Qualquer um de nós poderia tentar impugnar estes feriados via ação popular. Mas o correto seria alguma instituição que tenha como objetivo a laicidade intepor uma ação direta de inconstitucionalidade destas leis que criam feriados, ou uma arguição de descumprimento de preceito fundamental, dependendo do caso.
Neste caso específico, deveria se chamar "Ação Impopular", já que mais de 80% da população é católica.
Com certeza seria perda de tempo tentar acabar com o feriado mais importante que homenageia a "padroeira" do Brasil. Esta discussão é meramente filosófica, portanto.
Mas independente dos motivos questionáveis e tendenciosos dos evangélicos, tal pedido, em tese, é justo na minha opinião.
Sou contra feriados para categorias específicas, pois não abrangem toda a população, ainda que seja para uma maioria.
Só de feriados religiosos católicos temos 6 dias ( Paixão 14/04, Páscoa 16/04, Corpus Christi 15/06, N.S.Aparecida 12/10, Finados 02/11 e Natal 25/12 ).
Além de discriminatórios, os feriados são uma total inutilidade, pois não produzem efeito prático algum a não ser diminuir o PIB do país. Eles nada mais são do que um motivo para ir ao litoral e emendar dias úteis. Pouquíssimas pessoas sabem qual é a origem e a essência de cada uma destas datas. Teoricamente deveriam ser dias para reflexão e reverência, coisa que ocorre em escala diminuta.
Assim como todo mundo, eu também me beneficio dos feriados, pois aproveito para dar uma esticada.
Mas que na essência os feriados são uma bobagem total, não tenho a menor dúvida.