Autor Tópico: A religião justifica crimes  (Lida 1648 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
A religião justifica crimes
« Online: 01 de Dezembro de 2006, 03:21:57 »
Imagine a situação:

O pai evangélico teve um filho ferido em um acidente, com hemorragia, ele estando inconsciente. Ele nega ir ao hospital com medo que façam uma transfusões, já que os evangélicos negam sangue.

Primeiro, vamos imaginar um caso parecido na justiça, só que não envolvendo religião:
Eu impedi meu filho de ir ao hospital de castigo; - Prisão
Eu impedi meu filho de ir ao hospital pois não gostava dele - Prisão
Eu impedi meu filho de ir ao hospital pois a escola era cara demais; - Prisão

Mas o que acontece quando for religião?
Eu impedi meu filho de ir ao hospital em função da minha religião; - Tudo bem! Direito incontestável da liberdade religiosa (como diz a constituição brasileira), não tem problema!

Motivo?
Simples: a verdade está se baseando na superstição.

rizk

• Visitante
Re: A religião justifica crimes
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2006, 12:32:43 »
TJ não deixa fazer transfusão de sangue. E eles não são OS EVANGÉLICOS, não são nem maioria dos evangélicos.

E, até onde eu sei, não pode fazer isso não. Por qualquer motivo que a pessoa tenha de não dar socorro médico pra outra, é negligência no mínimo, e homicídio no máximo. Ou estou errada?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:10:22 »
Não, o tratamento é diferente. Seja pela constituição seja pela própria decisão de juiz.

Mais um exemplo:
http://anticirc.coconia.net/
Ocorre ainda hoje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:13:33 »
Eu acrescentaria mais uma "num caso parecido na justiça, só que não envolvendo religião":
- "Eu impedi meu filho de ir ao hospital em função da minha religião;" - prisão psiquiátrica sem data prevista do final da pena.    :|
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:27:17 »
Se entenderem como crime charlatanismo e curandeirismo, com certeza as igrejas evangélicas servem para justificar crimes.

Algumas vezes elas praticam até coação e extorsão.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2006, 20:15:35 »
Não, o tratamento é diferente. Seja pela constituição seja pela própria decisão de juiz.

Onde está isso?

E circunscisão não é uma coisa primitiva e arcaica. Tem motivos médicos, pra sarar fimose e, recentemente, descobriram que ajuda na prevenção da AIDS.
Ao que me foi dado saber, essa campanha anti-circuncisão é financiada por um laboratório farmacêutico que diz curar fimose com um creminho, e por cirurgiões plásticos que querem convencer o pobre homem de que ele foi castrado pra ele ir lá e mandar fazer um prepúcio novo.
Pode ser fofoca, mas enfim, não fui eu quem começou.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2006, 20:36:31 »
Se isso for verdade, considero o cúmulo.Ou seja, em nome do respeito a liberdade religiosa, a constituição acha que devemos até abrir mão da segurança e da saúde das pessoas.O direito de um deveria terminar quando começa o do outro.Isso é que eu chamo de discriminação não-contestada.

Mas isso já ocorre com o curandeirismo e o charlatanismo,como o Alenônimo salientou.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2006, 20:43:18 »
Durante toda a história da humanidade, e até hoje, quando se trata de religião as ações tem um tratamento melhor perante um juri.

Onde está isso?

E circunscisão não é uma coisa primitiva e arcaica. Tem motivos médicos, pra sarar fimose e, recentemente, descobriram que ajuda na prevenção da AIDS.
Ao que me foi dado saber, essa campanha anti-circuncisão é financiada por um laboratório farmacêutico que diz curar fimose com um creminho, e por cirurgiões plásticos que querem convencer o pobre homem de que ele foi castrado pra ele ir lá e mandar fazer um prepúcio novo.
Pode ser fofoca, mas enfim, não fui eu quem começou.
Eu nunca ouvi sobre prevenir a AIDS, então não posso falar nada.
Mas o prepúcio é uma zona erôgena, não vejo argumentos para que este seja removido, caso haja outro tipo de operação para a fimose, incluindo que são mais baratos.
Principalmente que quando removido ao recém-nascido, está forçando algo para alguém que não possui ainda a opção de opinar, quando a única justifica aparente seja a religião.

Pug2

• Visitante
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2006, 10:48:20 »
Desviando ligeiramente...

Quem é a favor da eutanásia?

Será um futuro sem limites que nos esperará ou talvez não...

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2006, 10:56:01 »
Desviando ligeiramente...

Quem é a favor da eutanásia?

Será um futuro sem limites que nos esperará ou talvez não...

Pug,

Tem um tópico por aí sobre eutanásia.  :) Parece que foi bastante descutido... dá uma procurada na "caixinha"  :D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2006, 19:29:16 »
Acho que não desvio do tópico... :wink:
Achei chocante e não consigo ver como uma religião pode justificar este crime.

Mutilação genital feminina:

"Também conhecida por circuncisão feminina ou excisão, a Mutilação Genital Feminina (MGF) envolve a remoção total ou parcial dos órgãos genitais femininos externos ou outras lesões dos órgãos genitais que provoquem alterações anatómicas, com base em razões culturais ou fins não terapêuticos.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que cerca de 130 milhões de mulheres e crianças tenham sido já submetidas à prática da MGF e cerca de 2 milhões se encontrem em risco de serem circuncisadas. Praticada em 28 países do continente africano (com uma prevalência variável), as mulheres submetidas à MGF encontram-se presentes em comunidades africanas migrantes e residentes nos diferentes continentes."

"O holocausto silencioso das mulheres a quem continuam a extrair o clítoris
Por Sofia Branco

04 de Agosto 2002
Mesquita de Lisboa, duas da tarde de uma sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos. Envergando uma túnica larga em tons de amarelo e preto que deixa por vezes ver a nudez interior, a fanateca [nome guineense dado à mulher que pratica a excisão] diz de imediato que não está disposta a revelar nem denunciar o ritual feminino que implica o corte do clítoris. Fala da "vergonha" que seria um filho seu ver a prática exposta num jornal e, com isso, perder o carácter secreto que lhe está ligado."

:oops:

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2006, 14:22:07 »
Acho que não desvio do tópico... :wink:
Achei chocante e não consigo ver como uma religião pode justificar este crime.

Mutilação genital feminina:

"Também conhecida por circuncisão feminina ou excisão, a Mutilação Genital Feminina (MGF) envolve a remoção total ou parcial dos órgãos genitais femininos externos ou outras lesões dos órgãos genitais que provoquem alterações anatómicas, com base em razões culturais ou fins não terapêuticos.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que cerca de 130 milhões de mulheres e crianças tenham sido já submetidas à prática da MGF e cerca de 2 milhões se encontrem em risco de serem circuncisadas. Praticada em 28 países do continente africano (com uma prevalência variável), as mulheres submetidas à MGF encontram-se presentes em comunidades africanas migrantes e residentes nos diferentes continentes."

"O holocausto silencioso das mulheres a quem continuam a extrair o clítoris
Por Sofia Branco

04 de Agosto 2002
Mesquita de Lisboa, duas da tarde de uma sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos. Envergando uma túnica larga em tons de amarelo e preto que deixa por vezes ver a nudez interior, a fanateca [nome guineense dado à mulher que pratica a excisão] diz de imediato que não está disposta a revelar nem denunciar o ritual feminino que implica o corte do clítoris. Fala da "vergonha" que seria um filho seu ver a prática exposta num jornal e, com isso, perder o carácter secreto que lhe está ligado."

:oops:

Há alguns anos assisti a um documentário sobre o assunto. Era sobre uma modelo africana que dizia não perdoar a mãe por tê-la submetido a MGF... nesse domcumentário, foi mostrado o momento em que algumas meninas são levadas pelas mães a "fanateca"... na África.

Eram pequenas, seis ou sete anos, estavam assustadas e choravam... eram amarradas em tocos de paus para não fugirem, enquanto aguardavam sua vez... todas apavoradas, com cara de bicho acuado, enquanto as que estavam sendo submetidas ali mesmo, gritavam desperadas, amarradas ou presas pelas próprias mães.

A incisão, no caso, era feita sem qualquer anestésico, mesmo natural da religião e com um gillete... muitas meninas sagram até a morte. Foi a coisa mais horrível que já assisti.

A modelo diz não encontrar justificativa para o ato da mãe de levá-la a isso, pois tinha nascido mulher e sido submetida um dia... como ela, nasceu mulçumana, mas jamais teria feito o mesmo com uma filha. Como mulher, não podia perdoar sua mãe, nem as outras mães que faziam o mesmo, pois elas deveriam ser as primeiras a lutar contra tal ato.

E nesse caso a culpa não é do AlCorão, que não não tem qualquer citação a respeito da tal incisão, nenhuma lei, nada... é mesmo coisa dos homens, para evitar que sejam traídos por suas mulheres, já que elas não sentem prazer e dessa forma garantir sua prole.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2006, 14:24:44 por Luz »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2006, 14:53:50 »
Luz: Só queria acrescentar duas coisas. Realmente, a circuncisão feminina não é uma questão religiosa, mas cultural. Segundo, embora seja algo relacionado à cultura patriarcal local, as pessoas que pregam e realizam a circuncisão são na maioria mulheres! São mães que acham que estão realmente fazendo um bem às suas filhas. Quero ver o que as pessoas que pregam o relativismo cultural acham disso.[1]

[1] Lembrei de uma história que li tempos atrás: Um dia, em certa província da Índia, no começo do século XIX, uma comissão de brâmanes veio falar com a autoridade britânica local. Eles vieram reclamar de um oficial britânico que estava proibindo a prática do Sati (ritual em que se queima a viúva - viva, na mesma fogueira em que se queima o corpo do marido). Eles diziam que isso era um abuso, e que eles deviam respeitar as tradições locais. O funcionário então pensou, e respondeu: "No meu país temos tradições também. Uma delas é a seguinte: quando pegamos um assassino, nós costumamos pendurá-lo por uma corda pelo pescoço até ele morrer. Então já sei o que fazer. Quando vocês forem queimar alguma viúva, nós colocamos logo uma forca ao lado. Assim, nós vamos permitir que vocês mantenham suas tradições, e ao mesmo tempo nós seguimos as nossas!"
Desnecessário acrescentar que os brâmanes não aceitaram a oferta  :wink:

Relativismo cultural my ass.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Pug2

• Visitante
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2006, 16:44:00 »
Normalmente menciona-se que o alcorão não tem nada que justifique tal tradição. Quero ressalvar que o mesmo acontecerá na bíblia, visto que esta prática ser realidade entre os coptas e outros cristãos. Membros de crenças animistas também mantêm a tradição que terá mais de 2500 anos.

Esta prática foi usada na Europa e EUA, em finais do século XIX e ainda em pleno século XX para tratar problemas "emocionais das mulheres"

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2006, 17:39:59 »
Normalmente menciona-se que o alcorão não tem nada que justifique tal tradição. Quero ressalvar que o mesmo acontecerá na bíblia, visto que esta prática ser realidade entre os coptas e outros cristãos. Membros de crenças animistas também mantêm a tradição que terá mais de 2500 anos.

Esta prática foi usada na Europa e EUA, em finais do século XIX e ainda em pleno século XX para tratar problemas "emocionais das mulheres"

Bom, eu citei o AlCorâo, porque li e não encontrei nenhuma referência à essa prática. Bom, mas li uma tradução! Fiquei curiosa quando estava passando uma novela sobre os Árabes, na Rede Globo, e o assunto foi mencionado.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2006, 19:29:12 »
Religião para algumas vezes significa comprovante de dignidade por ex: "Sou evangélico não faço essas coisas"

Bem por falar em circuncisão tenho um amigo que foi vitima heauheau
Nos o chamamos de serra pelada. huehauehau
Não deseje.

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2006, 20:08:14 »
Luz: Só queria acrescentar duas coisas. Realmente, a circuncisão feminina não é uma questão religiosa, mas cultural. Segundo, embora seja algo relacionado à cultura patriarcal local, as pessoas que pregam e realizam a circuncisão são na maioria mulheres! São mães que acham que estão realmente fazendo um bem às suas filhas. Quero ver o que as pessoas que pregam o relativismo cultural acham disso.[1]

[1] Lembrei de uma história que li tempos atrás: Um dia, em certa província da Índia, no começo do século XIX, uma comissão de brâmanes veio falar com a autoridade britânica local. Eles vieram reclamar de um oficial britânico que estava proibindo a prática do Sati (ritual em que se queima a viúva - viva, na mesma fogueira em que se queima o corpo do marido). Eles diziam que isso era um abuso, e que eles deviam respeitar as tradições locais. O funcionário então pensou, e respondeu: "No meu país temos tradições também. Uma delas é a seguinte: quando pegamos um assassino, nós costumamos pendurá-lo por uma corda pelo pescoço até ele morrer. Então já sei o que fazer. Quando vocês forem queimar alguma viúva, nós colocamos logo uma forca ao lado. Assim, nós vamos permitir que vocês mantenham suas tradições, e ao mesmo tempo nós seguimos as nossas!"
Desnecessário acrescentar que os brâmanes não aceitaram a oferta  :wink:

Relativismo cultural my ass.

Não diga uma coisa dessas. Há que convir que, no fim das contas, o cultural, o religioso, o racial e o etcetera se confundem. MUITO. Ainda mais nos dias que vivemos. Você mesmo diz, com a sua anedota, que a própria justiça pode se contrapor à prática religiosa, "em pé de igualdade", enquanto cultura, hm.
"Cultura" é bem A palavra que fala, fala e não diz nada - mais confunde que explica, que não fode nem sai de cima, escolham o ditado que melhor cabe.

De resto, eu também vou me alinhar com a Civilização e achar essas coisas o fim do mundo. Abusos, mesmo.

MAS, também, penso que negar ao indivíduo o direito de crença e opinião uma coisa muito bárbara. Se ele comete um crime baseado nisso, tem que ter punição, óbvio, mas o primeiro continua valendo.

Porque chega a essa altura do campeonato em que está todo mundo reivindicando direitos à sua própria "cultura". Mas, em última instância, o lascado é o seguinte: eu resolvo me juntar a um grupo que defenda, sei lá, a minha orientação sexual; quem garante que esse grupo vê a "cultura" do mesmo jeito que eu? Quem garante que é "nossa", que eu não vá ser forçada a adotar uma identidade que não é a minha, só porque eles têm uma bandeira com o mesmo "nome"? Se é pra adotar uma identidade arbitrária de "cultura", por que não adota a de "humanidade", que nos dá um substrato comum de identificação e respeito, e pára de viadagem?

Isso é mais "pós-modernista" do que devia ser num fórum em que está todo mundo xingando, talvez, mas acho que é válido.

Aí eu tendo a achar que individualismo é uma coisa super-importante. Que tem seus problemas, sim, mas não é um castelo construído no ar, como são essas coisas de Cultura. Cada vez mais eu creio que é necessário usar a medida da felicidade dos indivíduos, que é alcançada pela paz, que é alcaçada pelo estabelecimento de um “mínimo denominador comum”, que deve ser fornecido pelos estudiosos das matérias dos homens. E esses aí cismaram agora de ser pirronistas. Aí lascou-se.
Injeção de Iluminismo em todo mundo, já!

Pug2

• Visitante
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2006, 08:58:36 »
Luz,
Apenas pretendi referir que a tradição da excisão não é só entre os muçulmanos e que a mesma foi originada muito antes de existir cristianismo ou islão.

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2006, 10:23:37 »
Luz,
Apenas pretendi referir que a tradição da excisão não é só entre os muçulmanos e que a mesma foi originada muito antes de existir cristianismo ou islão.

Isso para mim é interessante, porque é uma coisa que eu não sabia realmente.  :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:00:53 »

Que horror...
Mas também nos EUA tratavam dos "problemas emocionais" (histeria) das mulheres num consultório médico com um vibrador e resultava, elas ficavam "mansinhas"...mas houve um religioso qualquer da época que condenou esta prática, claro!.....  ::)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:11:24 »
Citação da Mimi:

"Não diga uma coisa dessas. Há que convir que, no fim das contas, o cultural, o religioso, o racial e o etcetera se confundem. MUITO. Ainda mais nos dias que vivemos. Você mesmo diz, com a sua anedota, que a própria justiça pode se contrapor à prática religiosa, "em pé de igualdade", enquanto cultura, hm.
"Cultura" é bem A palavra que fala, fala e não diz nada - mais confunde que explica, que não fode nem sai de cima, escolham o ditado que melhor cabe.

De resto, eu também vou me alinhar com a Civilização e achar essas coisas o fim do mundo. Abusos, mesmo.

MAS, também, penso que negar ao indivíduo o direito de crença e opinião uma coisa muito bárbara. Se ele comete um crime baseado nisso, tem que ter punição, óbvio, mas o primeiro continua valendo.

Porque chega a essa altura do campeonato em que está todo mundo reivindicando direitos à sua própria "cultura". Mas, em última instância, o lascado é o seguinte: eu resolvo me juntar a um grupo que defenda, sei lá, a minha orientação sexual; quem garante que esse grupo vê a "cultura" do mesmo jeito que eu? Quem garante que é "nossa", que eu não vá ser forçada a adotar uma identidade que não é a minha, só porque eles têm uma bandeira com o mesmo "nome"? Se é pra adotar uma identidade arbitrária de "cultura", por que não adota a de "humanidade", que nos dá um substrato comum de identificação e respeito, e pára de viadagem?

Isso é mais "pós-modernista" do que devia ser num fórum em que está todo mundo xingando, talvez, mas acho que é válido.

Aí eu tendo a achar que individualismo é uma coisa super-importante. Que tem seus problemas, sim, mas não é um castelo construído no ar, como são essas coisas de Cultura. Cada vez mais eu creio que é necessário usar a medida da felicidade dos indivíduos, que é alcançada pela paz, que é alcaçada pelo estabelecimento de um “mínimo denominador comum”, que deve ser fornecido pelos estudiosos das matérias dos homens. E esses aí cismaram agora de ser pirronistas. Aí lascou-se.
Injeção de Iluminismo em todo mundo, já!"
[/quote]"

Concordo 100%  :ok: :ok: :ok: Mimi
E tem dito!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2006, 13:13:53 por Alegra »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!