Nada justifica atropelo da liberdade. Sabemos sempre onde começa e nunca onde acabará...
E a Europa segue um caminho perigoso também.
Para descontrair 

declive escorregadio

bom, primeiro, o eriol não tem moral pra falar de liberdade, simplesmente por ser apoiador de regimes notadamente totalitários.
agora, pug, veja só; você sabe que os eua, até 2001, eram um dos países mais vulneráveis do mundo a terrorismo por motivos simples; garantias e direitos individuais, ódio imenso em várias partes do mundo e um fluxo gigante de migrantes e viajantes. se não tivessem endurecido nesses últimos anos, não que eu ache, eu tenho CERTEZA de que algo teria acontecido, talvez pior do que o 11 de setembro.
é só uma questão de botar na balança, mesmo. milhares de civis mortos ou centenas de constrangidos?
mas como eu disse, esse endurecimento está sendo feito à revelia de boa parte da opinião pública, então dá pra contar com fiscalização ilimitada. é plenamente justificável, tanto que em todos os países do mundo há essa possibilidade, entrar em estado de sítio se houver sítio.
o que há lá não é sítio, não é nada que qualquer legislador ou cientista político tenha previsto anteriormente, mas é semelhante a um estado de sítio; é resistência ao terrorismo, mesmo. então me parece perfeitamente razoável que se tome medidas semelhantes para combater, ou melhor, resistir.
alguém deu um tapa na cara deles. você está pedindo pra darem a outra face, outros estão pedindo pra darem outro de volta, e eu acho melhor mesmo que eles desviem do tapa na próxima vez.