Acredito ser esta uma das maiores dificuldades dos defensores da Bíblia. É um texto famoso, aquele em que Deus testa Abraão, pedindo-lhe seu filho Isaac como sacrifício. Nesse episódio, Deus fala algo muito interessante a respeito do teste que realizou em Abraão. Estamos no momento em que Abraão está levantando o cutelo para golpear seu filho, quando o Anjo do Senhor ( aparição de Deus ) lhe diz:
Gen 22:12 Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora eu sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.
Se Deus sabe o futuro, por que diabos fez esse teste ou qualquer teste que seja? Começaram então a dar a explicação tradicional e dizer que Deus já sabia o que iria acontecer mas estava dando a Abraão a chance de testar a própria fé. Mas como alguém pode ser tão imbecil a ponto de argumentar isso diante de um "agora EU sei" tão contundente? O "agora eu sei" não deixa dúvidas de que Deus estava testando Abraão pra valer, porque não sabia o resultado. Caso Deus estivesse deixando Abaão se testar, teria dito ao final "agora você sabe que teme a Deus" e não "agora Eu sei que teme a Deus". Estórinha pra crente dormir essa de "deixar Abraão testar a própria fé".
Coloquei essa pergunta no Yahoo respostas esta semana. A primeira tentativa de defesa foi dizer que Deus estava deixando Abraão se testar, mas Ele mesmo já sabia o resultado. Quando o primeiro songamonga respondeu isso, os outros logo seguiram defendendo a mesma interpretação ridícula. Mas não dá, não dá mesmo. A frase é bem clara "agora eu sei" e destrocei o argumento perguntando qual parte do agora eu sei eles estavam tendo dificuldades em entender.
Sem alternativas, uma crédula tentou sair pela tangente, dizendo que não foi Deus quem falou, mas o Anjo do Senhor. A credulidade torna as pessoas analfabetas? Vamos ler:
Gen 22:12 Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora eu sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.
Em Genesis, anjos são mais que meros mensageiros. São representações de Deus. Perceba que Deus, não Anjo algum, pediu Isaac em sacrifício. Se assim fosse, o "Anjo" não teria dito "não me negaste teu filho" e sim "não negaste a Deus teu filho". Provo isso no contexto de Genesis 12:
Genesis 12
1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
Não há dúvidas de que é Deus falando após o teste. É Deus dizendo "agora eu sei". O v1 também diz claramente, pra qualquer crente imbecil ler : Deus provou a Abraão
Uma último desesperado, que surpreendeu até a mim, disse que o "agora eu sei" é Deus falando sim, mas interpretando o que se passava na cabeça de Abraão. Não há nada, nem no texto, nem na Bíblia, que autorize essa interpretação. Pelo contrário, o contexto que expus é muito claro quanto a Deus estar fazendo o teste, e jamais dá sequer a entender qualquer outra coisa. O desespero envolvido aqui fala por si só quanto a validade dessa esperteza.
É claro que há e sempre haverá outros artistas da interpretação tentando salvar o Deus cristão e seus super-atributos. Mas em Gen 22:12, eles precisam usar de toda a sua criatividade, ou a gente frita eles.