Um tema polêmico mesmo entre cientistas mas que tb pode refutar amplamente o velho argumento homofóbico-religioso de que "Homossexualismo é uma abominação pois é antinatural".
Contra a Natureza ?
De machos orcas que penetram as aberturas dorsais de outros machos a fêmeas Bonobos que esfregam seus genitais uma na outra, o reino animal tolera todos os tipos de estilo de vida.
Pela primeira vez um museu aborda este tema com a exposição, "Contra a Natureza?” a qual abriu no último mês no Museu de Historia Natural da Universidade de Oslo na Noruega, apresentando 51 espécies de animais exibindo homossexualidade.
"A homossexualidade foi observada em mais de 1500 espécies e o fenômeno foi bem descrito em 500 delas” disse Petter Bockman, coordenador de projetos da exibição.
A idéia, contudo, é raramente discutida na comunidade científica e muitas vezes classificada como “não natural” pq ela não parece beneficiar a perpetuação da espécie.
"Eu penso que algumas pessoas não acham que é importante pq nós pensamos durante muito tempo em sociobiologia que tudo deve ser direcionado a reprodução e ao sucesso reprodutivo" disse Linda Wolfe, que encabeça o Departamento de Antropologia da East Caroline University "se não é relacionado a reprodução não é importante”.
Para o prazer
Contudo, a continuação das espécies nem sempre é o objetivo final, muitos animais, incluindo o homem, possuem atividades sexuais mais do que é necessário a reprodução.
"Vc pode ouvir muitas explicações: Oh isto ( este hábito ) é dominancia, isto é para aquilo, ou aquilo outro, mas quando filtramos tudo eu penso que é apenas para o prazer sexual." disse Wolfe
Altrnativamente, alguns citam que o sexo homossexual pode ter uma grande causa natural além do puro êxtase: benefícios evolutivos.
Copulação pode ser usada para aliança e proteção entre animais do mesmo sexo. Em situações quando uma espécie é bisexual, relações homossexuais permitem que um animal unifique vantagens.
"Em bonobos por exemplo, indivíduos estritamente heterossexuais podem não ser capazes de fazer amigos no grupo e assim nunca ser capazes de se integrar", Bockman disse a LiveScience, "em algumas espécies de pássaros que vivem em pares perenes, pares homosexuais surgem desde jovens. Se eles são fêmeas um macho solitário pode fetiliza-las. Se são machos, uma fêmea solitária copula com eles e deposita seus ovos no ninho do casal”
Mamãe e Papai e Papai
Cerca de ¼ das famílias de cisnes negros constituem casais homossexuais. Casais de machos algumas vezes cruzam com uma fêmea apenas para ter um filhote. Assim que ela deposita o ovo, eles então a expulsam e roubam o ovo de modo a choca-lo e criar o filhote sozinhos ( o casal ).
"Homosexualidade" e "heterosexualidade" são termos definidos por costumes sociais, invisíveis no reino animal.
…
Como outros comportamentos complexos, a homossexualidade animal é um desafio e pouco entendida. Desta maneira, educadores tendem a ignora-las em suas aulas. Muitos cientistas sequr desejam ser associados a este tipo de pesquisa.
"Eu ví primatologistas que ofereceram seus dados sobre o comportamento homossexual entre animais para mim pq eles não desejavam publica-los" disse Wolfe.
"Contra a Natureza?" foi feito para desmistificar este conceito “O argumento de que um estilo de vida não pode ser aceito pq é “contra a natureza” pode agora ser rejeitado cientificamente” disse Geir Soli, líder de projeto da exibição.
Fonte:
http://www.livescience.com/animalworld/061116_homosexual_animals.html
Uma baleia macho penetra outra baleia macho. Sexo pelo prazer é comum no reino animal. Foto: Brian Scott.

Dois patos homossexuais,
Tadorna tadorna, copulando. Enquanto homossexualidade provavelmente ocorre em todo reino animal, os animais que dominam as estatísticas são aqueles dentre as maiores e mais notáveis espécies, especialmente aquelas que machos e fêmeas diferem grandemente fazendo com que individuos do sexo oposto sejam facilmente localizáveis para acasalamento. Foto: Scanpix

Ocasionalmente dois flamingos machos formam um casal. Eles então obtém seus ovos através da cópula de um deles, ou de ambos, com uma fêmea. Após a cópula a expulsam e voltam a copular apenas entre sí. Dois flamingos machos podem mantr um território muito maior do que um casal heterossexual assim mais filhotes podem crescer.
Fonte ( site oficial da exposição com muitos outros exemplos ):
http://www.nhm.uio.no/againstnature/index.html [ ]´s