Autor Tópico: Uma explosão inesperada  (Lida 655 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Uma explosão inesperada
« Online: 24 de Novembro de 2006, 15:16:28 »

Nesta segunda-feira (20) o satélite Soho[/u] detectou mais uma explosão solar. Apesar de não ser das mais intensas, ela surpreendeu por que o Sol está numa fase de relativa calmaria. Ninguém esperava uma atividade destas agora.

Isso porque não há evidências de atividade magnética que possa ter causado esta explosão. Suspeita-se que uma mancha esteja se formando na face do Sol que não podemos ver. Isto só deve ser confirmado nos próximos dias, quando o Sol girar o suficiente para nos mostrar sua outra face.

Como a explosão não ocorreu na direção da Terra, não teremos problemas com satélites. Também não houve nenhuma daquelas auroras magníficas.

Na imagem, a explosão detectada pelo Soho. O ponto luminoso ali em cima que assiste o espetáculo é Júpiter!

:susto:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Uma explosão inesperada
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2006, 17:03:31 »
 :ok:

Que imagem legal! Eu passaria o dia inteiro olhando pra ela. Para quem não sabe, essa imagem foi obtida
utilizando-se um coronógrafo: um anteparo que bloqueia luz direta do sol (como um eclipse artificial). O disco
do sol é representado pelo círculo na imagem. Daí é possível ter uma idéia das dimensões absurdamente grandes
dessas explosões (a Terra, em comparação, seria do tamanho daqueles pontinhos de ruído que aparecem na
imagem). Essas explosões são bem diferentes das causadas por explosivos químicos, que estamos acostumados
a ver. O gas nesse caso (na verdade um plasma de elétrons e prótons) fica "preso" às linhas de indução do campo
magenético do sol. Essas linhas se distorcem e formam um "laço" (pense em um barbante preso entre dois pontos.
Agora aproxime um ponto do outro) de forma que o gas "se destaca" da superfície do sol.

Edit: Acrescentei a palavra "barbante" entre  "um"  e "preso".
« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 19:50:48 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2006, 19:38:15 »
Linda imagem, mesmo!

E pensar que teve um bafafá quando o SoHo começou a entrar em operação por conta de um pixel mais esquisito numa foto que os ufólogos delirantes encasquetaram que era uma nave... pena que perdi o link.

EDIT: Achei.

http://www.wolflodge.org/stargate/suncruiser/sc2.htm
« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 19:47:51 por Dbohr »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2006, 19:50:44 »
Caramba. Essa história do Sun Cruiser é a coisa mais louca que já vi em termos de Ufologia.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2006, 19:58:42 »
Não, não. A coisa mais louca que você já viu é isto aqui:

http://www.missaoterra.com.br/

:hihi:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2006, 20:02:26 »
 :stunned: :stunned: :stunned:

Arrependei-vos, ou vocês serão lançados no Mundo Negativo em Trevas.  :histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2006, 20:47:24 »
em meados de 2002-2004, o Sol estava bastante ativo e tiveram várias imagens desse tipo. Ouvi dizer que dava para ver auroras boreais tão em direção ao equador quanto na Flórida, se me não me engano :shock:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!