Citação da Mimi:
"Não diga uma coisa dessas. Há que convir que, no fim das contas, o cultural, o religioso, o racial e o etcetera se confundem. MUITO. Ainda mais nos dias que vivemos. Você mesmo diz, com a sua anedota, que a própria justiça pode se contrapor à prática religiosa, "em pé de igualdade", enquanto cultura, hm.
"Cultura" é bem A palavra que fala, fala e não diz nada - mais confunde que explica, que não fode nem sai de cima, escolham o ditado que melhor cabe.
De resto, eu também vou me alinhar com a Civilização e achar essas coisas o fim do mundo. Abusos, mesmo.
MAS, também, penso que negar ao indivíduo o direito de crença e opinião uma coisa muito bárbara. Se ele comete um crime baseado nisso, tem que ter punição, óbvio, mas o primeiro continua valendo.
Porque chega a essa altura do campeonato em que está todo mundo reivindicando direitos à sua própria "cultura". Mas, em última instância, o lascado é o seguinte: eu resolvo me juntar a um grupo que defenda, sei lá, a minha orientação sexual; quem garante que esse grupo vê a "cultura" do mesmo jeito que eu? Quem garante que é "nossa", que eu não vá ser forçada a adotar uma identidade que não é a minha, só porque eles têm uma bandeira com o mesmo "nome"? Se é pra adotar uma identidade arbitrária de "cultura", por que não adota a de "humanidade", que nos dá um substrato comum de identificação e respeito, e pára de viadagem?
Isso é mais "pós-modernista" do que devia ser num fórum em que está todo mundo xingando, talvez, mas acho que é válido.
Aí eu tendo a achar que individualismo é uma coisa super-importante. Que tem seus problemas, sim, mas não é um castelo construído no ar, como são essas coisas de Cultura. Cada vez mais eu creio que é necessário usar a medida da felicidade dos indivíduos, que é alcançada pela paz, que é alcaçada pelo estabelecimento de um “mínimo denominador comum”, que deve ser fornecido pelos estudiosos das matérias dos homens. E esses aí cismaram agora de ser pirronistas. Aí lascou-se.
Injeção de Iluminismo em todo mundo, já!"
[/quote]"
Concordo 100%
MimiE tem dito!