Autor Tópico: Arqueólogos encontram tumbas de cultura pré-inca  (Lida 924 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Arqueólogos encontram tumbas de cultura pré-inca
« Online: 24 de Novembro de 2006, 14:44:10 »
Arqueólogos encontram tumbas de cultura pré-inca
 
Arqueólogos na costa norte do Peru, perto da cidade de Ferrenafe, descobriram um espetacular complexo com pelo menos 20 tumbas de cerca de mil anos atrás, da época da civilização pré-inca sicán.
Entre as descobertas estão dois "tumis" formados por uma liga de prata, cobre e ouro; máscaras e armaduras. Os tumis são facas cerimoniais que cientistas afirmam que nunca haviam sido encontradas antes em uma cova.

Um dos tumis exibe uma representação de Naylamp, o mítico fundador da civilização sicán que, de acordo com a lenda, emergiu do mar e se tornou um deus.

Os arqueólogos envolvidos no projeto afirmam que a descoberta vai ajudá-los a entender detalhes da cultura.

"É uma cidade religiosa, uma colônia sagrada, e cada local de escavação é um cemitério", afirmou Izumi Shimada ao jornal peruano El Comercio. "Isso revela para nós que a sociedade sicán era muito organizada."

Professor da Southern Illinois University, nos Estados Unidos, Shimada trabalha nas escavações da cultura sicán há 25 anos. A mais recente busca foi realizada em parceria com o Museu Nacional Sicán.

Comércio

Os arqueólogos também encontraram, enterrados em uma pirâmide com 30 metros de altura, ossos de uma mulher que deveria ter pouco mais de 20 anos, cercados por figurinos de deuses sicán, cerâmicas e outros objetos em cobre e ouro.

Um outro conjunto de ossos, aparentemente de uma pessoa alta, foi encontrado na posição de alguém sentado, acompanhado por uma coroa metálica e diversos objetos de cerâmica, incluindo um vaso.

A civilização sicán viveu o seu auge entre os anos 800 e 1300 e foi uma das diversas civilizações que trabalhavam com metais e sucumbiram à seca e às conquistas de outros povos.

Os sicán são lembrados por terem produzido ouro, prata e cobre em quantidades elevadas para a época. Eles trocavam conchas e pedras com outras civilizações localizadas na região onde hoje estão Equador, Chile e Colômbia.

A civilização sicán já havia entrado em declínio quando o Império Inca passou a dominar a região, por volta do ano 1200.
 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/11/061122_perusicandt.shtml

---------------------


Arqueólogos no norte do Peru, perto da cidade de Ferrenafe, descobriram um espetacular complexo com pelo menos 20 tumbas de cerca de mil anos atrás, da época da civilização pré-inca sicán.


A mais recente escavação no local foi comandada pelo arqueólogo Izumi Shimada, professor da Southern Illinois University, nos Estados Unidos, em parceria com o Museu Nacional Sicán.


Entre as descobertas estão dois "tumis" formados por uma liga de prata, cobre e ouro. Os tumis são facas cerimoniais. Um deles exibe uma representação de Naylamp, o mítico fundador da civilização sicán que, de acordo com a lenda, emergiu do mar e se tornou um deus.


O presidente do Peru, Alan García, visitou o local das escavações e tirou fotos com um dos tumis descobertos nas tumbas da civilização sicán, que viveu o seu auge entre os anos 800 e 1300.


"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!