Autor Tópico: "Doação" de orgãos  (Lida 1660 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
"Doação" de orgãos
« Online: 02 de Dezembro de 2006, 18:00:12 »
       Eu acho (não é opinião conclusiva) que a doação de órgãos deveria deixar de ser doação e passar a ser algo obrigatório. Morreu "doou". Qual é a opinião de vocês a respeito disso ?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: "Doação" de orgãos
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2006, 18:03:36 »
       Eu acho (não é opinião conclusiva) que a doação de órgãos deveria deixar de ser doação e passar a ser algo obrigatório. Morreu "doou". Qual é a opinião de vocês a respeito disso ?

Complicado isso.
Deve ter que mexer em todo o sistema jurídico.

Eu, pessoalmente, sou a favor, por princípio.
Mas acho inviável agora. Há valores morais e religiosos que entravam, e que estão muito arraigados na sociedade.

Daqui a alguns zilhões de anos, que sabe?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2006, 18:19:10 »
Até entendo que essa medida seria muito útil. MAs além de valores morais e religiosos em questão há uma série de conflitos de interesse relacionados também. Por exemplo, até onde sei, hoje em dia o médico que declara o óbito não pode realizar a retirada dos órgãos, outro médico tem de fazê-lo. Se fosse obrigatório, e não houvesse uma fiscalização muito rígida por trás, nada impediria um médico inescrupuloso (que quero crer, são minoria) de decretar um óbito "precipitado" por puro interesse. 
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2006, 18:23:15 por Thufir_Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2006, 18:47:08 »
Na minha opinião, cada um tem direitos sobre o próprio corpo.
Mesmo morto, a doação deve ser da vontade do doador. Ou, minimamente, da família, que o conhecia bem.

De preferência, que deixe algo escrito.

Eu doaria meus órgãos, mas não acho justo obrigar toda pessoa a doá-los. O corpo é dela, o Estado não tem direito de mutilá-la, mesmo já estando morta e não tendo mais vontades. É ela que deve legislar sobre sua propriedade primeira, que é o próprio corpo, e o desejo dela não se torna inválido só porque morreu.

Não é nem uma questão moral, é uma questão de direitos naturais (se é que se pode falar de algo assim).  :D

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2006, 19:09:53 »
Se fosse obrigatório, e não houvesse uma fiscalização muito rígida por trás, nada impediria um médico inescrupuloso (que quero crer, são minoria) de decretar um óbito "precipitado" por puro interesse.

Bem lembrado, Thufir.
Há inclusive denúncias de que isso já ocorre hoje em dia.
Só não sei se há provas de algum caso desse tipo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2006, 19:15:15 »
Acrescentando, conhecendo a fiscalização brasileira para QUALQUER COISA, eu duvido muito que o Estado teria capacidade de monitorar os órgãos retirados dos mortos. Sendo obrigatório, eu acho que cresceria não somente o número de médicos inescrupulosos, mas também o tráfico de órgãos. Além disso, com a falta de informação e a péssima qualidade de atendimento em alguns hospitais, tenho lá minhas dúvidas se a qualidade dos órgãos seria antes avaliada. Acabaria tendo muita gente contraindo doenças por causa disso.

Concordo com o Worf quando ele diz sobre o direito sobre o corpo. Se a família quiser doar, então deixe que elas o façam.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2006, 19:23:51 »
Teve um caso recente, nos EUA, de um grupo de contrabandistas de ossos agindo em funerárias. Eles colocavam canos de PVC no lugar dos ossos, e estes eram vendidos.

Teve até uma pessoa que morreu de câncer nos ossos e teve os ossos vendidos. Eles ficaram ricos com isso.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2006, 21:42:12 »
Só não sei se há provas de algum caso desse tipo.
Conheço alguns casos, de ouvir parentes e amigos médicos comentarem, mas também não tenho provas. Ainda assim, não tenho muitas dúvidas de que já tenha acontecido.

Na minha opinião, cada um tem direitos sobre o próprio corpo.
Concordo em tese, mas dada a atual condição da fila de espera por um transplante no Brasil, não se pode negar que a idéia tem seus méritos. Independente disso, não acho que seria viável aplicá-la, por que como já colocou o Zaratrusta:
conhecendo a fiscalização brasileira para QUALQUER COISA, eu duvido muito que o Estado teria capacidade de monitorar os órgãos retirados dos mortos
Se a fiscalização já apresenta falhas atualmente, imagine com um volume de doadores de órgãos muito maior.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2006, 22:10:35 por Thufir_Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:"Doação" de orgãos
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2013, 20:31:18 »
'Enterro' do carro de Chiquinho Scarpa é ação a favor de campanha

Milionário falou nesta sexta, 20, sobre doação de órgãos: 'Tem gente que enterra algo bem mais valioso, coração, rim, seus órgãos. Isso sim, é absurdo'.

Chiquinho Scarpa finge se emocionar

O carro começa a ser levado para a cova

Até uma coroa de flores foi providenciada

Chiquinho posou na escavadeira usada para completar o serviço

Ele também compartilhou a 'última polidinha'

Campanha muito criativa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2013, 20:59:25 »
Essa coisa de se aproveitar dessa bobagem para fazer campanha sobre doação de órgãos veio depois, e tudo indica que nem saiu da cabeça dele. Na entrevista com o Danilo Gentili, na véspera, não se chegou a esse assunto nem de perto.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 20 de Setembro de 2013, 21:02:19 »
Mas a ideia desse tipo de campanha é justamente não dar pistas das reais intenções até o momento. Aparentemente, o pessoal do CQC tava todo dentro do esquema.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2013, 21:17:00 »
Técnicamente, nesses casos utiliza-se um período de "teaser" para ligar a curiosidade de um "mistério" qualquer ao objetivo da campanha que é divulgado no último instante. Não teve estratégia de teaser.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2013, 21:18:03 »
Técnicamente, nesses casos utiliza-se um período de "teaser" para ligar a curiosidade de um "mistério" qualquer ao objetivo da campanha que é divulgado no último instante. Não teve estratégia de teaser.

Faz mais de uma semana que estava rolando essa história de enterrrar o carro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2013, 21:25:05 »

Uma semana é pouco para um tipo de estratégia de mídia. "Enterrar" pode servir para uma porção de coisas e ter inúmeros significados diferentes, ainda mais numa semana com STF, visita de Dilma aos EUA, etc...

Na minha opinião foi uma gracinha inconsequente do milionário para se projetar pessoalmente na mídia, posteriormente aproveitada para servir para ideais mais nobres. Em termos de estratégia de marketing, parece coisa de principiante.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2013, 21:36:20 »
O próprio Taz falou que entraram em contato com ele a mais de uma semana para fazer parte.

Sim, foi a intenção desde o começo. E a ideia não foi do Chiquinho, foi da agência contratada pelo órgão responsável por doações de órgãos no país.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2013, 22:03:39 »
Ainda assim parece coisa de principiante.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #16 Online: 21 de Setembro de 2013, 09:16:43 »

Uma semana é pouco para um tipo de estratégia de mídia. "Enterrar" pode servir para uma porção de coisas e ter inúmeros significados diferentes, ainda mais numa semana com STF, visita de Dilma aos EUA, etc...

Na minha opinião foi uma gracinha inconsequente do milionário para se projetar pessoalmente na mídia, posteriormente aproveitada para servir para ideais mais nobres. Em termos de estratégia de marketing, parece coisa de principiante.

Foi não Giga, foi uma campanha de marketing muito bem feita. Provavelmente os chefes das mídias sabiam e mandaram seus repórteres cobrir a notícia toda a semana e criar a expectativa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!