Autor Tópico: Testando pseudociências e afins  (Lida 1972 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Testando pseudociências e afins
« Online: 07 de Maio de 2005, 19:12:51 »
Este tópico tem a finalidade de ser um exercício mental para bolar experimentos que pudessem refutar hipóteses como: astrologia, quiromancia, numerologia, homeopatia, simpatia... o que você preferir.

Bem, como alguns foristas pretendem participar da ANCOP seria interessante que se tivesse algo mais que "Vcs não tem provas de suas alegações".

Obs: Isto não é nenhuma crítica negativa a ANCOP.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re.: Testando pseudociências e afins
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2005, 19:32:33 »
off topic
Seja bem vindo, Res!

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2005, 19:35:42 »
off topic

Valeu.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
Re: Testando pseudociências e afins
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2005, 19:53:21 »
Citação de: Res Cogitans
simpatia... o que você preferir.

Simpatia? Assim é fácil... é só verificar, por exemplo, se as pessoas que colocam semente de romã nas carteiras ganharam dinheiro durante o ano.
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2005, 20:01:07 »
a parte da simpatia foi mais irônica.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Re: Testando pseudociências e afins
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2005, 20:14:23 »
Citação de: Wellington Zangari

Res, bem-vindo!
Dá pra fazer isso. Mas há que se partir de uma alegação, dentre as milhares existentes. Seria melhor você escolher uma e, então, o pessoal sugeriria controles.

Um fraternal abraço,
Zangari

Um dos experimentos que queria realizar parece que foi feito por vc.

A assim chamada "teraia de vidas passadas" ou, de "vivências passadas" como alguns preferem, NÃO É ACEITA COMO MÉTODO TERAPÊUTICO pelo Conselho Federal de Psicologia.

A mim me parece evidente que uma coisa é pesquisar as alegações de que pessoas falariam de supostas vidas passadas durante a terapia de vidas passadas (o que acho válido conquanto estudar tais alegações não significa assumi-las como verdadeiras), mas outra coisa é oferecer um tipo de terapia cuja cientificidade não foi demonstrada. Ao "sugerir" que alguém, durante a hipnose, vá a suas "vidas passadas", lembrando-se de detalhes dela, já demonstra que quem aplica o método DEVE assumir a reencarnação como fato. Assumindo a reencarnação como fato, afasta-se da ciência! O pior é que ao sugerir algo que acredita, como bem lembrado pelo Angelo, pode induzir à criação de falsas memórias no paciente, ainda que este, conscientemente, não "acredite" em reencarnação!

Há muitos anos, fizemos um experimento que a mim me deu garantia de que a hipnose não é um bom método para avaliar a realidade da rencarnação ou de qualquer outra memória (como a de vivências abdutivas / raptos por ETs). Induzimos 5 pessoas que estavam sob hipnose profunda a se "lembrarem do futuro". Ora, o futuro não existe em nossas mentes e, se alguém dissesse uma só palavra sobre o futuro, estaria demonstrada a impraticabilidade do método também para se "mesurar as memórias do passado" porque jamais teríamos certeza do que seria memória "verdadeira" e "falsa" memória", fantasia criada e vivida como se fosse realidade. Induzimos a cada pessoa, em separado, a dizerem tudo quanto se "lembravam" sobre um determinado dia do ano 2.500, em plena Praça da Sé! As narrativas vieram, e de todos os sujeitos! Apenas para dar os extremos, um viu uma cidade maravilhosa, povoada por pessoas sem doenças e por carros-naves, enquantro outro parecia narrar uma cena do Blade Runner, com cheiro de enxofre, prédios em ruínas, fumaça, morte...

Embora isto não refute a teria da reencarnação e que podemos resgatar tais memórias, mostra que o método utilizado é muuuuuuuuito questionável. Vc chegou a publicar estes resultados em algum lugar?

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
Re: Re.: Testando pseudociências e afins
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2005, 20:43:53 »
Citação de: Res Cogitans
a parte da simpatia foi mais irônica.

Eu sei, eu também tentei ser... :(
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2005, 15:12:02 »
Já foi observado em algum estudo estatístico sobre paranormalidade algum tipo de atipia?

Tipo: nada evidente a ponto que provasse um indivíduo (um autoproclamado vidente, por exemplo) como paranormal, mas suficiente para gerar algum tipo de incerteza?

Coloco isso pq vejo muito gente se dando o trabalho de pesquisar paranormalidade. Astrologia por exemplo, não é levada a sério (como matéria científica) faz séculos (por motivos óbvios). E por isso ninguém (ou quase ninguém) se preocupa sequer em pesquisar (no que estão certos, creio).

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Testando pseudociências e afins
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2005, 15:23:34 »
Citação de: Jonh Ford
Já foi observado em algum estudo estatístico sobre paranormalidade algum tipo de atipia?

Tipo: nada evidente a ponto que provasse um indivíduo (um autoproclamado vidente, por exemplo) como paranormal, mas suficiente para gerar algum tipo de incerteza?

Dê uma lida nos posts do Wellington Zangari nesse tópico:

http://www.alenonimo.com.br/forum/viewtopic.php?t=630&postdays=0&postorder=asc&start=48

Ele responde a essa e outras indagações.

Citação de: Jonh Ford
Coloco isso pq vejo muito gente se dando o trabalho de pesquisar paranormalidade. Astrologia por exemplo, não é levada a sério (como matéria científica) faz séculos (por motivos óbvios). E por isso ninguém (ou quase ninguém) se preocupa sequer em pesquisar (no que estão certos, creio).

Na verdade já foram feitos alguns estudos sobre astrologia que comprovam que ela não passa de validação subjetiva e não prevê além do esperado pelo acaso.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!