Autor Tópico: A ALCA é interessante para o Brasil?  (Lida 479 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A ALCA é interessante para o Brasil?
« Online: 01 de Dezembro de 2006, 17:11:20 »
Olá amigos,

Um tema já muito discutido, mas não esgotado é a participação do Brasil na Alca(Área de Livre Comercio das Américas). É claro que há interesse muito grande dos Estados Unidos sobre o tema, principalmente porque, do jeito que foi proposto os favorece grandemente. Eu particularmente sou favorável ao ingresso do país nesse bloco economico, mas com algumas ressalvas. Que os produtos agrícolas do país tenham as mesmas vantagens que os produtos industrializados e que haja um prazo de digamos uns 10 anos para um progressiva abertura do mercado nacional, assim haveria tempo para a nossa industria se adaptar. Também temos que considerar que não podemos isolar o país do mercado mundial, sob risco de sucatear a nossa industria. Espero que nossos governantes tenham sabedoria para lidar com o assunto, sem extremismos e sem entreguismo! E o que os amigos foristas pensam a respeito?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: A ALCA é interessante para o Brasil?
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:22:13 »
Eu acho que o Brasil, antes de pensar em ALCA (já que há vários países dificultando a sua criação, dentre eles até o Brasil), deveria correr e fazer um tratado bilateral com os Estados Unidos. Nossas importações dependem muito dos EUA, e traria benefícios, se feita direito. Sair na frente (como é o caso do Chile, se não me engano) é melhor do que acabar sendo isolado,  tendo que se manter dentro do mercosul moribundo, e ainda agüentar o Chavez mandando (ou influenciando muito) na política internacional do grupo.

A Rodada de Doha está parada, os subsídios americanos à agricultura continuam. Se pelo menos o Brasil desse um jeito de conseguir taxas de importação mais favoráveis, faria bom proveito. Claro que o resto do Mercosul ficaria bravo conosco, mas é uma questão de diretrizes. Se o Lula acha que importar é tão fundamental para o crescimento (coisa que, em parte, não é verdade), deveria parar de tratar a Bolívia e a Venezuela como colegas de time e se aproximar de quem realmente faz comércio conosco.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2006, 18:26:04 por worf »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!