Autor Tópico: Conflitos religiosos ou políticos?  (Lida 1090 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Conflitos religiosos ou políticos?
« Online: 30 de Novembro de 2006, 03:52:55 »
Talvez já tenha havido um tópico com esse tema...

Mas o que acham de coisas como o atentado de 11 de setembro... a situação de Israel e a Palestina, e eventuais etcs.

Freqüentemente fala-se que em vários casos a religião é meramente utilizada por pessoas que tem interesses escusos nesses conflitos. Como seria nesses casos, quais os ganhos, e de quem, com os conflitos?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Conflitos religiosos ou políticos?
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2006, 04:41:59 »
algumas pessoas têm dificuldade em ver acontecimentos também motivados por idéias como realmente são; parece-lhes impossível que alguém possa agir sem um interesse paupável e imediato.
pegue a guerra do iraque; eu não tenho a menor dúvida de que, se pode ter havido interesses da indústria bélica norte americana, no final o que decidiu foi certo sentimento genoíno e ingênuo dos neocons norte-americanos de espalhar a democracia.

a coisa é que não dá para generalizar; sempre vai haver quem está envolvido por interesses concretos como quem age em nome de um dever ser.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2006, 17:41:08 »
Entre os interesses notáveis em jogo, eu citaria certos segmentos religiosos (o Wahabismo muçulmano e certas linhas decaídas e arrogantes do protestantismo americano, principalmente) e, de uma forma muito interligada, essa visão ingênua e arrogante que o Bruno citou sobre a política no Oriente Médio.

Há também um sentimento anti-americano forte naquela região, já há muito tempo, bastante semelhante ao que temos aqui no Brasil.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:57:38 »
Os EUA anda em situação de obrigar a nova geração a ser religiosa. Obviamente para poder controlar as pessoas. Parte do discurso "Deus está comigo" de Bush.

Pug2

• Visitante
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2006, 10:57:39 »
Entre os interesses notáveis em jogo, eu citaria certos segmentos religiosos (o Wahabismo muçulmano e certas linhas decaídas e arrogantes do protestantismo americano, principalmente) e, de uma forma muito interligada, essa visão ingênua e arrogante que o Bruno citou sobre a política no Oriente Médio.

Há também um sentimento anti-americano forte naquela região, já há muito tempo, bastante semelhante ao que temos aqui no Brasil.

O curioso é verificar que o estado onde Wahhabismo influenciou a sociedade é um dos maiores aliados dos EUA.
Esse país em questão foi mesmo criado pelos EUA, em acordos que colocaram grande parte da Arábia nas mãos dos Saud.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2006, 11:17:40 »
Os EUA anda em situação de obrigar a nova geração a ser religiosa. Obviamente para poder controlar as pessoas. Parte do discurso "Deus está comigo" de Bush.

Mas como é que você tem tanta certeza que o Bush não acredita realmente que Deus existe e que está com ele? Por que será que sempre acreditamos que os governantes nunca têm fé e que sempre a usam somente como forma de dominação? Tanta gente usa o nome de Deus para buscar aliados.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2006, 12:38:42 »
Isso tem razão, outro ditador, Hitler, era um grande fanático religioso e acreditava que sua força sobre-humana* era uma benção divina.

*Hitler foi o homem que sobreviveu a maior quantidade de tentativas de assassinatos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!