eu imagino quão astronômicas são as probabilidades de que em TODO o meio científico/farmacêutico não haja no mínimo trinta pessoas com alguma motivação moral, pra manter uma bomba dessas abafada por tanto tempo.
É verdade, existe esse lado. E quero acreditar que seja o lado mais forte!
Bem, estou apenas especulando... não sei como as coisas funcionam "realmente" nos bastidores. Infelizmente, tenho uma certa ressalva com tudo que envolve poder, dinheiro e interesses. Mais suspeitas quanto mais poder, dinheiro e interesses envolvidos!
O que prevalesce no mundo é política, antes da ética. E na política não existem pessoas, existem números, estatísticas.
Eu estranho muito que a probabilidade da ética prevalescer no caso de descobertas importantes, seja astronômica, mas quase nula quando se trata de descobertas perigosas, como no caso das armas químicas e destruição em massa, por exemplo.
Será que ninguém sabe ou não há ética suficiente? Ou será que quem sabe, não possui recursos para fazer acontecer? Em ambos os casos: nas descobertas importantes e nas perigosas?
Veja, estou apenas especulando, como já disse, não conheço os bastidores... nem estou pensando em teorias de conspiração, apenas em ser humano, quando há, como já falei, poder, dinheiro e interesses envolvidos.
Cientistas, por mais éticos que sejam, precisam trabalhar, precisam ganhar seus salários, precisam de finaciamento, incentivo e precisam de quem lhes dê trabalho. Cientistas também são políticos! Cientistas também são homens e têm interesses próprios.
Não quero generalizar, mas a Ciência, por si só, não credencia a ética do profissional e nem do meio!
Eu acredito que exista sim uma fiscalização imensa entre os próprios profissionais, mas infleizmente, ainda assim... coisas que não deveriam, acontecem, porque nem todos os homens são éticos e as vezes, são justamente esses os que possuem mais poder.
Puxa vida! Afinal de contas, não vemos por aí, tantos profissionais, mestrados, doutorados e coisa e tal praticando e divulgando a pseudo-ciência?
Eu sei que ninguém aqui fica muito satisfeito com críticas direcionadas à Ciência e confesso que nem eu tão pouco, só acho que independente disso, temos que ser céticos e questionar sim, inclusive à própria Ciência.
E quem sou eu para criticar ou questionar? Eu sou o paciente - o principal interessado na ética científica! Quem é que não consulta dois ou três médicos diferentes para confirmar o diagnóstico?