Autor Tópico: Documentos provam participação dos EUA no golpe de 64  (Lida 1433 vezes)

ukrainian

• Visitante
Documentos provam participação dos EUA no golpe de 64
« Online: 25 de Novembro de 2006, 14:43:32 »
Nenhuma novidade, mas...

24 DE NOVEMBRO DE 2006 - 15h51
Documentos provam participação dos EUA no golpe de 64

Os Estados Unidos participaram efetivamente da queda do presidente João Goulart ao oferecer ajuda militar aos conspiradores brasileiros, disse o professor de história da UFRJ Carlos Fico, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta semana.

Fico descobriu documentos em Washington que comprovam a participação americana no golpe militar de 31 de março de 1964 no Brasil, através de um “plano de contingência” redigido três meses antes do golpe. Este “plano de contingência” jamais foi revelado, antes.

A revelação sobre a descoberta foi apresentada no programa “Fantástico”, da TV Globo, em reportagem do repórter Vinícius Dônola.

“O que está no plano é a entrega em solo brasileiro através de uma ponte aérea de 110 toneladas de armas e munições”, afirmou Fico. O armamento seria levado até Campinas (interior de São Paulo).

Segundo o professor, entre as armas havia o “CE, um gás lacrimogêneo mais poderoso para controle de multidões, protesto. Tudo indica que eles estavam preocupados com a hipótese de haver uma reação do João Goulart seguida de manifestações populares”. Carlos Fico disse que “havia a possibilidade” de os americanos fazerem uma intervenção militar, mas isto não estava no plano.

Segundo Fico, “esse plano norte-americano previa, de maneira muito precisa, aquilo que aconteceu no golpe de 31 de março. Então, sugere que a conspiração foi articulada fortemente com a embaixada norte-americana e os brasileiros”.

“A embaixada entrou numa espécie de ação conjugada, como se diria hoje, vestiu a camisa, talvez, dessas idéias que, com certeza, partiram da amizade entre o adido militar Vernon Walters e o presidente Castelo Branco e o embaixador”, explicou o historiador.

O arquivo americano sobre o golpe no Brasil foi desclassificado, ou seja, deixou se ser secreto, sendo transferido do Departamento de Estado americano para o Arquivo Nacional, em Washington.

http://www.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB118/index.htm

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Documentos provam participação dos EUA no golpe de 64
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2006, 09:00:17 »
Só resta agora a China abrir seus documentos secretos para revelar quantos guerrilheiros ela treinou.  |(

Aliás... O Brizola morreu e não devolveu a grana que ele gateou de Fidel.  :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:13:48 »
Como funciona esse lance de o documento ser considerado "Top Secret" e depois de um determinado tempo, deixar de sê-lo? Eu lembro de ter assistido a um filme que no final disse algo do tipo: "Os documentos do caso JFK serão considerados secretos por XX anos, quando finalmente saberemos a verdade..."

Algo assim...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2006, 18:07:34 »
bom, então. 40 anos depois, em que não faz mais sentido ser top secret, em que sobra pouca gente pra ser responsabilizada, pode deixar de ser. a urss não existe mais, os principais responsáveis já morreram, a realidade é outra e os eua são outros.qual é o sentido de continuar escondendo? qual seria o sentido de esconder documentos relativos à participação dos eua na I guerra mundial

e os historiadores ficam fazendo pressão, né? como se faz no brasil também, em relação a alguns aspectos do regime militar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2006, 18:57:27 »
Nenhuma novidade, mas...

Então não era novidade? Pra mim era...

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2006, 19:29:42 »
Aparentemente eram 20 anos, aí na época do FHC reuniram diplomatas e pesquisadores e acabou, pasmem, virando 40.

Tem um grupo chamado "desarquivando o Brasil", mas diz-se que conseguiram muito pouca coisa e só em casos isolados, pra pedir indenizações e pensão e tal.

Queria ver o doc. Quem achar aí poste. :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2006, 19:38:46 »
Pergunta: de acordo com esses documentos, o General Mourão fazia parte da conspiração?

Segundo o livro do Elio Gaspari, esse general era um porra-louca que acabou precipitando o golpe.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2006, 21:35:58 »
Suspeito (e lamento) que muitas dessas coisas só serão reveladas um longo tempo depois do último envolvido diretamente falecer.

Bem que gostaria que houvesse aqui uma Comissão de Verdade, como na África do Sul.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2006, 21:37:47 »
dbohr, mesmo na argentina ou no chile a coisa foi mais rápida.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2006, 10:43:09 »
Eu não entendo o por que de brasileiro gostar tanto de fingir que coisas como essas não aconteceram; que é melhor não mexer nas fezes para não feder.

Muito melhor encarar a verdade de frente, reconhecer tudo o que foi feito por todos os lados e seguir em frente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2006, 14:41:36 »
Eu não entendo o por que de brasileiro gostar tanto de fingir que coisas como essas não aconteceram; que é melhor não mexer nas fezes para não feder.

Muito melhor encarar a verdade de frente, reconhecer tudo o que foi feito por todos os lados e seguir em frente.

o negócio é que lá morreram 30 mil e aqui 500 (incluindo guerrilheiros e afins). o trauma, tanto na argentina quanto no chile, foi bem maior, bem por ter sido o regime lá um pouco mais brutal.
o negócio é que existe a lei de anistia. e se for pra perseguir militar (falando em ulstra...), aí também vamos ter que pegar os companheiros que fizeram justiçamento e terrorismo, hein?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2006, 22:29:51 »
Concordo que lá foi bem pior. Mas não é por isso que deveríamos fingir que não aconteceu. Esse, aliás, é toda a bronca dos que foram presos e torturados: oficialmente, as Forças Armadas não reconhecem que houve excessos!

O caso do Ulstra, até onde me consta, está bem documentado. Se alguém do TERNUMA (Terrorismo Nunca Mais) tiver evidências semelhantes contra algum guerrilheiro, que as traga à luz. Mas eu suspeito que isso não vai acontecer, porque isso seria equivalente a dizer que houve uma repressão danada.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2006, 00:28:02 »
Concordo que lá foi bem pior. Mas não é por isso que deveríamos fingir que não aconteceu. Esse, aliás, é toda a bronca dos que foram presos e torturados: oficialmente, as Forças Armadas não reconhecem que houve excessos!

O caso do Ulstra, até onde me consta, está bem documentado. Se alguém do TERNUMA (Terrorismo Nunca Mais) tiver evidências semelhantes contra algum guerrilheiro, que as traga à luz. Mas eu suspeito que isso não vai acontecer, porque isso seria equivalente a dizer que houve uma repressão danada.

é, dbohr, não é 'fingir que não aconteceu'. é respeitar um acordo feito quase 20 anos atrás...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2006, 09:44:17 »
Alguns acham o acordo insuficiente (embora tenham se beneficiado dele mesmo assim).

E as Forças Armadas continuam dizendo que nada excepcional aconteceu, o que não é verdade. É pedir muito reconhecer que houve excessos?

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:38:08 »
Acordo desde quando?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Novembro de 2006, 14:00:42 »
Acordo desde quando?

se bem me lembro das aulas de história, foi preciso algum tipo de consenso pra lei sair. ou não?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 29 de Novembro de 2006, 14:36:19 »
Não estou por dentro dos detalhes, mas me parece que foi mais um lance de "pegar ou largar". Por isso que muitos se ressentem da Anistia até agora.

Mimi talvez possa falar melhor.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2006, 10:30:38 »
E as Forças Armadas continuam dizendo que nada excepcional aconteceu, o que não é verdade. É pedir muito reconhecer que houve excessos?

Acho que reconhecem que houve excessos, só não reconhecem que a prática desses excessos foi algo regular, digamos assim, parte do modus operandi do regime.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2006, 10:51:02 »

Isso foi noticiado pelo Fantástico há umas duas semanas... acho que os documentos apresentados na matéria podem ser vistos no site da Globo. Ninguém aí tem globomail, não?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2006, 13:59:55 »

Acho que reconhecem que houve excessos, só não reconhecem que a prática desses excessos foi algo regular, digamos assim, parte do modus operandi do regime.

Me parece que o Governo (civil) reconheceu que "houve excessos" durante o Regime Militar. Mas as Forças Armadas se recusam a admitir tal coisa. Tanto, que jornais como a Folha de São Paulo, em seu manual oficial de redação, orienta os jornalistas a se referir ao "movimento militar" e não à "ditadura".

Nós brasileiros adoramos cortinas de fumaça, infelizmente :/

Eriol

• Visitante
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2006, 14:55:37 »
EUA metido em golpe? MENTIRA! É uma grande democracia!

...

[ironia off]

como se fosse novidade... E depois neguinho critica autores como Chomsky, Blum e Galeano como "paranóicos e mentirosos"....

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:04:57 »
EUA metido em golpe? MENTIRA! É uma grande democracia!

...

[ironia off]

como se fosse novidade... E depois neguinho critica autores como Chomsky, Blum e Galeano como "paranóicos e mentirosos"....

não acho que muita gente ainda tivesse dúvidas a respeito de alguma influência norte-americana na revolução de 64. mas isso não atesta a confiabilidade do chomsky ou, especialmente, a do pentelho do galeano. esse blum eu não conheço.

Eriol

• Visitante
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:16:33 »
http://en.wikipedia.org/wiki/William_Blum

o pentelho do Galeano é possivelmente um dos 10 melhores escritores da língua espanhola desse século, e pese a que a sua obra não seja perfeita, 90% do que está, por exemplo, nas Veias, é certo e irrefutável... se gosta das conclusões ou não já não é meu problema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!