O último grande presente da Mars Global Surveyor !
De início pensei até que poderia ser uma conclusão precipitada determinar que se trata de água relamente já que deslizamentos ( provocados por outras causas além de escorrimentos de água ) costumam trazer a tona material de coloração diferente do subsolo.
Mas em Marte vários deslizamentos já foram detectados e suas características realmente são muito diferentes daquelas observadas nesta imagem. Quando ocorrem grandes porções de solo são deslocadas e não apenas um "filete" como visto nestas últimas imagens.
Abaixo um dos típicos deslizamentos não ocasionado por água:

fonte:
http://themis.asu.edu/zoom-20060206aO deslizamento observado é realmente característico de um
"gullie", como pode ser visto nestes gullies encontrados na região polar de Marte:

fonte:
http://www.msss.com/mars_images/moc/2003/08/29/A diferença entre os deslizamentos acima e o da imagem recente é que estes foram formados devido ao degelo anual da região polar de Marte sendo que a água que os formou certamente estava em estado sólido antes de escorrer o que limita a possibilidade de vida no local. A àgua que formou o escorrimento da imagem recente já estaria em estado líquido permanente antes do evento.
Mas o que são "Gullies" ?
Marte já possuiu uma atmosfera cuja pressão de vapor era suficiente para manter água em estado líquido na superfície, disto já não temos mais dúvidas tendo em vista os dados obtidos pelos robos Spirit e Opportunity que ainda estão em atividade explorando sua superfície.
Só que Marte tem dois problemas: é metade do tamanho da Terra e não possui campo magnético .
O que ocorre é que por não possuir campo magnético ele não possui algo similar ao nosso escudo natural contra o vento solar o
Cinturão de Van Allen:

Este fato faz com que a atmosfera de Marte seja bombardeada diretamente pelo vento solar a arrastando no seu fluxo.
Como Marte não possui uma gravidade tão forte quanto a da Terra a velocidade de escape das moléculas na alta atmosfera marciana é muito mais baixa o que contribui para que o planeta não consiga reter uma atmosfera densa na atualidade (como tb a emissão de gases diminuiu pela diminuição da atividade vulcânica no planeta desta forma aatmosfera perdida não é recomposta).
Já foi detectada uma cauda de gases ionizados atrás de Marte no sentido contrario ao de incidência do vento solar o que demosntra que o modelo acima possui consistência.
Com a diminuição da pressão de vapor da atmosfera a água em sua superfície vaporizou sendo rapidamente ionizada e dispersa pelo espaço pelo vento solar, ou congelou ficando retida em geleiras ou no subsolo.
O que é interessante é que no subsolo de Marte ainda podem existir lençois de água em estado líquido pela pressão mantida pelas camadas rochas. Esta é uma hipótese levantada após a observação dos chamados Gullies, formações geológicas que só podem ser explicadas por grandes e rápidos derramentos de água pela borda das crateras, abaixo uma sequência de imagens que mostra um close em um "Gullie" ( notar o depósito de material escuro justamente abaixo do ponto do suposto derramento do aquífero, possivelemnte formado por detritos arrastados pela água):



A formação dos Gullies pode ser visualizada pelo diagrama abaixo:

Um lençol freático ( água mantida em estado líquido pela pressão da camada de rochas ) flui até a borda da cratera onde devido a baixa temperatura do planeta se congela formando um "tampão de gelo" que retém a água líquida atrás de sí, uma represa natural. Por algum motivo, por exemplo uma movimentação de terra, este tampão é deslocado e a água retida flui violentamente ( normalmente algumas centenas de metros cúbicos de água de uma única vez ) pela borda da cratera formando os Gullies.
Por vezes ocorre que o terreno cede conforme o bolsão de água que existia sob ele escoa, gerando um afundamento que pode ser observado abaixo:

Sabemso que os Gullies são formações drivadas de água pois estes tb ocorrem na Terra como pode ser visto na ilha canadense Devon Island:

Devon Island é normalmente utilizada para pesquisas sobre Marte dada a grande similariedade ambiental e geológica entre os dois locais.
Certamente esta descoberta foi um grande incentivo aos organizadores do projeto da futura sonda Mars Science Laboratory que irá pousar em Marte com um laborátorio completo para tentaivas de detecção de atividade biológica no planeta, presente ou passada !!
Mais sobre os Gullies em:-
artigos APOD-
Water on Mars-
Mars Gullies Likely Formed By Underground Aquifers-
Mars Global Surveyor - Gullies ( dezenas de imagens comentadas )-
Mars on Earth: The NASA Haughton-Mars Project-
Arctic Devon Island a Living Lab for Scientists Studying Water on MarsAlguns resultados das sondas Opportunity e Spirit sobre água em Marte:-
Proof that water once was abundant on Mars provided by rover Opportunity -
Opportunity Rover Finds Strong Evidence Meridiani Planum Was Wet -
Water detection at Gusev crater describedSobre o projeto Mars Science Laboratory:-
http://en.wikipedia.org/wiki/Mars_Science_Laboratory[ ]´s