Autor Tópico: Um Congresso Nacional Virtual!  (Lida 654 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Um Congresso Nacional Virtual!
« Online: 27 de Novembro de 2006, 18:15:30 »
Olá amigos,

Estive pensando, num futuro não muito distante talvez fosse possível criar um Congresso Nacional Virtual. Onde haveria um portal onde cada cidadão, já devidamente conectado a internet, poderia propor e votar projetos de lei do interresse da comunidade. Poderia existir também uma assessoria tecnica virtual para analisar a constitucionalidade e os aspectos mais técnicos da lei. Teriamos um Congresso não de representantes eleitos para votar "por nós" os projetos, mas sim uma instuição mais democrática onde cada cidadão, já cadastrado, poderia em determinados dias e horas votar os projetos diretamente, sem intermediários. Seriam milhões de votos, garantindo uma legitimidade muito maior ao processo parlamentar! O que os amigos acham? Será utópico demais minha idéia?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Um Congresso Nacional Virtual!
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2006, 17:07:03 »
Cada vereador, senador, deputado... possuem um e-mail. Você pode fazer isso através deste mecanismo.
Já é difícil ir lá pessoalmente, que é direito de todos... e ninguém vai, imagina por e-mail.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2006, 20:40:51 »
Olá amigos,

Estive pensando, num futuro não muito distante talvez fosse possível criar um Congresso Nacional Virtual. Onde haveria um portal onde cada cidadão, já devidamente conectado a internet, poderia propor e votar projetos de lei do interresse da comunidade. Poderia existir também uma assessoria tecnica virtual para analisar a constitucionalidade e os aspectos mais técnicos da lei. Teriamos um Congresso não de representantes eleitos para votar "por nós" os projetos, mas sim uma instuição mais democrática onde cada cidadão, já cadastrado, poderia em determinados dias e horas votar os projetos diretamente, sem intermediários. Seriam milhões de votos, garantindo uma legitimidade muito maior ao processo parlamentar! O que os amigos acham? Será utópico demais minha idéia?

Sou um democrata convicto, mas não deixo de ser crítico em relação à democracia. Em relação à democracia direta, então, nem se fala.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2006, 13:11:24 »
Olá amigos,

Sou um democrata convicto, mas não deixo de ser crítico em relação à democracia. Em relação à democracia direta, então, nem se fala.

Quais as suas críticas em relação à Democracia Direta?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2006, 13:59:33 »
Quais as suas críticas em relação à Democracia Direta?

Não são poucas. A mais importante é que ninguém se responsabiliza pelas decisões tomadas, pois que uma maioria sem rosto não tem como ser responsabilizada por nada. Isso é especialmente temerário quando se está decidindo a aplicação de recursos, que são escassos.

Não obstante, para grandes questões, acho que a democracia direta é o caminho. Por exemplo, se algum dia for se discutir a pena de morte, ou o aborto, ou a divisão do país, etc.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!