Preferi abrir um pra este ano.
Teve alguém que prestou a sério? Como foram?
Eu fui dar uma olhada nas tas questões INTERDISCIPLINARES. Achei que seria mais complicado. São 7 anos que eu vejo as provas da fuvest, e a cada ano fico mais convicta: bela merda de USP que considera os "melhores" os alfabetizados.
A I contrariava a teoria da evolução (bichos surgindo todos ao mesmo tempo), a II não tinha nada a ver com o tema mas ainda era verdade, e a III era da Pangéia lá. Felizmente não deixaram uma opção só com a III, senão todo mundo ia se lascar.
Está ESCRITO no texto que é carência de vitaminas e piora com contato com agrotóxico. O vestiulando precisava saber LER e saber, pasmem, que carência de vitaminas é falta de comida, não falta de vacina.
Parecia complicada à primeira vista, mas o necessário mesmo era saber como funciona fotosíntese. E saber ler e ignorar tudo o que foi escrito na questão

Parecia complicada, mas exigia só regra-de-três. E saber ler.
Falou de filme de pingüim eu já me animei, né: É EFEITO ESPECIAL! E o pior é que botaram isso de alternativa mesmo.
A sério, a "C" supõe que o vestibulando nunca tenha olhado pro céu na vida.
A "A" supõe que o vestibulando nunca tenha visto duas lâmpadas acesas ao mesmo tempo.
A "D" tem tudo a ver, porque o pólo magnético da Antártida é onde os penguins moram, enfim. Da hora

A "B" é pegadinha, com a palavra "volume"; se não fosse pelo "volume", a formulação é a mesma da alternativa correta.
Essa questão foi
filha da putice TOTAL dos examinadores.
Enfim. Tem fórmula pra isso, dizem os corretores do Etapa. A pessoa podia também continuar fazendo a tabelinha. Uma vez que ela soubesse que na 1a coluna tinha que somar 20, e na 2a tinha que dobrar o valor, IGUAL AO EXEMPLO, conseguia chegar lá.
Resolver essa questão pode exigir uma certa pagação de mico. Mas hm, funcionou aqui.
"Povos primitivos" é no máximo tribo indígena, e tribo indígena não é o tipo de coisa que PERTURBA o equilíbrio MUNDIAL. A II tem que lembrar o petróleo no Iraque, do qual tanto se fala, e a III tem que lembrar da Bósnia, mas podia muito bem lembrar da islamofobia que assola o "primeiro mundo", de que também tanto se fala.
Hahaha animal

Mas acho que essa já exigia certo treinamento. Por incrível que pareça, é pouca gente que consegue descobrir porque uma tirinha é engraçada.
Enfim. Pelo amor de deus. Não é que láaaaa na minha época as coisas fossem mais difíceis nem nada, mas hm.
Se os colegas quiserem comentar as provas das suas especialidades, por favor. Os meninos que prestaram a prova também.
Eu ainda nem cheguei na parte de humanas e estou no cagaço.