Autor Tópico: Carl Sagan: Curso sobre ceticismo nas universidades?  (Lida 1825 vezes)

Offline Joaquim

• Nível 10
  • *
Carl Sagan: Curso sobre ceticismo nas universidades?
« Online: 03 de Dezembro de 2006, 03:26:21 »
Na página 372 do livro O mundo assombrado pelos demônios de Carl Sagan, a última frase antes do segundo parágrafo diz o seguinte:

"E talvez valesse a pena tentar um curso obrigatório sobre o pensamento cético e os métodos da ciência no primeiro e segundo anos da faculdade."

Mas, como se constituiria um curso sobre o ceticismo?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Carl Sagan: Curso sobre ceticismo nas universidades?
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2006, 11:46:12 »
Iria ser perfeito. Iria envolver assuntos astronômicos, genéticos, evolução, karl marx, filosofia, ética, falácias da religião entre outros...
Boa idéia a de Carl, mas obviamente nunca será aceito uma proposta dessa!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:11:45 »
Ué,

Mas isso não faz parte do programa de Metologia Científica?  :olheira:

Pelo menos no meu programa de curso eu sempre incluo essa parte e a de ética profissional  :oops:

Bah, sou um anticristo acadêmico mesmo  :histeria:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2006, 16:32:52 »
Não, não... aqui a minha por ser uma faculdade religiosa, eles não tocam nunca no assunto. Têm base que até têm uma matéria chamada Cultura Religiosa, que divulga o Luteranismo, que é o que prega minha faculdade. Estou pagando a lingua... hehehehe :lol:
Aqui em Metodologia Científica aprendemos somentes sobre formatar texto, ler textos críticos, pré-estagios, pré-monografia... e blablabla

Suyndara

• Visitante
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2006, 16:59:23 »
Não, não... aqui a minha por ser uma faculdade religiosa, eles não tocam nunca no assunto. Têm base que até têm uma matéria chamada Cultura Religiosa, que divulga o Luteranismo, que é o que prega minha faculdade. Estou pagando a lingua... hehehehe :lol:
Aqui em Metodologia Científica aprendemos somentes sobre formatar texto, ler textos críticos, pré-estagios, pré-monografia... e blablabla

:nojo:

Pagando língua eu não sei...mas fundamentalismo não é legal para a formação de ninguém :wink:

Uma pena que esses religiosos confundam tanto as coisas e atropelem o conhecimento dessa forma...Pena mesmo!

De toda forma, bom saber que nem tudo é caso perdido e vc está aqui :ok:

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2006, 17:15:36 »
A colega tem razão, os cursos de metodologia (ou de "teoria", de "crítica", etc) devem abordar esses assuntos.

"Ceticismo" é uma coisa muito básica, que devia ser introduzida ainda no curso de "ciências" no Fundamental I, e desenvolvido posteriormente. Não consigo pensar em universitários decorando listinha de falácia :D

Mackenzie, Fab?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2006, 21:33:46 »
Mimi, olha o nome, Instituto Luterano De Ensino Superior - UNIVERSIDADE LUTERANA BRASILEIRA - ULBRA.

Eu poderia ter escolhido um pouco melhor né? Mas foi a 3 anos atrás... |(

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2006, 22:04:59 »
Acabei de receber pela Ateus do Brasil umk e-mail interessante do Daniel Sottomaior. Ele queria representar a Ateus do Brasil no conselho de ensino religioso do estado. Pena que a Ateus do Brasil não deu certo.

Por via das dúvidas, falei que ele podia conversar com o povo aqui. O Clube Cético é o que há de mais próximo de uma organização cetico-ateísta no Brasil.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2006, 22:34:59 »
Será muito bem vinda a vinda de Daniel para o fórum CC. ;)

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2006, 10:43:51 »
Mimi, olha o nome, Instituto Luterano De Ensino Superior - UNIVERSIDADE LUTERANA BRASILEIRA - ULBRA.

Eu poderia ter escolhido um pouco melhor né? Mas foi a 3 anos atrás… |(
Eu também chutei errado com o luteranismo, o mackenzie é outra coisa. Esse monte de confissões me confunde às vezes.
Bom, estabelecimento de ensino particular bom, pelo menos aqui no meu estado, costumam ser religiosas. Não se cobre assim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!