Autor Tópico: Intolerância laica  (Lida 1821 vezes)

Pug2

• Visitante
Intolerância laica
« Online: 25 de Novembro de 2006, 09:13:26 »
'Veil Wars' Reveal Europe's Intolerance

Em nome da laicidade impede-se a liberdade de culto da população.
Enumeras vezes verifico que os mais fundamentalistas da laicidade vêem uma sociedade laica como irreligiosa. Ora laicidade não significa ausência de religião, mas, sociedade onde todos podem expressar a sua fé em liberdade.

O totalitarismo surge quando se pretende impor modo de vida único a toda a sociedade. Uniformização de hábitos é contrária à ideia de liberdade.

A Europa parece não ter aprendido nada com o seu passado...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Intolerância laica
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2006, 16:50:44 »
Não sei o que anda acontecendo no resto da Europa, mas aquela idéia de proibir véus nas escolas públicas da França não me pareceu das melhores.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2006, 17:06:15 »
Aquele véu que recobre os cabelos eu não vejo razão para proibir, mas não acho que devessem ser permitidos aqueles trajes (burqa, acho) que para todos efeitos, são máscaras que impedem o reconhecimento das pessoas, facilitando a entrada de qualquer pessoa desde que se disfarce de muçulmana fundamentalista.

Abre precedente para qualquer um usar máscara porque quer e não poder ser desmascarado porque acredita pessoalmente que mostrar sua face iria contra a vontade de um ser misterioso que só ele consegue ver ou ouvir.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2006, 17:16:46 »
É óbvio que eu concordo com você que esse costume é absurdo. O ponto é, a cultura deles não pensa assim, e a cultura francesa, até onde me lembro, é baseada no reconhecimento e na preservação da diversidade cultural alheia até onde esta não contraria o resto das leis francesas.

Não consta que andar com um véu dos pés à cabeça prejudique outra pessoa além da que o está vestindo. Logo, ao menos para mim, isso é um problema de quem se veste desse jeito.

Se um terrorista se aproveita do respeito a esse costume para esconder bombas ou o raio que o parta, esses são outros quinhentos.

Pug2

• Visitante
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2006, 08:17:29 »
A França é uma sociedade intolerante perante a diferença.
Costuma acei
Não sei o que anda acontecendo no resto da Europa, mas aquela idéia de proibir véus nas escolas públicas da França não me pareceu das melhores.

A medida foi populismo politico.

Pug2

• Visitante
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2006, 08:34:08 »
O texto foi muito oportuno, reflecte a realidade Europeia do momento em relação a muçulmanos.

Lembrar que em França trabalhadores muçulmanos do aeroporto de Paris foram despedidos por manifestarem sinais suspeitos como: Trajarem com roupas orientais, uso de barba...mais surreal foi terem questionado se entram em mesquitas ou se consomem carne de porco e tóxicos ( álcool, tabaco...)

As derivas populistas por políticos irresponsáveis na busca do voto da extrema direita, acaba por estigmatizar os cidadãos muçulmanos.
O arranjar bodes expiatórios para o que vai mal na sociedade tem tido ao longo da história consequências nefastas...

Pug2

• Visitante
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2006, 09:04:47 »
Carlos Amigo: Cardenal de Sevilla: Los símbolos religiosos nunca deberían ser objeto de debate

De facto, é preferível com discernimento as pessoas respeitarem-se do que usar leis para impor o convívio.

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2006, 12:43:45 »
1 - a Burkha não é islâmica. É afegã. Não existe nada no Corão sobre isso.
2 - o objetivo do veu é passar despercibido, não é o que ocorre numa sociedade onde ninguem os usa.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2006, 13:07:14 »
Laico seriamente imparcialmente religiosa. O único meio então seria de exibir na prática somente o que a ciência aceita.

Pug2

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2006, 16:32:59 »
1 - a Burkha não é islâmica. É afegã. Não existe nada no Corão sobre isso.
2 - o objetivo do veu é passar despercebido, não é o que ocorre numa sociedade onde ninguem os usa.

1 - Não, não é.

2 - Objectivo do véu é a modéstia e não o passar despercebido.
Semelhante, embora por conceitos diferentes existe na torá e no evangelho o compromisso de idêntico comportamento, (No islão fala-se em modéstia e preservação da honra, nas revelações anteriores em submissão ao homem).
« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 16:35:00 por Pug »

Pug2

• Visitante
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2006, 16:35:49 »
Laico seriamente imparcialmente religiosa. O único meio então seria de exibir na prática somente o que a ciência aceita.

São coisas distintas...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2006, 18:34:50 »
Mas a burqa não tem qualquer coisa a ver com islamismo? Como uma vertente mais extremada especificamente afegã, ou é mesmo uma coisa afegã que até mesmo pessoas não-muçulmanas, mas afegãs, usam?

Pug2

• Visitante
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2006, 08:50:58 »
burqa é um traje afegão.
Desconheço se é usado por não muçulmanas.

Niqab

Hijab

hijab is not

No último link uma opinião diferente...a forma como o véu tem sido usado, limitando os direitos da mulher é uma clara violação dos preceitos islâmicos.

« Última modificação: 28 de Novembro de 2006, 08:54:49 por Pug »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2006, 14:13:21 »
depois vou ler mais detalhadamente. No artigo sobre a burqa, da wikipédia, há o seguinte trecho:

"Many Muslims believe that the Islamic scripture, the Qur'an, and the collected traditions, or hadith, require a woman to dress and behave modestly in public. However, this requirement, called hijab, has been interpreted in many different ways by Islamic scholars (ulema) and Muslim communities (see Women in Muslim societies)."

Ou seja, me parece algo meio análogo a algumas vertentes cristãs protestantes (ou alguma outra coisa) que defendem que mulheres não devem cortar o cabelo ou usar calças, e homens inversamente devem ter o cabelo sempre curto (e usar calças em vez de saias ou vestidos), mas com uma correlação regional aparentemente mais forte.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2011, 18:28:53 »
[...] So for instance, in France they have about 3 million Muslim women. French police decided to figure out how many of them wore burqas and/or niqabs and found the number to be ... 367.

Not 367,000, but 367, a number so small that from a statistical point of view, it's barely enough to register as a margin of error. As for the rest of Europe, the numbers are even more disastrous for the burqa business (for instance, Belgium has 500,000 Muslims, a couple dozen wear the burqa).

Yes, there are Middle Eastern countries where the veils are required by law (namely Iran and Saudi Arabia) and combined those countries have less than 5 percent of the world's Muslims. There are actually more Muslim countries that outright ban the wearing of the veils than there are that require them. They can do that because wearing a veil is not required in Islam but is more of a custom, depending on where you live and who's in charge.

[...]

http://www.cracked.com/article_18911_5-ridiculous-things-you-probably-believe-about-islam.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2011, 18:34:34 »
Se a burqa estiver sendo usada como um símbolo religioso, eu acho que uma discussão sobre a sua proibição pode ser válida, mas se ela é usada como um costume do país de origem, aí eu acho uma clara violação do direito individual.
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2011, 20:07:02 »
Se a burqa estiver sendo usada como um símbolo religioso, eu acho que uma discussão sobre a sua proibição pode ser válida, mas se ela é usada como um costume do país de origem, aí eu acho uma clara violação do direito individual.

Mas poder usar um símbolo religioso não pode ser considerado também um direito individual?
« Última modificação: 22 de Abril de 2011, 20:09:38 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2011, 21:04:36 »
Acho que a discussão sobre a proibição só é válida no contexto de opressão, de mulheres estarem sendo obrigadas a usá-lo, mas mesmo sendo isso que se busca "resolver" é algo tão absurdamente nulo que compete com a idéia do Mauluf de pintar os viadutos de verde para que a cidade "tenha mais verde". Só coloca essa opressão longe dos olhos, não significa que as mulheres obrigadas a usar essas roupas já estariam livres de qualquer outra forma de coerção dentro de casa, apenas se varre a sujeira para baixo do tapete.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2011, 23:06:42 »
Mas ... eu se eu resolver andar pelado ... teria esse direito?
Se pode andar com burca, terno, batina, por questão cultural ou vontade própria, então isso valeria para andar pelado tb?

Acho que o que pode e o que não pode depende da liberdade individual, mas tb da convenção social. E não tem um critério absoluto para se estabelecer um determinado limite. Vai depender do consenso da maioria.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2011, 23:51:31 »
Mas poder usar um símbolo religioso não pode ser considerado também um direito individual?

No meu entender, a resposta é "sim". Mas parece que não é esta a opinião das autoridades francesas.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2011, 08:42:57 »
Acho que o maior problema é que os franceses estão percebendo que se nenhuma tolerância é ruim, tolerância em excesso também parece ser... a burqua é um símbolo grotesco de opressão sobre as mulheres, e, na cultura ocidental, preconceito e opressão contra as mulheres não é (ou pelo menos, não deveria ser) aceito.

O que o Buckaroo falou é verdade, simplesmente excluir as burquas nao vai nem de longe resolver o problema, mas já é alguma coisa.

Acho que o uso do véu, apesar do ridículo de "esconder os cabelos" ainda vai, mas burqua é demais... até porque não se sabe a que ponto as mulheres usam porque querem ou porque são obrigadas.

E me causa estranheza islâmicos clamarem por tolerância em países estrangeiros quando nos países islâmicos a tolerância, quando existe, é minima. Ou será que é permitido o uso de minissaia na maioria destes países?

Mas ... eu se eu resolver andar pelado ... teria esse direito?

Boa pergunta, se eu sou de uma tribo indíegna, por exemplo, e faz parte da minha cultura andar pelado, poderei andar assim se me mudar para a França ou qualquer país do Ocidente?
« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 08:45:02 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2011, 13:42:48 »
E andar judeu, pode?

Acho que é mais seguro andar pelado :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2011, 03:37:25 »
É perigoso uma sociedade em que se pode andar de burqa, um criminoso pode vestir uma burqa e fugir despercebido.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2011, 12:04:15 »
É perigoso uma sociedade em que se pode andar de burqa, um criminoso pode vestir uma burqa e fugir despercebido.

Ou alguém que é perseguido pelo regime...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!