Autor Tópico: Glóbulos de carbono do espaço podem ser os responsáveis pela vida na Terra  (Lida 909 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
A vida na Terra pode haver começado com a ajuda de pequeníssimas esferas ocas que se formaram nas gélidas profundezas do espaço.

A análise de bolhas de carbono encontradas em um meteorito mostram que não são contaminantes da Terra e que devem ter se formado a temperaturas muito próximas ao zero absoluto.

As bolhas, denominadas glóbulos, foram descobertas em 2002 em restos de meteorito que havia caído sobre a superfície do Lago Tagish na Columbia Britânica, Canadá, em 2000.

Apesar de o meteorito ser de um tipo frágil denominado condrita carbonácea, muitos de seus pedaços foram conservados já que foram coletados apenas uma semana depois de haver caído na Terra.

Cortes através do meteorito do Lago Tagish mostram glóbulos ocos de matéria orgânica, classificado como G nestas imagens do microscópio eletrônico. (K Nakamura-Messenger/NASA/JSC)

Até então não havia prova de que os glóbulos estivessem presentes desde sua origem no meteorito e que não fossem resultado de contaminação terrestre.
Agora a análise dos isótopos atômicos mostra que os glóbulos não poderiam haver procedido da Terra e que devem ter se formado em condições extremamente frias, possivelmente ainda antes que se formasse o próprio Sol. A investigação esteve a cargo de Keiko Nakamura-Messenger do Centro Espacial Johnson de a NASA em Houston, Texas, US.

Os glóbulos estão enriquecidos por formas pesadas de hidrogênio e nitrogênio, denominadas deutério e nitrogênio 15, respectivamente, o que descarta sua formação na Terra. As quantidades relativas de estes isótopos é característica de uma formação em um ambiente muito gelado: apenas entre os 10 e 20 graus Kelvin acima do zero absoluto.
Isto significa que os glóbulos podem ser anteriores a nosso Sol, já que as temperaturas como estas devem ter prevalecido na gelada nuvem de gás a partir da qual nosso Sol se formou e teve sua ignição.

A equipe integrada por Nakamura-Messenger disse que os glóbulos podem ter sido fundamentais para a origem da vida ao proporcionar as matérias primas e as estruturas tipo membrana que se requeriam.

"É algo evocador das estruturas de tipo membranoso”, concorda Larry Nittler, do Instituto Carnegie de Washington em Washington DC, US. Porém, se estas estruturas poderiam haver propiciado a formação da vida na Terra, "creio que é algo muito especulativo a dizer a estas alturas", comentou.

Referência: Science (vol 314, p 1439)
Fonte: NewScientist.com news service
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2006, 19:05:08 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: Glóbulos de carbono do espaço podem ser os responsáveis pela vida na Terra
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2006, 20:55:34 »
os glóbulos podem ser anteriores a nosso Sol

fascinante.
pesquisarei.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2006, 23:08:40 »
DISSERAM-ME QUE a hipótese de a vida terrestre ter se originado fora daqui e chegado via meteorito é nula, em função da "etapa" da Terra: se tivesse camada de ozônio, teria queimado tudo; se não tivesse, ainda não tinha as condições de temperatura ideais e teria queimado tudo, também. Algo nessa linha.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2006, 00:28:38 »
Carbono, logo vivo.
Não deseje.

APODman

• Visitante
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2006, 10:50:35 »
Pelo visto as possibilidades para os caminhos da formação da vida na Terra apenas aumentam, resta saber qual destes caminhos foram seguidos.

Somando a esta ótima notícia postada pelo Hsette tb temos as estruturas mebranosas formadas pela diluição dos hidrocarbonetos ( PAHs ) do meteorito Murchison em solução aquosa :

fonte: http://www.snell-pym.org.uk/sarah/bubbles.html

(Mais em http://space.newscientist.com/channel/space-tech/astrobiology/dn3189)

Quanto a sobrevivência de material orgânico no interior de meteoritos após sua entrada na atmosfera isto é possível pois apesar da temperatura externa do meteorito atingir alguns milhares de oC durante este evento seu interior não se aquece demasiadamente atingindo temperaturas da ordem de 21 a 65oC

Mesmo o impacto do meteorito não é suficiente para se destruir os aminoácidos que estejam ali presentes podendo tal impacto inclusive auxiliar na formação de aminoácidos e na criação da racemização preferencial destes aminoácidos.

[ ]´s
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2006, 11:00:51 por APODman »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2006, 11:11:01 »
Ah, o meteoro do lago Tagish...

Meio on-topic: Eu conheci algumas pessoas envolvidas no estudo desse meteoro. Quando eu fazia doutorado, o Peter Brown, hoje professor, era post-doc na mesma universidade, trabalhando no laboratório de meteoros. Esse que caiu no lago Tagish foi para ele literalmente um presente dos céus. Esse laboratório é muito bem equipado, e os chefes de lá tem contatos com vários grupos no mundo, bem como com o pessoal do Comando Espacial nos EUA (eles até já foram ao Centro do Comando Espacial do NORAD, dentro da montanha Cheyenne - pra quem não sabe, é só lembrar do filme "Jogos de Guerra"). Quando começaram a aparecer relatos da entrada desse meteoro na atmosfera, eles contataram o NORAD. Isso porque uma das funções do comando espacial é monitorar qualquer coisa que entre na atmosfera -de meteoros a, por exemplo, ogivas nucleares. Para isso eles têm satélites que observam a atmosfera no infravermelho e monitoram qualquer sinal que corresponda à emissão de um corpo  em reentrada (ou entrada, no caso). Eles então forneceram as coordenadas da trilha de entrada do meteoro, mas não podiam fornecer o ângulo de entrada. Para isso, foram enviados pesquisadores até o Yukon, para entrevistar testemunhas e medir a posição das imagens de fotografias da bola de fogo. Eles também precisavam calcular a velocidade da bola de fogo, e para isso usaram imagens de uma câmera de segurança num aeroporto! A câmera não estava apontada para o céu, mas pôde filmar o movimento da sombra de uns postes enquanto o meteoro passava (vi o vídeo - é fascinante). De posse desses dados, eles puderam calcular não só a região provável da queda, como também a órbita original do meteoro! As rádios da região passaram então a divulgar um aviso: se alguem observasse algum objeto suspeito no chão, favor recolher (com cuidado) e contatar telefone tal e tal.  Foi então que veio o grande golpe de sorte: era inverno, e nessa época a superfície do lago Tagish fica completamente congelada. Daí que os moradores locais costumam usar o lago como atalho quando estão dirigindo. Um senhor que morava próximo ao lago estava passando lá um dia, a caminho da cidade, quando viu, sobre o gelo, umas pedras escuras. Sabendo do aviso, ele tomou o cuidado de recolher as pedras num isopor com gelo, usando um saco plástico como luva. O frio, mais o cuidado que foi tomado, garantiram que a amostra do meteoro ficou em ótimas condições de preservação. Mas isso não foi o fim da história. Agora que os pesquisadores sabiam onde o meteoro tinha caído, eles resolveram montar uma expedição para tentar encontrar mais fragmentos. Ela teve que ser montada o mais rápido possível, pois o inverno estava acabando e o lago ia descongelar. Eles sairam sobre o gelo usando trenós motorizados e conseguiram recolher dezenas de fragmentos do meteoro. Mais detalhes e fotos podem ser vistas no link:

http://aquarid.physics.uwo.ca/~pbrown/tagish/

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

APODman

• Visitante
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2006, 11:31:44 »
Muito interessante Manhattan !!!

Valeu !

Vc lida com qual área de pesquisa ?

[ ]´s

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2006, 11:44:57 »
Física da matéria condensada. Nada a ver com meteoros :).
Mas, como eu disse, eu conhecia gente que trabalhava com isso. Uma amiga minha desse laboratório achava o P. Brown insuportável. Outra menina, nem tanto. Tanto que casou com ele.  :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2006, 15:37:15 »
A maioria dos físicos que conheço pesquisam nessa área (matéria condensada), e olha que eu conheço um bocado, hehe...acho que ao menos no Brasil, é a área que mais cresce e que tem maior campo  :wink:

Física é tão apaixonante!!!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2006, 16:01:18 »
A maioria dos físicos que conheço pesquisam nessa área (matéria condensada), e olha que eu conheço um bocado, hehe...acho que ao menos no Brasil, é a área que mais cresce e que tem maior campo  :wink:

Isso é verdade não só no Brasil, mas no exterior também. É que os caras de partículas, gravitação e supercordas é que ganham mais publicidade.

Física é tão apaixonante!!!

:apoiado:

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2006, 16:14:18 »

Isso é verdade não só no Brasil, mas no exterior também. É que os caras de partículas, gravitação e supercordas é que ganham mais publicidade.

"Nossos" cientistas tem destaque internacional, e isso me emociona!!! É muito bom saber que temos capacidade para acompanhar o desenvolvimento tecnológico mundial :wink:

Os publicitários sempre dão destaque para quem excita a imaginação das pessoas, a teoria de supercordas por exemplo, desperta crianças dentro de certos entusiastas...rs. Não que essas descobertas não sejam importantes, mas acho que está passando da hora da mídia apoiar um pouco mais as pesquisas de base :ok:

Até que a Capes tem dado ênfase nas pesquisas de base, mas nos falta muito no quesito "divulgação científica" (por questões políticas óbvias :chorao:)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!