Autor Tópico: Laicismo evangélico 2: reparação porque 12 de outubro é feriado católico  (Lida 2372 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Evangélicos pedem reparação porque 12 de outubro é feriado católico
(Diversos - 24.03.2005)

A Justiça Federal de Brasília vai analisar pedido de evangélicos de Brasília que pretendem ser indenizados por causa da lei que instituiu 12 de outubro como feriado nacional para comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

De acordo com os evangélicos, a lei federal em questão (nº 6.802/80) seria "uma afronta aos dispostos constitucionais, um privilégio à religião católica e, portanto, uma afronta à minoria evangélica".

A primeira instância considerou a impossibilidade jurídica do pedido por considerar que não tem relação lógica com os fatos narrados. Afirmou também que a Constituição reconhece o respeito ao convívio com diferentes crenças e cultos. Para a primeira instância, "o ato de instituir uma padroeira do País, por meio de lei, não tem a intenção de humilhar a comunidade evangélica". Além disso, o fato de haver a lei não configura dano moral a ponto de fazer os evangélicos perderem o gosto e o interesse pela vida.

Para o relator do processo no TRF-1, juiz federal convocado, Leão Aparecido Alves, a sentença - apesar de fulminar a ação em uma preliminar - acabou por entrar no mérito da questão ao afirmar que a existência de um dia especial de culto público e oficial não causa dano moral aos autores. Assim, a Turma determinou que os autos voltem para a primeira instância, que deve analisar se o feriado religioso exclusivamente católico implica dano moral aos evangélicos, ou não. (Proc.nº 2000.34.00.028546-4/DF - com informações do TRF-1).

Luz

• Visitante
Re: Laicismo evangélico 2: reparação porque 12 de outubro é feriado católico
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2006, 11:12:19 »
Ai... como gente... é chata! Bom, se eles ficam tão incomodados, podiam trabalhar nesse dia ou aproveitar para ir até seus templos passar o dia todo orando ao senhor... ou podiam aproveitar para dar brinquedo às suas crianças  e passar mais tempo dando atenção a elas. É um feriado religioso, verdade, mas... ninguém é obrigado a celebrá-lo. Isso não é liberdade?  :)

Eu preferiria que o Camdonblé fosse maioria, assim o feriado seria 2 de fevereiro, verão, e seríamos obrigados a viajar para a praia para homenagear a Iemanjá.  :lol:

Ps.: Moro em Belo Horizonte.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2006, 12:06:59 por Luz »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2006, 12:52:20 »
Que tal entao colocarmos um feriado para cada religiao. No final, criamos mais religioes para instituir feriados nos dias que ainda nao o tem.
"The patient refused an autopsy."

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2006, 22:13:22 »
12 de outubro é dia das crianças. Faz favor.

Isso é tudo criação de caso pra aparecer no jornal.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2006, 00:13:07 »
Quero tirar todos os feriados religiosos e aquelas frases do dinheiro... Por que sou ateu e devem me respeitar tambem.

Não deseje.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2006, 00:33:35 »
Quero tirar todos os feriados religiosos e aquelas frases do dinheiro... Por que sou ateu e devem me respeitar tambem.

Mas então arruma outro motivo antes para manter os feriados. Pelamordedeus! Nasci brasileira e não me acostumo mais com uma vida sem feriados.

danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2006, 00:53:58 »
Ah, pára pára, se for assim ateu nenhum ganha presente¹ de Natal...
Eu acho que feriado é legal pra poder passar um diazinho em casa com a família, bem coisa de evangélico fazer isso

¹ Aliás poderia criar um tópico do que cada um quer de natal né?

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2006, 12:51:45 »
Aqui em Brasília, 30 de novembro é feriado. "Dia do Evangélico".

Aqui eles já conseguiram o que queriam.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2006, 10:13:46 »
Qualquer um de nós poderia tentar impugnar estes feriados via ação popular. Mas o correto seria alguma instituição que tenha como objetivo a laicidade intepor uma ação direta de inconstitucionalidade destas leis que criam feriados, ou uma arguição de descumprimento de preceito fundamental, dependendo do caso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2006, 10:45:34 »
Qualquer um de nós poderia tentar impugnar estes feriados via ação popular. Mas o correto seria alguma instituição que tenha como objetivo a laicidade intepor uma ação direta de inconstitucionalidade destas leis que criam feriados, ou uma arguição de descumprimento de preceito fundamental, dependendo do caso.

Neste caso específico, deveria se chamar "Ação Impopular", já que mais de 80% da população é católica.
Com certeza seria perda de tempo tentar acabar com o feriado mais importante que homenageia a "padroeira" do Brasil. Esta discussão é meramente filosófica, portanto.
Mas independente dos motivos questionáveis e tendenciosos dos evangélicos, tal pedido, em tese, é justo na minha opinião.
Sou contra feriados para categorias específicas, pois não abrangem toda a população, ainda que seja para uma maioria.
Só de feriados religiosos católicos temos 6 dias ( Paixão 14/04, Páscoa 16/04, Corpus Christi 15/06, N.S.Aparecida 12/10, Finados 02/11 e Natal 25/12 ).
Além de discriminatórios, os feriados são uma total inutilidade, pois não produzem efeito prático algum a não ser diminuir o PIB do país. Eles nada mais são do que um motivo para ir ao litoral e emendar dias úteis. Pouquíssimas pessoas sabem qual é a origem e a essência de cada uma destas datas. Teoricamente deveriam ser dias para reflexão e reverência, coisa que ocorre em escala diminuta.
Assim como todo mundo, eu também me beneficio dos feriados, pois aproveito para dar uma esticada.
Mas que na essência os feriados são uma bobagem total, não tenho a menor dúvida.

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:08:41 »
Ué,

Mas o Governo do Distrito Federal já fez essa reparação  ;P

Dia 30 de novembro é dia do evangélico e é feriado por aqui  :wink:

É cada uma  :biglol:

Eu só não reclamo pq ganho mais feriados  :smartass:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2006, 13:13:59 »
Queria ver se o povo ganhasse por hora trabalhada o que iam achar de feriados…

Pra quem é assalariado é ótimo, mas para quem é empregador é um dia não produzido, mas um dia pago.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

danieli

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2006, 13:57:36 »
Cara... É Brasil e não China, que os trabalhadores tem 1 semana de férias por ano  :o

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:14:35 »
Cara… É Brasil e não China, que os trabalhadores tem 1 semana de férias por ano  :o

Brasileiro ja tem um mes de férias remuneradas e decimo terceiro salário.São dois meses recebendo sem trabalhar.Ja não é suficiente?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

danieli

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:58:31 »
As pessoas gostam de ver isso como uma espécie de "favor" do governo com as massas, como se isso fosse  um presentinho por ter que aturar tanto desgosto...

Offline Rennan

• Nível 01
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:41:01 »
Eita povinho encrenqueiro!!!

Será que na bíblia tem algo escrito sobre recompensas espirituais aos que pentelharem os que não fazem parte de seu grupo religioso???
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 17:43:02 por Rennan »
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los."
 (Isaac Asimov).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:16:04 »
As pessoas gostam de ver isso como uma espécie de "favor" do governo com as massas, como se isso fosse  um presentinho por ter que aturar tanto desgosto…

Governo?Quem paga salário é só o governo?E os micros e pequenos empresário?Eles tem culpa desse desgosto?Se a culpa é do governo, que penalizem o governo na próxima eleição e não pessoas tão trabalhadoras quanto eu e voce.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2006, 15:18:57 »
Juro por deus que, se tiver alguma manifestação popular paralizadora à minha vista por causa disso, voarão coquetéis molotov. E juro que, se tiver um centavo de 'indenização' por causa disso, igrejas serão zoadas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2006, 20:26:33 »
Acho um absurdo tanto feriado! Sou a favor de não ter feriado religioso pra ninguém!
É como disse o colega Lord aí em cima..."Brasileiro ja tem um mes de férias remuneradas e decimo terceiro salário.São dois meses recebendo sem trabalhar.Ja não é suficiente?"
Porra! Depois reclama que o país não vai pra frente!!
E mais ridículo ainda é a Justiça Federal de Brasília perder tempo  e dinheiro com questões dessas!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 21 de Dezembro de 2006, 03:50:45 »
No dia em que o pensamento religioso tiver caducado, feriados religiosos perderão o sentido. Até lá, é apenas natural que países com tradição cristã celebrem Natal, Páscoa etc. com feriados. Não vejo nada de terrível aí.

O problema é querer instituir trocentos outros feriados e pior ainda, enforcar dias de trabalho quando o feriado cai numa terça ou quinta -- ou quarta, se você ocupar cargo eletivo. :-)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2006, 11:40:35 »
Como o carnaval por exemplo é só na terça-feira. Mas não, tem que começar a não fazer nada na sexta-feira da semana anterior e depois só acaba na quinta-feira da semana seguinte!!!!!
Tudo bem que é ótimo brincar, extravasar, dar uma reciclada nos ânimos...mas cinco dias é um pouco demais.
Para quem é empregado é ótimo (mesmo assim...), mas para os empregadores não é nada engraçado.
 :o

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2006, 11:46:42 »
Carnaval é um negócio curioso. Veja só, eu moro no Rio de Janeiro. Aqui a semana do Carnaval é muito lucrativa, por causa do turismo. Quem trabalha com serviços fatura bem, desde que apareça para trabalhar :-)

Mas eu não entendo o por que de em Porto Alegre, por exemplo, que não tem tradição de desfile, escola de samba, essas coisas, pare por quatro dias. Estive lá certa vez nessa época e vi que até avenida fechada teve para desfile (?)

Mas fazer o quê? Brasileiro gosta de moleza, mesmo.

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2006, 11:57:39 »
Opa! Vocês estão mexendo com coisas sagradas agora... deixem o carnaval quieto, por favor!  :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2006, 12:02:21 »
Não me ponho fora do universo de brasileiros que gostam de moleza :lol:

Mas sério: Três dias mais meio-expediente na Quarta-feira não é meio muito??

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:46:20 »
Opa! Vocês estão mexendo com coisas sagradas agora… deixem o carnaval quieto, por favor!  :D

hahahaah!!! Olha só uma belorizontina a falar em carnaval!
Brincadeira! Bom mesmo era a "BANDA MOLE" que saía num sábado uma semana antes do carnaval!!!! Eita!!!eu que já me acabei na Banda Mole!!!!
Ainda existe? Era homens vestidos de mulher, subia a rua da Bahia, passava pela Savassi até o Bairro Santo António(?) acho eu...   Era mesmo carnaval de rua no melhor estilo.

Eu gosto de carnaval Luz, mas 3,5 dias é demais!!!    |(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!