Autor Tópico: Agora eu sei...  (Lida 2340 vezes)

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
Agora eu sei...
« Online: 27 de Novembro de 2006, 21:20:02 »
Acredito ser esta uma das maiores dificuldades dos defensores da Bíblia. É um texto famoso, aquele  em que Deus testa Abraão, pedindo-lhe seu filho Isaac como sacrifício. Nesse episódio, Deus fala algo muito interessante a respeito do teste que realizou em Abraão. Estamos no momento em que Abraão está levantando o cutelo para golpear seu filho, quando o Anjo do Senhor ( aparição de Deus ) lhe diz:

Gen 22:12 Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora eu sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.

Se Deus sabe o futuro, por que diabos fez esse teste ou qualquer teste que seja? Começaram então a dar a explicação tradicional e dizer que Deus já sabia o que iria acontecer mas estava dando a Abraão a chance de testar a própria fé.  Mas como alguém pode ser tão imbecil a ponto de argumentar isso diante de um "agora EU sei" tão contundente? O "agora eu sei" não deixa dúvidas de que Deus estava testando Abraão pra valer, porque não sabia o resultado. Caso Deus estivesse deixando Abaão se testar, teria dito ao final "agora você sabe que teme a Deus" e não "agora Eu sei que teme a Deus". Estórinha pra crente dormir essa de "deixar Abraão testar a própria fé".

Coloquei essa pergunta no Yahoo respostas esta semana. A primeira tentativa de defesa foi dizer que Deus estava deixando Abraão se testar, mas Ele mesmo já sabia o resultado. Quando o primeiro songamonga respondeu isso, os outros logo seguiram defendendo a mesma interpretação ridícula. Mas não dá, não dá mesmo. A frase é bem clara "agora eu sei" e destrocei o argumento perguntando qual parte do agora eu sei eles estavam tendo dificuldades em entender.

Sem alternativas, uma crédula tentou sair pela tangente, dizendo que não foi Deus quem falou, mas o Anjo do Senhor. A credulidade torna as pessoas analfabetas? Vamos ler:

Gen 22:12 Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora eu sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.

Em Genesis, anjos são mais que meros mensageiros. São representações de Deus. Perceba que Deus, não Anjo algum, pediu Isaac em sacrifício.  Se assim fosse, o "Anjo" não teria dito "não me negaste teu filho" e sim "não negaste a Deus teu filho". Provo isso no contexto de Genesis 12:

Genesis 12

1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2   Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.

Não há dúvidas de que é Deus falando após o teste. É Deus dizendo "agora eu sei". O v1 também diz claramente, pra qualquer crente imbecil ler : Deus provou a Abraão

Uma último desesperado, que surpreendeu até a mim, disse que o "agora eu sei" é Deus falando sim, mas interpretando o que se passava na cabeça de Abraão. Não há nada, nem no texto, nem na Bíblia, que autorize essa interpretação. Pelo contrário, o contexto que expus é muito claro quanto a Deus estar fazendo o teste, e jamais dá sequer a entender qualquer outra coisa. O desespero envolvido aqui fala por si só quanto a validade dessa esperteza.

É claro que há e sempre haverá outros artistas da interpretação tentando salvar o Deus cristão e seus super-atributos. Mas em Gen 22:12, eles precisam usar de toda a sua criatividade, ou a gente frita eles.

« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 21:25:26 por Sr. Jesus »
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Agora eu sei...
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2006, 03:57:37 »
Se Deus existisse e se viesse me propor uma "prova" destas eu, sem pestanejar, mandaria-o fornicar-se a si próprio com um falo de tecido (se ph0der com pika de pano).  Não teria paciência para aturar um "deus" doente e perturbado mentalmente.

danieli

• Visitante
Re: Agora eu sei...
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2006, 05:25:03 »
Pensando bem.. Na maior ja fui bem religiosa e esse lance de provar sempre foi uma coisa que nunca ficou clara na minha cabeça, como pode Deus ser um tolo a ponto de querer provar a si mesmo, da sua própria criatura.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
Re: Agora eu sei…
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:07:11 »
Pensando bem… Na maior ja fui bem religiosa e esse lance de provar sempre foi uma coisa que nunca ficou clara na minha cabeça, como pode Deus ser um tolo a ponto de querer provar a si mesmo, da sua própria criatura.

Talvez não tenha ficado claro porque realmente não faz o menor sentido. E o episódio de Jó também mostra um pouco dessa faceta 'provadora' de deus. Algo completamente ilógico para alguém que, supostamente, sabe de tudo.

Achei legal a iniciativa do Sr. Jesus. Realmente, nada melhor do que a própria bíblia pra mostrar o quanto a religião judaico-cristã é uma coisa 'sem-noção'.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:18:33 »
Pessoal sem visão...

Se o oráculo não tivesse dito "não se preocupe com o vaso", Neo iria quebra-lo mesmo assim?

Como diz a assinatura do PauloCesar "FREE YOUR MIND!".

:P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:22:10 »
O cinema não exisitia na época de Abraão. Ele não assistiu Matrix.  :hihi: :P

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:34:17 »

Mas Deus já :P

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:44:17 »
Hahaha Se Deus viesse com uma dessas pra mim eu diria:

"Vá se lascar, seu porra".  :biglol:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:45:28 »

Mas Deus já :P

Não creio!  :hihi:

Se tivesse assistido, então não haveria necessidade de realizar o teste... já saberia o roteiro de antemão.   :wink:  :biglol:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:52:42 »
Quem tiver ouvidos que ouça: Óbviamente Deus já sabia do resultado do teste de Abraão, agora como passar a mensagem as "criaturas" senão desta forma? Como sabem, embora seja o homem a imagem e semelhança de Deus, não lhe foi conferido o poder do conhecimento de seu destino.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Eriol

• Visitante
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:50:31 »
é engraçado, esse deus onisciente que não sabe das coisas... esse ser onipotente que "convive" com seres livres...

DIG

• Visitante
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:22:22 »
Tão onipotente que não mata nem o diabo-que é 1 criação SUA...
Deus fajuto esse!

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2006, 21:38:51 »
Quem tiver ouvidos que ouça: Óbviamente Deus já sabia do resultado do teste de Abraão, agora como passar a mensagem as "criaturas" senão desta forma? Como sabem, embora seja o homem a imagem e semelhança de Deus, não lhe foi conferido o poder do conhecimento de seu destino.

Sem mais...

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2006, 21:52:16 »
De uma coisa eu tenho certeza. Deus testa a paciência de todos nós!  :P

Muito boa essa iniciativa, tenho duas idéias que não comecei: a de reunir um acervo deste tipo sobre religião e criar um deus possível sob o conhecimento atual.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2006, 23:45:03 »

Então Deus testou Abraão para que o próprio Abraão descobrisse algo que Deus já sabia de antemão e para que uma mensagem fosse dada para todas as outras criaturas do mundo?
Este "recado" seria que Deus aprova aquele que, se pedido por ele, sacrifica a própria prole?

Deuszinho FDP este então! Por que ele não para de brincar com o tico e faz alguma coisa mais produtiva e coerente?  |(

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2006, 00:16:30 »

Então Deus testou Abraão para que o próprio Abraão descobrisse algo que Deus já sabia de antemão e para que uma mensagem fosse dada para todas as outras criaturas do mundo?
Este "recado" seria que Deus aprova aquele que, se pedido por ele, sacrifica a própria prole?

Não!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2006, 00:31:15 »
Ora bolas...
Então que raios significou toda a palhaçada feita por Deus para Abraão?

Não foi para testar Abraão... não foi para dar um recado a todas as criaturas... foi então oque? falta do que fazer? Tédio? Cansou de brincar com o próprio tico?
Se não significou nada disto, então porque esta no livro? Barriga jornalística?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2006, 09:03:55 »

Deuszinho FDP este então! Por que ele não para de brincar com o tico e faz alguma coisa mais produtiva e coerente?  |(

"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." Ec 12.13
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2006, 15:07:18 »
["De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." Ec 12.13]

Porém vos digo: "Mandei este corno se lascar".  :biglol:

Jeová é o ser onipotente mais limitado que eu já vi… o ser onisciente mais burro que já vi… e de todos os Deuses que já li, é o que mais gosta de bajulação…
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2006, 15:09:55 por Mussolim Bucetê »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2006, 16:01:54 »
É por essas e outras…

Que se me provarem um dia que esse deus existe, eu viro malteísta  :D

Ah, se viro ;P

Experimente ele vir pedir para eu matar um filho meu  :hmph:
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2006, 16:04:11 por Suyndara »

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:23:44 »
É claro que a Bíblia não pode ser entendida ao pé da letra, e todo mundo por aqui sabe que esta sofreu várias mudanças ao longo do tempo devido à tradução nos vários idiomas e ao interesse da ICAR.  Diante disso penso que esse não é o único e nem o maior "erro" da Bíblia, que vejo como um livro "que contém da palavra de Deus, mas não é a palavra de Deus", como apregoam Católicos e Protestantes.

Eu tenho um livro aqui em casa que conseguí "de grátis" na net (download) e que é muito interessante, chama-se "Visão Espírita da Bíblia", do J. Herculano Pires.  Acho que vale a pena dar uma procurada ao menos por curiosidade, não me lembro bem  de que site tirei ele, acho que foi do www.panoramaespirita.com.br ou do www.espirito.org.br   pode ser que acrescente algo de interessante ao tema.

Abraços.

Antônio de Lima

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:42:13 »
Antônio de Lima, com todo respeito, é apenas mais uma "forma de interpretar"…

Se levarmos em consideração todos os "interpretação segundo X", "interpretação segundo Y"… tamo é lascado…

A verdade é que esse livro (Bíblia) não passa de um livrinho primitivo, escrito por seres humanos primitivos e absurdamente fantasioso…

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2006, 20:17:32 »
É claro que a Bíblia não pode ser entendida ao pé da letra, e todo mundo por aqui sabe que esta sofreu várias mudanças ao longo do tempo devido à tradução nos vários idiomas e ao interesse da ICAR.  Diante disso penso que esse não é o único e nem o maior "erro" da Bíblia, que vejo como um livro "que contém da palavra de Deus, mas não é a palavra de Deus", como apregoam Católicos e Protestantes.

Eu tenho um livro aqui em casa que conseguí "de grátis" na net (download) e que é muito interessante, chama-se "Visão Espírita da Bíblia", do J. Herculano Pires.  Acho que vale a pena dar uma procurada ao menos por curiosidade, não me lembro bem  de que site tirei ele, acho que foi do www.panoramaespirita.com.br ou do www.espirito.org.br   pode ser que acrescente algo de interessante ao tema.

Abraços.

É sempre aquela situação... parte A deve ser interpretada literalmente, parte B deve ser interpretada simbologicamente. O problema é, quem define isto?

Sim! Porque pessoas religiosas tem esta péssima mania de não comprar o pacote todo... querem apenas aquilo que lhes é bom e conveniente e tratam logo de encontrar uma desculpinha evasiva para esconder o que não presta para debaixo do tapete.

Se você pode escolher o que "vale" e o que "não vale" na bíblia, de acordo com que você "acha" certo, pra quê bíblia afinal de contas?  :hein:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #23 Online: 13 de Dezembro de 2006, 21:43:22 »
Quem é o Amon? Virei seu fã cara, me passa seu orkut ae!

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Dezembro de 2006, 22:48:23 »
Antônio de Lima, com todo respeito, é apenas mais uma "forma de interpretar"…

Se levarmos em consideração todos os "interpretação segundo X", "interpretação segundo Y"… tamo é lascado…
...

Ainda que pela minha opção pelo Espiritismo eu esteja de certa forma predisposto a concordar com o autor Espírita em suas interpretações admito sem ficar ofendido que você tem razão em seu argumento...rs.  E também sou obrigado a concordar com o Spitifire quando ele diz que "É sempre aquela situação… parte A deve ser interpretada literalmente, parte B deve ser interpretada simbologicamente. O problema é, quem define isto?"

Foi mal, é que eu me esqueço que pra argumentar com um ateu é necessário que antes eu tente enxergar as coisas pela sua ótica pra que eu não caia no erro de cometer falácias.  Certo ?

Abraços.

Antônio de Lima

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!