu que ele era apto a permanecer no cargo e função.

Em uma das punições, M. foi responsabilizado por ter queimado um soldado que fazia fisioterapia. Mesmo sem ser formado na área, manuseava equipamentos como se fosse um profissional, por ordens superiores. O ex-cabo conta que a corporação permitia a irregularidade. Por ser uma instituição militar, segundo ele, os policiais impediam até mesmo a fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia. Laudo posterior o isentou da responsabilidade pela queimadura. A máquina que causou as lesões tinha defeito.

O inédito na decisão que determina a reincorporação aos quadros da polícia é a sustentação da juíza para manter os argumentos da defesa de M. “Não há como afirmar se o autor foi vitimado pelo preconceito no meio militar em virtude de se dizer homossexual ou adepto de determinada religião. Mas a motivação utilizada para fundamentar as referidas punições leva a crer que, seguramente, o requerente não gozava da simpatia de seus superiores, o que sem sombra de dúvidas influenciou não só na aplicação das penalidades, como também na posterior exclusão”, disse a magistrada na sentença.

Histórias antigas
A juíza Gildete Balieiro entendeu que a perseguição ao sargento era direcionada. Depoimento de um fisioterapeuta da polícia em favor de M. mostra que o sargento iniciava toda punição e o superior hierárquico só acatava. “Outros casos aconteceram em relação a queima de pacientes e que não era falha humana, e não foram para frente”, contou o fisioterapeuta no processo. Ele disse ainda que é muito raro se observar alguém ser punido tantas vezes dentro de tão curto espaço de tempo. O ex-cabo não só deverá voltar à PMDF como também receber todos os seus soldos desde o ato da exclusão, em 28 de abril de 2003.

O ex-cabo conta que as histórias de discriminação na polícia são antigas. “Muitos policiais preferem até mesmo sair da corporação do que ter que admitir à própria família os motivos pelos quais foi expulso”, afirmou. M. relata que por terem outra orientação sexual eles passam a ser alvo de piadas, fofocas e humilhações. “Não será a exclusão com falsas afirmativas de desvio de conduta ou quebra da hierarquia e disciplina que fará desaparecer o PM homossexual”, comentou.

De acordo com M., o policial homossexual uniformizado ou não se vê obrigado a esconder sua verdadeira identidade e a dignidade do amor que sente por outro ser do mesmo sexo. Para ele, comandantes e comandados insistem no preconceito e na ignorância de afirmar que o homossexualismo é um desvio da personalidade e, por isso, uma doença que provoca uma conduta imoral, inadequada ao serviço policial e que atenta contra a disciplina.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Discriminação aos Gays na PM
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 19:14:03 »
Tambem, é bem inteligente de assumir isso hoje em dia. Acho que ele tava querendo pegar alguém lá dai se abriu e os caras zuaram ehauheau
Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2006, 20:28:58 »
Também não vejo a necessidade dele se assumir ainda mais para um superior EVANGÉLICO......... que são assumidamente preconceituosos.... :olheira:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2006, 20:33:56 »
Alegra ta me seguindo ? -.-'

hehehe
Não deseje.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2006, 10:19:59 »
O fato de ele ter saído do armário é irrelevante. O que importa é que ele aparentemente foi perseguido pelo
fato de ser gay [1]. Felizmente, a justiça foi feita.

[1] eu ia escrever "pelo simples fato de ser gay", mas então lembrei de um judeu que disse que existe
uma diferença importante entre as frases: "ele é perseguido por ser judeu" e "ele é perseguido
por ser judeu".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:14:06 »
qual é o problema do só por ser judeu?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:49:57 »
Depende da sensibilidade de quem ouve, mas ao acrescentar o "só", você pode deixar subentendido um certo
juízo de valor. Melhor dizendo, a frase pode ser interpretada como: "Fulano tem qualidades e defeitos.
Devemos procurar pensar também em suas qualidades. o fato de ele ser judeu/negro/gay/funkeiro
não deveria ser motivo para discriminação."

Pessoalmente, acho isso um exagero. Por outro lado, não é a mesma coisa que aqueles eufemismos politicamente
corretos ridículos.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2006, 14:54:19 »
Alegra ta me seguindo ? -.-'

hehehe

Tô não mi amore!!! Foi só coincidência..... :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2006, 15:03:22 »
"O fato de ele ter saído do armário é irrelevante. O que importa é que ele aparentemente foi perseguido pelo
fato de ser gay [1]. Felizmente, a justiça foi feita"
.

Sim eu percebi e ainda bem que a justiça foi feita.  :ok:
Eu só questionei o porque dele ter saído do armário no lugar onde ele trabalha e com um superior daqueles... o que isso irá acrescentar de positivo na vida dele!?... Mas tá bem, cada um sabe de si e aguenta as conseguências.   :!:

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2006, 23:34:10 »
Eu só questionei o porque dele ter saído do armário no lugar onde ele trabalha e com um superior daqueles... o que isso irá acrescentar de positivo na vida dele!?
Não precisar mais fingir não ser o que ele é.

Próxima pergunta idiota...

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2006, 00:18:26 »
Eu só questionei o porque dele ter saído do armário no lugar onde ele trabalha e com um superior daqueles... o que isso irá acrescentar de positivo na vida dele!?
Não precisar mais fingir não ser o que ele é.

Próxima pergunta idiota...

:x A pergunta não foi idiota, a sua atitude com a Alegra: sim!
Que exagero... :umm: Para que isso...

(Não digo q você seja idiota: mas, dessa vez, errou!!!)
Felicidades, rapaz....! :?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 00:20:39 por Siegfried »
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2006, 04:16:58 »
Qualquer um tem o direito de pensar, falar e fazer o que quiser contanto que não invada a vida dos outros. Acho até que o cara se precipitou em fazer essas declarações, mas ele sabia o que tava fazendo isso sem dúvidas e quanto a religião... Bom mesmo na condição de atéia, essa semana eu ganhei uma imagem de Nossa Senhora Aparecida... E não fiquei distribuindo a informação: Eu sou atéia e não gosto dessas coisas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2006, 17:27:35 »
 "Bom mesmo na condição de atéia, essa semana eu ganhei uma imagem de Nossa Senhora Aparecida... E não fiquei distribuindo a informação: Eu sou atéia e não gosto dessas coisas."

Danieli, VOCÊ entendeu o que eu quis dizer.........  :ok:
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 17:29:50 por Alegra »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!