Eu acho que o Brasil, antes de pensar em ALCA (já que há vários países dificultando a sua criação, dentre eles até o Brasil), deveria correr e fazer um tratado bilateral com os Estados Unidos. Nossas importações dependem muito dos EUA, e traria benefícios, se feita direito. Sair na frente (como é o caso do Chile, se não me engano) é melhor do que acabar sendo isolado, tendo que se manter dentro do mercosul moribundo, e ainda agüentar o Chavez mandando (ou influenciando muito) na política internacional do grupo.
A Rodada de Doha está parada, os subsídios americanos à agricultura continuam. Se pelo menos o Brasil desse um jeito de conseguir taxas de importação mais favoráveis, faria bom proveito. Claro que o resto do Mercosul ficaria bravo conosco, mas é uma questão de diretrizes. Se o Lula acha que importar é tão fundamental para o crescimento (coisa que, em parte, não é verdade), deveria parar de tratar a Bolívia e a Venezuela como colegas de time e se aproximar de quem realmente faz comércio conosco.